As culturas indígenas na literatura infantil e juvenil brasileira

Indigenous cultures in brazilian children's and young adult literature

Autores

Palavras-chave:

Literatura infantil e juvenil, Culturas indígenas, Lei 11.645/2008

Resumo

A proposta deste artigo é apresentar os resultados de uma pesquisa que localizou e catalogou 194 títulos de obras literárias infantis e juvenis que abordam temas relacionados às culturas indígenas, produzidas desde os anos 1980 até 2024 no mercado editorial brasileiro. O estudo organizou um banco de dados digital que reuniu um conjunto variado de títulos e autores publicados nas últimas quatro décadas. Essa produção literária destinada às crianças e jovens fez emergir no chão da escola diferentes sujeitos, historicidades e visões de mundo que foram historicamente ignorados pela História oficial, revelando-se, assim, como artefato didático valioso para os desafios propostos pelas novas trilhas pedagógicas abertas pela Lei 11.645/08. Este estudo apresenta informações relativas ao processo de produção e edição desse conjunto de títulos e uma breve análise de alguns autores e suas obras. Tal literatura nos auxilia no combate ao epistemicídio de séculos de invisibilidade e apagamento dos saberes ancestrais das culturas e povos originários, incidindo sobre a razão eurocêntrica do currículo e da cultura escolar brasileira intransigente que resiste.

Palavras-chave:  Literatura infantil e juvenil; Culturas indígenas; Lei 11.645/2008. 

 

Abstract

This article aims to present the results of a research study that identified and cataloged 194 titles of children's and young adult literary works addressing themes related to Indigenous cultures, produced from the 1980s and 2024 within the Brazilian publishing market. The study organized a digital database that compiled a diverse range of titles and authors published over the past four decades. This literary production intended for children and young people has brought to the school environment a variety of subjects, historicities, and worldviews historically ignored by official History, thus revealing itself as a valuable didactic tool for the challenges posed by the new pedagogical pathways opened by Law 11.645/08. This study presents information related to the production and editing processes of these collection of titles, along with a brief analysis of selected authors and their works. Such literature assists in combating the epistemicide resulting from centuries of invisibility and erasure of the ancestral knowledge of Indigenous cultures and peoples, challenging the Eurocentric reasoning of the rigid Brazilian school curriculum and culture.

Keywords: Children's and young adult literature; Indigenous cultures; Law 11.645/2008.

 

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Biografia do Autor

Lucilene Rezende Alcanfor, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Brasileira

Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e Pós-doutorado pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). É professora do Instituto de Humanidades e Letras na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Brasileira, Campus Malês/BA.

E-mail: lucilenealcanfor@unilab.edu.br ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9844-1925

 

Jorge Garcia Basso, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Brasileira

Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e Pós-doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em História Social da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP).

E-mail: jorgebasso@unilab.edu.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1027-1985

Cecília Costa Moreira, Universidade da Integração internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Graduada em Humanidades e atualmente cursando Pedagogia pela Universidade da Integração internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Campus Malês/ BA. 

E-mail: ceciliacostamoreira33@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0009-0008-4946-8030

 

 

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Publicado

04/09/2025

Como Citar

ALCANFOR, L. R.; BASSO, J. G.; MOREIRA, C. C. As culturas indígenas na literatura infantil e juvenil brasileira : Indigenous cultures in brazilian children’s and young adult literature. Revista Cocar, [S. l.], n. 39, 2025. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/10755. Acesso em: 16 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos