“Aprender a ler bem é ouvir atentamente a leitura do mestre”: Terceiro Livro de Leitura, de Abílio César Borges

"Learning to read well is listening carefully to the master's reading": Third Book of Reading, by Abílio César Borges

Autores

Palavras-chave:

Primeira república, Abílio César Borges, Terceiro Livro de Leitura

Resumo

Na Primeira República, os livros de leitura endereçados às crianças escolarizadas consistiam em valoroso recurso para a garantia da boa instrução. Observa-se, de um lado, a carência de materiais apropriados para o ensino. De outro, a necessidade de se acompanhar as novidades metodológicas sobre a aquisição e a consolidação da leitura. Em 1890, é publicada a 65ª edição do Terceiro Livro de Leitura, de autoria de Abílio César Borges, obra então reformada de modo a atender a tais especificidades. Neste artigo, objetiva-se examinar o conteúdo e a materialidade do livro na condição de artefato cultural historicamente situado, tendo em consideração os pressupostos teóricos e metodológicos ancorados na História Cultural (Chartier, 2011; Darnton, 1990). Os resultados alcançados facultam esclarecer as bases das teorias pedagógicas vigentes sobre o aprendizado da leitura naquele contexto.

Palavras-chave: Primeira república; Abílio César Borges; Terceiro Livro de Leitura.

 

Abstract

In the First Republic, reading books addressed to school children consisted of a valuable resource for ensuring good instruction. On the one hand, there is a lack of appropriate materials for teaching. On the other, the need to follow the methodological innovations on the acquisition and consolidation of reading. In 1890, the 65th edition of the Third Book of Reading, authored by Abílio César Borges, was published, a work then reformed in order to meet such specificities. This article aims to examine the content and materiality of the book as a historically situated cultural artifact, considering the theoretical and methodological assumptions anchored in Cultural History (Chartier, 2011; Darnton, 1990). The results achieved clarify the bases of current pedagogical theories on reading learning in that context.

Keywords: First Republic; Abílio César Borges; Third Reading Book.

 

 

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Biografia do Autor

Márcia Cabral da Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora Titular na Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Doutora em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas. Mestre em Ciências Humanas/ Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Infância, Juventude, Leitura, Escrita e Educação (GRUPEEL/CNPQ).

E-mail: marciacs.uerj@gmail.com  ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8748-5893

 

Lorenna Bolsanello de Carvalho, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutoranda em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Bolsista CNPq. Mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais. Licenciada em Letras pela Universidade do Estado do Pará. Professora de Língua Portuguesa e Literatura do Colégio de Aplicação da UFRJ.

E-mail: lorennabolsanello@gmail.com   ORCID: https://orcid.org/0009-0002-0717-1825

 

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Publicado

04/09/2025

Como Citar

SILVA, M. C. da; CARVALHO, L. B. de. “Aprender a ler bem é ouvir atentamente a leitura do mestre”: Terceiro Livro de Leitura, de Abílio César Borges: "Learning to read well is listening carefully to the master’s reading": Third Book of Reading, by Abílio César Borges. Revista Cocar, [S. l.], n. 39, 2025. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/10753. Acesso em: 16 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos