“Aprender a ler bem é ouvir atentamente a leitura do mestre”: Terceiro Livro de Leitura, de Abílio César Borges
"Learning to read well is listening carefully to the master's reading": Third Book of Reading, by Abílio César Borges
Palavras-chave:
Primeira república, Abílio César Borges, Terceiro Livro de LeituraResumo
Na Primeira República, os livros de leitura endereçados às crianças escolarizadas consistiam em valoroso recurso para a garantia da boa instrução. Observa-se, de um lado, a carência de materiais apropriados para o ensino. De outro, a necessidade de se acompanhar as novidades metodológicas sobre a aquisição e a consolidação da leitura. Em 1890, é publicada a 65ª edição do Terceiro Livro de Leitura, de autoria de Abílio César Borges, obra então reformada de modo a atender a tais especificidades. Neste artigo, objetiva-se examinar o conteúdo e a materialidade do livro na condição de artefato cultural historicamente situado, tendo em consideração os pressupostos teóricos e metodológicos ancorados na História Cultural (Chartier, 2011; Darnton, 1990). Os resultados alcançados facultam esclarecer as bases das teorias pedagógicas vigentes sobre o aprendizado da leitura naquele contexto.
Palavras-chave: Primeira república; Abílio César Borges; Terceiro Livro de Leitura.
Abstract
In the First Republic, reading books addressed to school children consisted of a valuable resource for ensuring good instruction. On the one hand, there is a lack of appropriate materials for teaching. On the other, the need to follow the methodological innovations on the acquisition and consolidation of reading. In 1890, the 65th edition of the Third Book of Reading, authored by Abílio César Borges, was published, a work then reformed in order to meet such specificities. This article aims to examine the content and materiality of the book as a historically situated cultural artifact, considering the theoretical and methodological assumptions anchored in Cultural History (Chartier, 2011; Darnton, 1990). The results achieved clarify the bases of current pedagogical theories on reading learning in that context.
Keywords: First Republic; Abílio César Borges; Third Reading Book.
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