O que liam os jovens em Pelotas e Rio Grande (RS) entre os anos 1820 e 1933?
What Did Young People Read in Pelotas and Rio Grande (RS) Between 1820 and 1933?
Palavras-chave:
Leitura, Jovens, Circuito de comunicaçãoResumo
O artigo apresenta dados de uma pesquisa que busca responder a seguinte questão: O que liam os jovens em Pelotas e Rio Grande (RS), entre os anos 1820 e 1933? Os pressupostos teóricos e metodológicos que balizam o texto são o paradigma indiciário de Ginzburg e o circuito de comunicação de Darnton. O corpus de análise é constituído por um conjunto de 100 livros infanto/juvenil. As marginalias encontradas no material analisado, tais como assinaturas, estampas, carimbos, etiquetas etc. são relativas a essas cidades. A pesquisa valeu-se ainda, de um artigo jornalístico de 1913, escrito por João Simões Lopes Neto com a seguinte indagação: “O que a cidade lê”. Identificou-se que além dos textos de leitura escolar obrigatória, os jovens acompanhavam o que era produzido na época e liam uma multiplicidade de textos, dentre eles os best seller de Alexandre Dumas; Julio Verne e Walter Scott.
Palavras- chave: leitura, jovens, circuito da comunicação.
Abstract
This article presents findings from a study that that sought to investigate the following question: What did young people read in Pelotas and Rio Grande (RS) between 1820 and 1933? The study is theoretically and methodologically grounded in Ginzburg’s evidential paradigm and Darnton’s communication circuit. The corpus of analysis consists of 100 children's and young adult books. The marginalia found in the analyzed materials, such as signatures, stamps, labels, and bookplates, are associated with these two cities. The study also draws on a 1913 newspaper article by João Simões Lopes Neto, which asked: “What does the city read?” The findings show that in addition to required school readings, young people engaged with contemporary literary productions and read a wide variety of texts, including bestsellers by authors such as Alexandre Dumas; Jules Verne, and Walter Scott.
Keywords: reading practices, youth, communication circuit
Downloads
Referências
ARRIADA, Eduardo; TAMBARA, Elomar. Uma história editorial: tipografias, editoras e livrarias de Pelotas. In. RUBIRA, Luís (Org.). Almanaque do Bicentenário de Pelotas. Vol. 2. Santa Maria: Gráfica Pallotti, 2014.
BATISTA, Antônio Augusto Gomes. O Texto Escolar: uma história. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Livro didático e saber escolar (1810-1910). Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2008.
CAMINHA, Adolpho. Cartas Literárias. Rio de Janeiro: Typographia Aldina, 1895.
CAVALLO, Guglielmo; CHARTIER, Roger (Dirección). Historia de la lectura en el mundo occidental. Santillana: Taurus, 1998.
CHARTIER, Anne-Marie; HÉBRARD, Jean. Discursos sobre a leitura (1880-1980). São Paulo: Ática, 1995.
CHARTIER, Anne-Marie. Práticas de Leitura e Escrita. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
CHARTIER, Roger. Cultura Escrita, Literatura e História. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.
CHARTIER, Roger. Do livro à leitura. In: CHARTIER, Roger (Org.). Práticas da Leitura. São Paulo: Estação Liberdade, 2001.
CHOPPIN, Alain. O historiador e o livro escolar. In: História da Educação. Vol. 6. Nº 11. Pelotas: ASPHE; FAE/UFPEL, abril de 2002. P.05-24.
DARNTON, Robert. O Beijo de Lamourette: Mídia, Cultura e Revolução. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.
FINKELSTEIN, David; McCLEERY, Alistair. Una introducción a la historia del libro. Buenos Aires: Paidós, 2014.
GALVÃO, Ana Maria de Oliveira; BATISTA, Antônio Augusto Gomes (Orgs.). Leitura: práticas, impressos, letramentos. 2º edição. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
GALVÃO, Ana Maria de Oliveira et al (Orgs.). História da cultura escrita: Século XIX e XX. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
GINZBURG, Carlo. Mitos, emblemas, sinais: morfologia e história. São Paulo: Companhia das Letras, 1991.
HALLEWELL, Laurence. O Livro no Brasil. São Paulo: T. A. Queiroz, 1985.
LAJOLO, Marisa; ZILBERMAN, Regina. A formação da leitura no Brasil. 3ª edição. São Paulo: Editora Ática, 1999.
LYONS, Martyn. Historia de la lectura y de la escritura en el mundo occidental. Buenos Aires: Editoras del Calderón, 2012.
LOPES NETO, João Simões. “Assuntos do município: o que a cidade lê”. In: A Opinião Pública, Pelotas, 14/11/1913.
NÓVOA, António. Cartas a um jovem historiador. Historia y Memoria de la Educación. In: Sociedad Española de Historia de la Educación. V.1, 2015.




















