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No. 24 (2024): Revista Cocar. Edição Especial
No. 24 (2024): Revista Cocar. Edição Especial
Dossiê: Homenagem a Enrique Dussel: seu legado para a educação em Abya Yala
DOI:
https://doi.org/10.31792/rc.vi24
Published:
23/04/2024
Sobre a Revista Cocar
Sobre a Revista Cocar
About Revista Cocar
Ivanilde Apoluceno de Oliveira, Lucélia Bassalo
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Apresentação
Apresentação Dossiê: Homenagem a Enrique Dussel: seu legado para a educação em Abya Yala
Presentación Dossier: Homenaje a Enrique Dussel: su legado para la educación en Abya Yala
Alder de Sousa Dias, Ivanilde Apoluceno de Oliveira, João Paulino da Silva Neto
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Eixo 1: Expressões da Filosofia da Libertação
La Hermenéutica Analógica como pensamiento poscolonial y del sur
A Hermenêutica Analógica como pensamento pós-colonial e do sul
Mauricio Beuchot
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Enrique Dussel: um pensador da Utopia
Enrique Dussel: un pensador de la Utopía
João Batista Santiago Ramos
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Descolonização filosófica a partir de Enrique Dussel
Descolonización filosófica desde Enrique Dussel
Dannyel Teles de Castro
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Filosofia da Libertação e Educação: diálogo entre Enrique Dussel e Paulo Freire para uma Educação Decolonial
Filosofía de la Liberación y Educación: diálogo entre Enrique Dussel y Paulo Freire para una Educación Descolonial
Omar García Corona, João Paulino da Silva Neto, Adriana Helena de Oliveira Albano
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A Contribuição da Filosofia da Libertação de Enrique Dussel à Educação Escolar Indígena Amazônida
La Contribución de la Filosofía de la Liberación de Enrique Dussel a la Educación Escolar Indígena Amazónica
Ivanilde Apoluceno de Oliveira, Henrique de Moraes Junior
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Eixo 2: Contribuições Epistemológicas a partir da Filosofia da Libertação
Transmodernidade e outras epistemes
Transmodernidad y epistemes otras
Luis Rubén Díaz Cepeda, Ana Laura Ramírez Vázquez
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Da violência colonial à reexistência ancestral: um diálogo entre sentipensadores do Bem Viver
De la violencia colonial a la reexistencia ancestral: un diálogo entre sentipensadores del Buen Vivir
Carlo Zarallo Valdés, Reinaldo Matias Fleuri
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As contribuições de Enrique Dussel para a pesquisa educacional
Enrique Dussel contributions to educational research
Sulivan Ferreira de Souza
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Pesquisa em Filosofia da Educação no Brasil: indicativos a partir da pedagógica da libertação
Investigación en Filosofía de la Educación en Brasil: indicativos desde la pedagógica de la liberación
Alder de Sousa Dias, Damião Bezerra Oliveira, Waldir Ferreira de Abreu
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Eixo 3: Educação como práxis da Libertação
Discapacidad, trabajo y educación. Un abordaje desde la Filosofía de la Liberación de Enrique Dussel
Deficiência, trabalho e educação. Uma abordagem a partir da Filosofia da Libertação de Enrique Dussel
Nadia Heredia
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Educação, Surdez e o Mito da Modernidade
Educación, Sordera y el Mito de la Modernidad
Herminio Tavares Sousa dos Santos
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Por uma pedagogia decolonial Surda: o sinalizar do outro nos preceitos de Enrique Dussel
For a decolonial Deaf pedagogy: the signaling of the other in the precepts of Enrique Dussel
Waldma Maíra Meneses de Oliveira
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Ética da Libertação e Ética do Currículo
Liberation Ethics and Curriculum Ethics
Alípio Casali
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Descolonizando o Currículo: reflexões a partir da contribuição de Enrique Dussel para a construção de um currículo antirracista
Descolonizando el Currículum: reflexiones a partir del aporte de Enrique Dussel para la construcción de un currículum antiracista
Michele Guerreiro Ferreira, Janssen Felipe da Silva, Saulo Ferreira Feitosa
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A colonialidade em movimento: uma reflexão sobre o fechamento de escolas do campo no município de Cristinápolis – Sergipe, Brasil
Colonialidad en movimiento: una reflexión sobre el cierre de escuelas rurales en el municipio de Cristinápolis – Sergipe, Brasil
Sandra Santos de Jesus; Marizete Lucini
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