Educação, Surdez e o Mito da Modernidade

Educación, Sordera y el Mito de la Modernidad

Autores

Palavras-chave:

SURDEZ, MITO DA MODERNIDADE, OUVINTISMO

Resumo

Este trabalho objetiva investigar o enquadramento das análises sobre o ouvintismo nas figuras do Mito Moderno de Dussel (1993). Fundamenta-se também no Ouvintismo, abordado por Perlin (2005), Skliar (2005), Lunardi (2004), Lopes (2004/2007) e Lane (1992). O estudo foi realizado através de pesquisa bibliográfica. Trabalhou-se com a pesquisa bibliográfica de trinta e quatro textos do campo da surdez, para possibilitar o diálogo teórico. Pode-se considerar que o surdo poderia compor outro rosto excluído da modernidade, como Pessoa com Deficiência, rosto multifacetado do qual os surdos seriam uma das faces de manifestação da opressão e exclusão; e que o Ouvintismo é como um mito moderno no campo da educação de surdos. Assim, a defesa de uma educação bilíngue assume uma posição de resistência, assim como a construção das identidades surdas, nesse contexto, assume um caráter emancipatório.

Palavras-chave: surdez; mito da modernidade; ouvintismo.

 

Resumen

Este trabajo tiene como objetivo investigar el encuadre de los análisis sobre la  escucha en las figuras del mito moderno de Dussel (1993). Fundamentase también en ouvintismo, abordado por Perlin (2005), Skliar (2005), Lunardi (2004), Lopes (2004/2007) y Lane (1992). El estudio fue realizado a tráves de una investigación bibliográfica. Se trabajó con la búsqueda bibliografica de treinta y cuatro textos del campo de la sordera para la posibilidad de diálogos téoricos. Puede considerar-se que el sordo podría componer otro rostro excluido de la modernidad, como la persona con discapacidad, rostro multifacético del cual el sordo sería un de los rostros de manifestación de la opresión y la exclusión; y que la escucha es como un mito moderno en el campo de la educación de los sordos. Así, la defensa de una educación bilingüe asume una posición de resistencia, así como la construcción de identidades sordas, en este contexto asume un carácter emancipador.

Palabras Clave: sordera; mito de la modernidad; ouvintismo.

 

 

            

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Herminio Tavares Sousa dos Santos, INSTITUTO FEDERAL DO PARÁ

Doutor em Educação pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Bacharel em Letras/LIBRAS pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Polo (UEPA) e Pedagogo com habilitação em Educação Especial pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Professor de LIBRAS do Instituto Federal do Pará – Campus Belém.

E-mail: herminio.tavares@ifpa.edu.br;  Orcid: https://orcid.org/0000-0002-2841-9044.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3015712350720899;

 

Referências

BENTES, José Anchieta de Oliveira; HAYASHI, Maria Cristina P. I. Normalidade e Disnormalidade: formas do trabalho docente na educação de surdos. Campina Grande: EDUEPB, 2012.

BOTELHO, Paula. Segredos e Silêncios na Educação de Surdos. Belo Horizonte: Autêntica, 2018.

BRITO, Jane; SÁ, Nídia Regina Limeira de. Estudantes Surdos na Escola Regular: questionando o paradigma da inclusão. In: SÁ, Nídia Regina Limeira de (org.). Surdos: Qual Escola? Manaus: Editora Valer, 2019. p. 195-224.

CIAMPA, Antônio da C. A História do Severino e a Estória da Severina. São Paulo: Brasiliense, 2005.

DAVIS, Lennard. The Endo f Identity Politics and the Beginning os Dismodernism: On Desability as na Unstable Category. In: DAVIS, Lennard (org.). The Desability Studies Reader. New York: Routledge, 2006. p. 231-242.

DORZIAT, Ana. Bilinguismo e Surdez: para além de uma visão linguísitca e metodológica. In: SKLIAR, Carlos (org.). Atualidade da Educação Bilíngue para Surdos: interfaces entre a pedagogia e a linguística. Vol. 1. Porto Alegre: Mediação, 1999. p. 27-40.

DUSSEL, E. 1492: O Encobrimento do Outro: a origem do mito da modernidade. Petrópolis: Vozes, 1993.

GÓES, Maria Cecília de. Linguagem, Surdez e Educação. Campinas-SP: Autores Associados, 2012.

GOLDFELD, Marcia. A criança surda: linguagem e cognição numa perspectiva sociointeracionista. São Paulo: Plexus Editora, 2002

LANE, H. A máscara da benevolência: a comunidade surda amordaçada. Lisboa: Instituto Piaget, 1992.

LOPES, Maura Corcini. Surdez & Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

LOPES, Maura Corcini A Natureza Educável do Surdo: a normalização surda no espaço da escola de surdos. In: THOMA, Adriana da Silva; LOPES, Maura Corcini (org.). A Invenção da Surdez: cultura, alteridade, identidades e diferença no campo da educação. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2004. p. 33-55.

LULKIN, Sérgio Andres. O Discurso moderno na educação dos surdos: práticas de controle do corpo e a expressão cultural amordaçada. In: SKLIAR, Carlos (org.). A Surdez: um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Mediação, 2005. p. 37-49.

LUNARDI, Márcia Lise. Educação Especial: institucionalização de uma racionalidade científica. In: THOMA, Adriana da Silva; LOPES, Maura Corcini (org.). A Invenção da Surdez: cultura, alteridade, identidades e diferença no campo da educação. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2004. p. 15-32.

MACHADO, Paulo César. Integração/Inclusão na Escola Regular: um olhar do egresso surdo. In: QUADROS, Ronice M. de. Estudos Surdos I. Petrópolis: Arara Azul, 2006.

OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de; RAMOS, João Batista Santiago. Filosofia e Ética da Libertação de Enrique Dussel. Veranópolis: Diálogos Freireanos, 2020.

OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de. Epistemologia e Educação: bases conceituais e racionalidades científicas e histórica. Petrópolis: Vozes, 2016.

OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de. Saberes, Imaginários e Representações na Educação Especial: a problemática ética da “diferença” e da exclusão social. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.

PERLIN, Gladis Teresinha Taschetto. Identidades Surdas. In: SKLIAR, Carlos (org.). A Surdez: um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Mediação, 2005. p. 51-73.

SÁ, Nídia Regina Limeira de. Cultura, Poder e Educação dos Surdos. São Paulo: Paulinas, 2010.

SANTANA, Ana Paula. Surdez e Linguagem: aspectos e implicações neurolinguísticas. São Paulo: Summus, 2015.

SANTOS, Hermínio Tavares Sousa dos. Surdez, Bilinguismo e o Mito da Modernidade. In: Epistemologia e Educação: Múltiplos Olhares. Belém: EDUEPA, 2011a.

SANTOS, Hermínio Tavares Sousa dos. Identidade como Metamorfose na Educação de Surdos em Belém. Dissertação (Mestrado em Educação) – CCSE, Universidade do Estado do Pará, p. 253. 2011b.

SILVA, César Augusto de A. Entre a Deficiência e a Cultura: análise etnográfica de atividades missionárias com surdos. Tese (Doutorado em Antropologia Social) – Universidade de São Paulo, p. 227. 2011.

SILVA, Cyntia França Cavalcante de Andrade da. Representações Sociais de discentes do Curso de Letras-Libras da UEPA acerca da pessoa surda. Dissertação (Mestrado em Educação) – CCSE, Universidade do Estado do Pará, p.134. 2014.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Identidade e Diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis/RJ: Vozes, 2000

SKLIAR, Carlos. Pedagogia (Improvável) da Diferença: e se o outro não estivesse aí? Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

SKLIAR, Carlos. Os Estudos Surdos em Educação: problematizando a normalidade. In: SKLIAR, Carlos (org.). A Surdez: um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Mediação, 2005. p. 07-32.

SKLIAR, Carlos. Uma perspectiva sócio-histórica sobre a psicologia e a educação dos surdos. In: SKLIAR, Carlos (org.). Educação e Exclusão: abordagens sócio-antropológicas em educação especial. Porto Alegre: Mediação, 1997. p. 107-155.

SOUZA, Regina Maria de; GÓES, Maria Cecília. O Ensino para Surdos na Escola Inclusiva: considerações sobre o excludente contexto da inclusão. In: SKLIAR, Carlos (org.). Atualidade da Educação Bilíngue para Surdos. Vol. 1. Porto Alegre: Mediação, 1999. p. 163-187.

SOUZA, Regina Maria de. Que palavra que te falta? Linguística, educação e Surdez. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

VIEIRA-MACHADO, Lucyenne M. da Costa. Os Surdos, os ouvintes e a escola: narrativas, traduções e histórias capixabas. Vitória: EDUFES, 2010.

Downloads

Publicado

23/04/2024
Métricas
  • Visualizações do Artigo 21
  • pdf downloads: 44

Como Citar

SOUSA DOS SANTOS, H. T. Educação, Surdez e o Mito da Modernidade: Educación, Sordera y el Mito de la Modernidad . Revista Cocar, [S. l.], n. 24, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8280. Acesso em: 5 maio. 2024.

Edição

Seção

Eixo 3: Educação como práxis da Libertação