A Contribuição da Filosofia da Libertação de Enrique Dussel à Educação Escolar Indígena Amazônida

La Contribución de la Filosofía de la Liberación de Enrique Dussel a la Educación Escolar Indígena Amazónica

Autores

Palavras-chave:

Palavras-Chaves: Filosofia da Libertação; Ética da Libertação; Educação Escolar Indígena.

Resumo

 

Este artigo tem por objetivo analisar a contribuição do pensamento filosófico de Enrique Dussel à educação escolar indígena amazônida.  A construção metodológica do estudo caracteriza-se por meio de pesquisa bibliográfica. Infere-se que o pensamento dusseliano de filosofia e da ética da libertação contribui para superar o modelo eurocêntrico de escola, e que reconheça e legitime os saberes filosóficos e as culturas indígenas na Amazônia.

Palavras-Chaves: Filosofia da Libertação; Ética da Libertação; Educação Escolar Indígena.

 

Resumen

Este artículo tiene como objetivo analizar la contribución del pensamiento filosófico de Enrique Dussel a la educación escolar indígena amazónica.  La construcción metodológica del estudio se caracteriza por la investigación bibliográfica. Se infiere que el pensamiento dusseliano de la filosofía y la ética de la liberación contribuye a superar el modelo eurocéntrico de escuela, y que reconoce y legitima el saber filosófico y las culturas indígenas en la Amazonia.

Palabras-Chave: Filosofía de la Liberación; Ética de la Liberación; Educación Escolar Indígena.

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Biografia do Autor

Ivanilde Apoluceno de Oliveira, Universidade do Estado do Pará

Pós-doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RIO). Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e UNAM/UAM-Iztapalapa (México). Mestra em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Graduada em Licenciatura em Filosofia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Coordenadora do Núcleo de Educação Popular Paulo Freire (NEP) da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Bolsista produtividades do CNPq2

E-mail: nildeapoluceno@uol.com.br;     Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6486192420682817;

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3458-584X.

Henrique de Moraes Junior, Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Doutorando, Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade do Estado do Pará (PPGED/UEPA) e Graduado em Licenciatura Plena em Filosofia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Membro do Núcleo de Educação Popular Paulo Freire (NEP) da Universidade do Estado do Pará (UEPA).

E-mail: henriquemoraesjr@gmail.com; Orcid: https://orcid.org/0000-0003-0092-9808.

Currículo Lattes: https://lattes.cnpq.br/8531720341749949

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Publicado

23/04/2024
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Como Citar

OLIVEIRA, I. A. de; MORAES JUNIOR, H. de. A Contribuição da Filosofia da Libertação de Enrique Dussel à Educação Escolar Indígena Amazônida: La Contribución de la Filosofía de la Liberación de Enrique Dussel a la Educación Escolar Indígena Amazónica. Revista Cocar, [S. l.], n. 24, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8284. Acesso em: 6 maio. 2024.

Edição

Seção

Eixo 1: Expressões da Filosofia da Libertação

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