Descolonizando o Currículo: reflexões a partir da contribuição de Enrique Dussel para a construção de um currículo antirracista

Descolonizando el Currículum: reflexiones a partir del aporte de Enrique Dussel para la construcción de un currículum antiracista

Autores

Palavras-chave:

Currículo Antirracista;, Colonialidade, Decolonialidade, Educação das Relações Étnico-raciais

Resumo

O presente artigo aborda as possibilidades de construção de currículos antirracistas. Toma como referência a contribuição de Enrique Dussel para o Pensamento Decolonial e para as Teorias Pós-Coloniais, que são a base teórica para refletirmos sobre o “encobrimento do outro” (negros, indígenas, mulheres) nos currículos escolares e buscarmos alternativas a partir da perspectiva de uma “ética da libertação” que contribua com o processo de descolonização dos referidos currículos. Seu objetivo central é problematizar os currículos escolares denunciando a presença da Colonialidade que, dentre outras violências, inventou e impôs a ideia de “raça” para classificar e hierarquizar os seres humanos, como estratégia do processo de dominação colonial que se perpetua até hoje. O trabalho se pauta na pesquisa bibliográfica, buscando construir uma fundamentação teórica robusta para atender aos objetivos propostos. Aponta para a atitude decolonial de sujeitos outros que já vêm contribuindo para construir pedagogias antirracistas e decoloniais.

Palavras-chave: Currículo Antirracista; Colonialidade/Decolonialidade; Educação das Relações Étnico-raciais.

 

Resumen

Este artículo aborda las posibilidades de construir currículos antirracistas. Se toma como referencia el aporte de Enrique Dussel al pensamiento descolonial y a las Teorías Poscoloniales, que son la base teórica para reflexionar sobre el “ocultamiento del otro” (negros, indígenas, mujeres) en los currículos escolares y buscar alternativas para  una “ética de liberación”, que promovería la descolonización de los currículos mencionados. Su objetivo central es problematizar los currículos escolares, denunciando la presencia de la Colonialidad, que, entre otras formas de violencia, inventó e impuso la idea de “raza” para clasificar y jerarquizar a los seres humanos como estrategia para el proceso de dominación colonial que continúa hasta el día de hoy. El trabajo se basa en una investigación bibliográfica, buscando construir una base teórica robusta para cumplir con los objetivos propuestos. Señala la actitud decolonial de sujetos otros que ya han contribuido a construir pedagogías antirracistas y decoloniales.

Palabras clave: Currículo Antirracista; Colonialidad/Descolonialidad; Educación de las Relaciones Étnico-raciales.

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Biografia do Autor

Michele Guerreiro Ferreira, Universidade Federal da Paraíba/ DED | CCAE | UFPB

Mestra em Educação Contemporânea (2013) e Doutora em Educação (2018) pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é professora adjunta e coordenadora do curso de Pedagogia no Departamento de Educação, do Campus IV da Universidade Federal da Paraíba (DED | CCAE | UFPB). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Antirracista (GEPEA) CCAE/UFPB. Associada da ABPN (Associação Brasileira de Pesquisadoras/es Negras/os) e da ALAS (Associação Latino-Americana de Sociologia); Integrante do NUPEFEC (Núcleo de Pesquisa, Extensão e Formação em Educação do Campo) CAA/UFPE e do Grupo de Estudos Pós-Coloniais e Teoria da Complexidade em Educação/ CAA-UFPE. Integra a Equipe Editorial da Revista Interritórios (https://periodicos.ufpe.br/revistas/interritorios/index).Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação das Relações Étnico-Raciais; Política, Práticas e Práxis Curriculares; Política Educacional; Educação do Campo; Estudos Pós-Coloniais; Pensamento Decolonial e Interculturalidade .

Email: michele.guerreiro@academico.ufpb.br.  Orcid: https://orcid.org/0000-0002-7394-1149

Janssen Felipe da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Mestre (2001) e Doutor (2007) em Educação pela UFPE. Professor Associado do IV do Centro Acadêmico do Agreste (CAA) da UFPE no Curso de licenciatura em Pedagogia e foi professor do Curso da Licenciatura Intercultural Indígena. Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação Contemporânea do CAA. Membro do Núcleo de Pesquisa, Extensão e Formação em Educação do Campo (Nupefec) do CAA. Pesquisador dos Grupos de Pesquisa: a) Estudos Pós-Decoloniais e Teoria da Complexidade em Educação (Líder); b) Ensino-Aprendizagem e Processos Educativos; c) Formação de Professor e Profissionalização Docente. Membro do Centro dos Estudos Avançados da UFPE. Foi (2015-2022) Editor Chefe da Revista Interritórios. Ex-Coordenador do Instituto de Estudos da América Latina - UFPE. Foi (2009-2022) Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação do Centro de Educação (CE) da UFPE.  Email: janssen.silva@ufpe.br  Orcid:https://orcid.org/0000-0001-8113-3478

Saulo Ferreira Feitosa, Universidade Federal de Pernambuco

Especialista em Bioética, mestre em Ciências da Saúde e doutor em Bioética pela Universidade de Brasília (UnB), mestre em História pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Estudou Odontologia na Universidade Federal de Alagoas e Teologia no Instituto Teológico do Recife - PE. Possui Licenciatura Plena em História pela Fundação de Ensino Superior de Olinda. Atualmente é professor do Curso de Medicina e do Curso de Licenciatura Intercultural indígena da Universidade Federal de Pernambuco, no Centro Acadêmico do Agreste. Professor e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea da UFPE (PPGEduc).

Email: saulo.ffeitosa@ufpe.br  Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6360-0212

 

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Publicado

23/04/2024
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Como Citar

GUERREIRO FERREIRA, M.; SILVA, J. F. da; FERREIRA FEITOSA, S. Descolonizando o Currículo: reflexões a partir da contribuição de Enrique Dussel para a construção de um currículo antirracista: Descolonizando el Currículum: reflexiones a partir del aporte de Enrique Dussel para la construcción de un currículum antiracista. Revista Cocar, [S. l.], n. 24, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8295. Acesso em: 6 maio. 2024.

Edição

Seção

Eixo 3: Educação como práxis da Libertação