Pesquisa em Filosofia da Educação no Brasil: indicativos a partir da pedagógica da libertação

Investigación en Filosofía de la Educación en Brasil: indicativos desde la pedagógica de la liberación

Autores

Palavras-chave:

Filosofia da Educação, pedagógica da libertação, pesquisa engajada

Resumo

Ao tematizar criticamente a pesquisa na Filosofia da Educação no contexto brasileiro, o artigo homenageia a vida de Enrique Dussel, dado o riquíssimo legado que nos deixou. Nesses termos, nosso objetivo principal é abordar algumas contribuições da pedagógica da libertação como possíveis chaves para (re)fundamentações de seu estatuto, inclusive a incidir sobre seus modos de produzir conhecimento. Metodologicamente, resulta de uma pesquisa bibliográfica, tendo-se por referência obras de Dussel e de autores que se debruçaram sobre a identidade epistemológica da Filosofia da Educação no Brasil. Entre os resultados, ante o estatuto epistemológico da Filosofia da Educação, abordamos algumas contribuições praxiológicas da pedagógica dusseliana a indicar como ponto de partida a materialidade da vítima, o se colocar a serviço da vítima, reconhecendo-a em sua alteridade. Conclui-se que os momentos praxiológicos da pedagógica da libertação podem ser oportunos para pesquisas engajadas e com temáticas mais significativas e diversas.

Palavras-Chaves: Filosofia da Educação; pedagógica da libertação; pesquisa engajada.

 

Resumen

Al tematizar críticamente la investigación en Filosofía de la Educación en el contexto brasileño, el artículo rinde homenaje a la vida de Enrique Dussel, dado el rico legado que nos dejó. En estos términos, nuestro principal objetivo es abordar algunas contribuciones de la pedagógica de la liberación como posibles claves para (re)fundar su estatus, incluyendo el foco en sus formas de producir conocimiento. Metodológicamente, resulta de una investigación bibliográfica, tomando como referencia obras de Dussel y autores que se centraron en la identidad epistemológica de la Filosofía de la Educación en Brasil. Entre los resultados, ante el estatus epistemológico de la Filosofía de la Educación brasileña, abordamos algunos aportes praxiológicos de la pedagógica dusseliana, señalando como punto de partida la materialidad de la víctima, poniéndose al servicio de la víctima, reconociéndola en su alteridad. Se concluye que los momentos praxiológicos de la pedagógica de la liberación pueden ser oportunos para investigaciones comprometidas con temas más significativos y diversos.

Palabras-Chave: Filosofía de la Educación; pedagógica de la liberación; investigación comprometida.

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Biografia do Autor

Alder de Sousa Dias, UNIFAP

Docente Adjunto da UNIFAP-Campus Mazagão. Doutor (UFPA) e Mestre (UEPA) em Educação, Especialista em Filosofia da Educação (UFPA) e Licenciado em Pedagogia (UEPA). Pesquisa fundamentos da educação com ênfase na alteridade dos diversos sujeitos de processo educativos. É pesquisador vinculado à Rede de Pesquisa sobre Pedagogias Decoloniais na Amazônia (RPPDA) e ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Infância e Filosofia nas Amazônias (GEPEIF).

Email: alder.dias@unifap.br. Orcid: https://orcidorg/0000-0003-0996-0000

Currículo Lattes: https://lattes.cnpq.br/9065211816414800.

 

Damião Bezerra Oliveira, Universidade Federal do Pará

Doutor e Mestre em Educação (PPGED/UFPA) Professor da Faculdade de Filosofia (FAFIL) do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH/UFPA). Especialista em Docência em Ensino Superior (UFPA) e Bacharel em Filosofia e Licenciado Pleno em Filosofia (UFPA). É o líder do Grupo de Estudos e Pesquisas PAIDEIA - Filosofia da Educação, Epistemologia e Formação e segundo líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Infância e Filosofia (GEPEIF/UFPA/CNPq).

E-mail: damiao@ufpa.br.  Orcid: https://orcid.org/0000-0002-8247-8803

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9207465564686574

Waldir Ferreira de Abreu, Universidade Federal do Pará

Pós-Doutor em Ciências da Educação - Espanha (2013), Doutor em Ciências Humanas: Educação pela PUC-Rio (2010). Professor adjunto IV do Curso de Licenciatura em Pedagogia da UFPA e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED)/ICED-UFPA. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Infância e Filosofia (GEPEIF/UFPA/CNPq) e segundo líder da Rede de Pesquisa sobre Pedagogias Decoloniais na Amazônia (RPPDA).

E-mail: awaldir@ufpa.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-0245-9072

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6364117476478718

Referências

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Publicado

23/04/2024
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Como Citar

DE SOUSA DIAS, A.; OLIVEIRA, D. B.; ABREU, W. F. de. Pesquisa em Filosofia da Educação no Brasil: indicativos a partir da pedagógica da libertação: Investigación en Filosofía de la Educación en Brasil: indicativos desde la pedagógica de la liberación. Revista Cocar, [S. l.], n. 24, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8375. Acesso em: 6 maio. 2024.

Edição

Seção

Eixo 2: Contribuições Epistemológicas a partir da Filosofia da Libertação

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