Da violência colonial à reexistência ancestral: um diálogo entre sentipensadores do Bem Viver

De la violencia colonial a la reexistencia ancestral: un diálogo entre sentipensadores del Buen Vivir

Autores

Palavras-chave:

: colonialidade; racionalidade; Bem Viver; ancestralidade.

Resumo

Enrique Dussel entende o eurocentrismo como ideologia que universaliza abstratamente o desenvolvimento europeu moderno em relação ao resto do sistema-mundo colonial. Contrapõe uma crítica ética ao processo de produção e reprodução do capital, a partir da perspectiva das populações nativas da América e da África, vítimas da violência colonial. Demonstra, em diálogo com autores latino-americanos, como Bautista e Hinkelammert, que o mito da modernidade oculta e justifica a violência colonial mediante a sustentação de um marco categorial que absolutiza a razão eurocentrada. O contraponto vem sendo elaborado por outros autores orgânicos aos povos originários, que demonstram a insurgência e re-existência das práticas e cosmovisões ancestrais do Bem Viver, que comprovam a consistência e a potencialidade de racionalidades-outras, para além do mito da modernidade/colonialidade. 

Palavras-Chaves: colonialidade; racionalidade; Bem Viver; ancestralidade.

 

Resumen

Enrique Dussel entiende el eurocentrismo como una ideología que universaliza abstractamente el desarrollo europeo moderno en relación con el resto del sistema-mundo colonial. Contrasta una crítica ética del proceso de producción y reproducción del capital, desde la perspectiva de las poblaciones nativas de América y África que fueron víctimas de la violencia colonial. Demuestra, en diálogo con autores latinoamericanos como Bautista y Hinkelammert, que el mito de la modernidad oculta y justifica la violencia colonial sosteniendo un marco categórico que absolutiza la razón eurocéntrica. El contrapunto ha sido desarrollado por otros autores orgánicos de los pueblos originarios, quienes demuestran la insurgencia y reexistencia de prácticas y cosmovisiones ancestrales del Buen Vivir, que prueban la consistencia y potencialidad de otras racionalidades, más allá del mito de la modernidad/colonialidad.

Palabras-Chave: colonialidad; racionalidad; Buen Vivir; ancestralidad.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlo Zarallo Valdés, UFSC

Doutorando em filosofia (UFSC), com foco na filosofia latino-americana. Possui experiência em trabalhos com populações indígenas, camponesas e de pescadores. Membro do grupo de pesquisa “Uma filosofa por mês”. Integrante do Grupo Pesquisas "Viver em Plenitude: Educação Intercultural e Movimentos Sociais" (UFSC/CNPq). E-mail: carlo.zarallo@hotmail.com;   Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1419694093291011;  Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6655-045X.

Reinaldo Matias Fleuri, UFSC

Doutor em Educação (Unicamp,1988). Atualmente é professor permanente no Programa de Pós- Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGICH/UFSC). Professor Honorário na The University of Queensland (UQ/Australia) desde 2013. Coordena o Grupo Pesquisas "Viver em Plenitude: Educação Intercultural e Movimentos Sociais". (UFSC/CNPq), que mobiliza a "Rede Mover" (www.mover.ufsc.br). Faz parte do Instituto Paulo Freire. É Pesquisador Sênior do CNPq e coordena o Projeto Integrado de Pesquisa "Educação intercultural: viver, conviver e gerar Vida em Plenitude" (2022-2027). E-mail: rfleuri@gmail.com; Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/096622909277314;

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-7372-1429.

 

Referências

ACOSTA, Alberto. O Bem Viver: uma oportunidade para imaginar outros mundos. São Paulo: Autonomia Literária, 2016.

BAUTISTA, Juan José. Crítica de la razón boliviana. Elementos para una crítica de la subjetividad del boliviano-latino-americano. La Paz: Pisteuma. 2005.

BAUTISTA, Juan José. ¿Qué significa pensar a partir de América Latina? Madrid: AKAL, 2014.

BAUTISTA, Juan José. Dialéctica del fetichismo de la modernidad. Hacia una teoria crítica del fetichismo de la racionalidad moderna. La Paz: Yo soy si Tú eres Ediciones, 2018.

CASTRO-GOMEZ, Santiago; GROSFOQUEL, Ramón. El giro decolonial. Reflexiones para una diversidad epistémica más allá del capitalismo global. Bogotá: Siglo del Hombre Editores, 2007.

DUSSEL, Enrique. 1492 - El encubrimiento del otro. Hacia el origen del “mito de la Modernidad”. La Paz: Plural, 1994.

DUSSEL, Enrique. Filosofía de la liberación. Bogotá: Nueva América, 1996.

DUSSEL, Enrique. 16 Tesis de Economia Política: Interpretación Filosófica. México: Siglo XXI Editores, 2014.

ESCOBAR, Arturo. Pluriversal Politics: The Real and the Possible. Translation by David Frye. Durham, N.C.: Duke University Press, 2020.

FALS BORDA, Orlando. El problema de cómo investigar la realidad para transformarla por la praxis. In: HERRERA FARFÁN, Nicolás Armando; LÓPEZ GUZMÁN, Lorena (comp.) Ciencia, compromiso y cambio social. Textos de Orlando Fals Borda. Buenos Aires: El Colectivo - Lanzas y Letras - Extensión Libros, 1986.

GREEN STOCEL, Abadio. La educación desde la Madre Tierra: un compromiso con la humanidad. In: CONGRESO INTERNACIONAL DE EDUCACIÓN, INVESTIGACIÓN Y FORMACIÓN DOCENTE, 2006, Medellín. Anais […]. Medellín: Facultad de Educación, Universidad de Antioquia, 2006.

HINKELAMMERT, Franz. Las armas ideológicas de la muerte. San Jose, Costa Rica: DEI, 1983.

HINKELAMMERT, Franz.Totalitarismo del mercado. Madrid: AKAL, 2018.

HINKELAMMERT, Franz. Crítica da razão utópica. Chapecó: Argos, 2013.

HORKHEIMER, Max. Teoria crítica I: uma documentação. Tradução: Hilde Cohn. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1990.

HUANACUNI MAMANI, Fernando. Buen Vivir / Vivir Bien: filosofía, políticas, estrategias y experiencias regionales andinas. Lima: Coordinadora Andina de Organizaciones, 2010.

MACAS, Luis. “El Sumak Kawsay”. In: HIDALGO-CAPITÁN, Antonio Luis; GARCÍA, Alejandro Guillén; GUAZHA, Nancy Deleg (ed.). Sumak Kawsay Yuyay: antología del pensamiento indigenista ecuatoriano sobre Sumak Kawsay. Huelva; Cuenca: Fiucuhu, 2014. p. 179-192.

MARTÍNEZ ANDRADE, Luis. Hay que tomarse en serio el pensamiento crítico de los colonizados en toda su complejidad (entrevista a Ramón Grosfoguel). Metapolítica, (83), 2013, p. 38–47.

LAS CASAS , Bartolomé de. Apologética - historia sumaria. Madrid: Alianza Editorial, 1992.

MALDONADO, Luis. El Sumak Kawsay/Buen Vivir/Vivir Bien. La experiencia de la República del Ecuador. In: HIDALGO-CAPITÁN, Antonio Luis; GARCÍA, Alejandro Guillén; GUAZHA, Nancy Deleg (ed.). Sumak Kawsay Yuyay: antología del pensamiento indigenista ecuatoriano sobre Sumak Kawsay. Huelva; Cuenca: Fiucuhu, 2014. p. 193-210.

POLIAKOV, León. La historia del Antissemitismo. Barcelona: Muchnik, 1984.

TURINO, Célio. Prefácio à edição brasileira. In: ACOSTA, Alberto. O Bem Viver: uma oportunidade para imaginar outros mundos. São Paulo: Autonomia Literária, 2016. p. 13-16.

WALSH, Catherine. Interculturalidad, Estado, sociedad: luchas (de)coloniales de nuestra época. Quito: Universidad Andina Simon Bolívar: Abya Yala, 2009.

WATSON, Irene. Aboriginal peoples, colonialism and international law. Abington: Routledge, 2015.

Downloads

Publicado

23/04/2024
Métricas
  • Visualizações do Artigo 193
  • pdf downloads: 205

Como Citar

ZARALLO VALDÉS, C.; MATIAS FLEURI, R. Da violência colonial à reexistência ancestral: um diálogo entre sentipensadores do Bem Viver: De la violencia colonial a la reexistencia ancestral: un diálogo entre sentipensadores del Buen Vivir. Revista Cocar, [S. l.], n. 24, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8539. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Eixo 2: Contribuições Epistemológicas a partir da Filosofia da Libertação