Compreendendo o desenho universal para aprendizagem

Understanding the Universal Design for Learning

Autores

Palavras-chave:

Desenho universal para aprendizagem, práticas inclusivas, inclusão escolar

Resumo

Este artigo relaciona-se à temática do desenho universal para a aprendizagem (DUA) e tem por objetivo analisar seus princípios e suas contribuições à aprendizagem, buscando elencar sua articulação com as práticas inclusivas por meio do planejamento de objetivos, estratégias e utilização de recursos diversos nas proposições pedagógicas, além de diferenciar a forma de como é aplicado o processo avaliativo. A pesquisa, de viés teórico e reflexivo, apresenta a conceituação do DUA om seus princípios, histórico e finalidade. Posteriormente, retrata modelos de práticas utilizando o DUA e as possibilidades que essa abordagem apresenta quanto ao uso de ferramentas que auxiliam no processo de ensino e aprendizagem. Assim, os entendimentos gerados neste trabalho apontam para a importância do conhecimento acerca do DUA na prática docente para o desenvolvimento de práticas mais inclusivas para todos.

Palavras-chave: Desenho Universal para Aprendizagem; práticas inclusivas; Inclusão escolar.

             

Abstract

This paper addresses the theme of Universal Design for Learning (UDL) and aims to analyze its principles and contributions to learning, seeking to articulate its connection with inclusive practices through the planning of objectives, strategies, and the use of diverse resources in pedagogical propositions, as well as differentiating the approach to the evaluative process. The theoretical and reflective bias research presents the conceptualization of UDL with its principles, historical background, and purpose. Subsequently, it portrays models of practices using UDL and the possibilities this approach presents regarding using tools that assist in teaching and learning. Thus, the insights generated in this work point to the importance of knowledge about UDL in teaching practice to develop more inclusive practices for all.

Keywords: Universal Design for Learning; inclusive practices; School Inclusion.

 

 

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Biografia do Autor

Roseneide Maria Batista Cirino, Universidade Estadual do Paraná

Doutora em Educação (UEPG, 2015); Mestre em Educação (UFPR, 2007). Graduação em Pedagogia (FAPI) e Normal Superior com Mídias Interativas (UEPG). Especialista em Educação Especial Inclusiva; Psicopedagogia, Orientação e Supervisão Escolar e Deficiência Visual. Professora Associada UNESPAR Campus Paranaguá colegiado de Pedagogia; Coordenadora do Núcleo de Educação Especial Inclusiva (NESPI); Professora Permanente do (PROFEI/UNESPAR); Coordenadora do Programa de Pós Graduação de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (PROFEI/UNESPAR). Linha de Pesquisa: Práticas e Processos Formativos de Educadores para Educação Inclusiva e Educação Inclusiva. Líder do Grupo de Pesquisa em Ensino e Práticas Inclusivas (GPEPI). Email: roseneide.cirino@unespar.edu.br Lattes: https://lattes.cnpq.br/4251118936692913 - Orcid: https://orcid.org/0000-0001-5107-8826

Mariane Heloisa Kuch, Universidade Estadual do Paraná

Mestranda em Educação Inclusiva pelo Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva - PROFEI, através da Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR (2023). Especialização em Psicopedagogia Baseada na Análise do Comportamento Aplicada - ABA pela CBI of Miami. Especialização em Educação Especial pela Faculdade Educacional da Lapa (FAEL), especialização em Gestão Estratégica de RH e Talentos pelas Faculdades da Indústria. Especialização em Inclusão Escolar nos Transtornos do NeuroDesenvolvimento: Autismo e suas Comorbidades pela UTFPR com parceria do Instituto NeuroSaber. Licenciada em Pedagogia pela Faculdade da Indústria. Docente dos anos iniciais na rede pública de São José dos Pinhais. Linha de pesquisa em Práticas e Processos Formativos de Educadores para Educação Inclusiva e Educação Inclusiva. Membro do Grupo de Pesquisa em Ensino e Práticas Inclusivas (GPEPI). Email: marianehkuch@gmail.com. Lattes: http://lattes.cnpq.br/0081970389748969 - Orcid: https://orcid.org/0000-0002-4333-7397

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Publicado

09/07/2024
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Como Citar

CIRINO, R. M. B.; KUCH, M. H. Compreendendo o desenho universal para aprendizagem: Understanding the Universal Design for Learning. Revista Cocar, [S. l.], v. 20, n. 38, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8221. Acesso em: 1 nov. 2024.