Implicações da educação especial na perspectiva inclusiva: redescobrindo caminhos

Implications of special education from the inclusive perpective: rediscovering paths

Autores

Palavras-chave:

Mediações Pedagógicas; Ensino Colaborativo; Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA).

Resumo

Este artigo apresenta-se como um estudo teórico e reflexivo sobre as implicações das mediações pedagógicas articuladas ao ensino colaborativo e à perspectiva do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) diante do processo de inclusão escolar. Assim, propõe-se refletir sobre o processo de aprendizagem e desenvolvimento e intermediá-lo a partir da indicação histórica e sociocultural na qual o estudante está inserido, para compreender a diversidade como propiciadora das ações pedagógicas. A metodologia utilizada é de cunho teórico e fundamenta-se na Teoria Histórico-Cultural e nos princípios que o DUA defende. Como resultado, verificou-se a importância de enfatizar a formação continuada de professores do desenvolvimento de mediações pedagógicas contextualizadas, significativas, nos meios sociocultural e histórico dos estudantes, e articuladas para um ensino colaborativo com ações direcionadas ao DUA.

Palavras-chave: Ensino Colaborativo; Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA); Teoria Histórico-cultural.

Abstract

This article is presented as a theoretical and reflective study on the implications of pedagogical mediations articulated in collaborative teaching and the perspective of Universal Design for Learning (UDL) in relation to the process of school inclusion. Its aim is to reflect on the learning and development process and to mediate it based on the historical and sociocultural context in which the student is inserted, in order to understand diversity as an enabler of pedagogical actions. The methodology used is of a theoretical nature and it is based on the Historical-Cultural Theory and the principles that the DUA defends. As a result, it was found that it is important to emphasize continuing teacher training in order to develop pedagogical mediations that are contextualized, meaningful in the students' sociocultural and historical environment and articulated for collaborative teaching with actions aimed at DUA.

Keywords: Collaborative Teaching; Universal Design for Learning (UDL); Cultural-Historical Theory.

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Biografia do Autor

Rita de Cássia Pizoli, UNESPAR

Professora, Doutora em Educação pela UEM, membro do Colegiado de Pedagogia da UNESPAR e membro do Colegiado do PROFEI–UNESPAR, campus de Paranavaí. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Especial Inclusiva (GEPEEIN).

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0127-3679. E-mail: rita.pizoli@ies.unespar.edu.br

Tatiane Porto Macêdo, UNESPAR-Universidade Estadual do Paraná

Professora Estatutária do Ensino Regular nas etapas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental – Anos Inicias, do município de Ponta Porã-MS. Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Estadual do Paraná (FAFIPA–UNESPAR), 2005-2008; especialização em Educação Especial, Inclusão e Libras, pela Faculdade Dom Bosco; especialização em Educação Especial: Atendimento às Necessidades Especiais, pelas Faculdades Integradas do Vale do  Ivaí (UNIVALE); especialização em Educação para a Infância: Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, pela UNIVALE; é mestranda em Educação Inclusiva – PROFEI, pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), campus de Paranavaí-PR; é membra do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Especial Inclusiva (GEPEEIN) e do Grupo de Pesquisas em Ensino e Práticas Inclusivas (GPEPI).

ORCID: https://orcid.org/0009-0005-0441-3632. E-mail: porto_tatiane@hotmail.com

 

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Publicado

14/10/2024
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Como Citar

PIZOLI, R. de C.; PORTO MACÊDO, T. Implicações da educação especial na perspectiva inclusiva: redescobrindo caminhos: Implications of special education from the inclusive perpective: rediscovering paths. Revista Cocar, [S. l.], v. 21, n. 39, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8072. Acesso em: 1 nov. 2024.