Implicações da educação especial na perspectiva inclusiva: redescobrindo caminhos
Implications of special education from the inclusive perpective: rediscovering paths
Palavras-chave:
Mediações Pedagógicas; Ensino Colaborativo; Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA).Resumo
Este artigo apresenta-se como um estudo teórico e reflexivo sobre as implicações das mediações pedagógicas articuladas ao ensino colaborativo e à perspectiva do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) diante do processo de inclusão escolar. Assim, propõe-se refletir sobre o processo de aprendizagem e desenvolvimento e intermediá-lo a partir da indicação histórica e sociocultural na qual o estudante está inserido, para compreender a diversidade como propiciadora das ações pedagógicas. A metodologia utilizada é de cunho teórico e fundamenta-se na Teoria Histórico-Cultural e nos princípios que o DUA defende. Como resultado, verificou-se a importância de enfatizar a formação continuada de professores do desenvolvimento de mediações pedagógicas contextualizadas, significativas, nos meios sociocultural e histórico dos estudantes, e articuladas para um ensino colaborativo com ações direcionadas ao DUA.
Palavras-chave: Ensino Colaborativo; Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA); Teoria Histórico-cultural.
Abstract
This article is presented as a theoretical and reflective study on the implications of pedagogical mediations articulated in collaborative teaching and the perspective of Universal Design for Learning (UDL) in relation to the process of school inclusion. Its aim is to reflect on the learning and development process and to mediate it based on the historical and sociocultural context in which the student is inserted, in order to understand diversity as an enabler of pedagogical actions. The methodology used is of a theoretical nature and it is based on the Historical-Cultural Theory and the principles that the DUA defends. As a result, it was found that it is important to emphasize continuing teacher training in order to develop pedagogical mediations that are contextualized, meaningful in the students' sociocultural and historical environment and articulated for collaborative teaching with actions aimed at DUA.
Keywords: Collaborative Teaching; Universal Design for Learning (UDL); Cultural-Historical Theory.
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