As contribuições da Sociologia da Infância para as pesquisas da Educação Física com crianças

The contributions of Childhood Sociology to Physical Education research with children

Autores

Palavras-chave:

Crianças, Sociologia da Infância, Educação Física

Resumo

Tem por objetivo analisar como os pressupostos teórico-metodológicos da Sociologia da Infância têm mobilizado as pesquisas da Educação Física com crianças em contextos formais e não-formais de educação. Trata-se de um estudo bibliográfico que utilizou artigos, dissertações e teses provenientes das produções acadêmico-científicas produzidas pelo Núcleo de Aprendizagens com as Infâncias e seus Fazeres, da UFES, entre os anos de 2012 e 2023. Os conceitos de entrada reativa, adulto atípico, cultura de pares, reprodução interpretativa e escuta sensível são apropriados pelos pesquisadores para reconhecer e dar visibilidade às produções infantis, às suas agências e práticas autorais. Ao operar com estes conceitos, as pesquisas analisadas buscam afirmar o compromisso ético, político e estético com as crianças, pois, procuram retirá-las da condição de invisibilidade e subalternidade social.

Palavras-chave: Crianças; Sociologia da Infância; Educação Física.

 

Abstract

It aims to analyze how the theoretical-methodological assumptions of the Sociology of Childhood have mobilized Physical Education research with children in formal and non-formal educational contexts. This is a bibliographic study that used articles, dissertations and theses from academic-scientific productions produced by the Center for Learning with Childhood and Their Practices, at UFES, between the years 2012 and 2023. The concepts of reactive entry, adult atypical, peer culture, interpretative reproduction and sensitive listening are appropriated by researchers to recognize and give visibility to children's productions, their agencies and authorial practices. When operating with these concepts, the research analyzed seeks to affirm the ethical, political and aesthetic commitment to children, as they seek to remove them from the condition of invisibility and social subalternity.

Keywords: Children; Sociology of Childhood; Physical education.

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Biografia do Autor

Jardielly Alencar Vasconcelos Martins, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutoranda em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).  Email: diellyalencar30@gmail.com.  Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6615-1870

Laura Helmer Trindade, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Mestranda em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Email: laurahelmer@hotmail.com   Orcid: https://orcid.org/0000-0003-0802-9353

Gabriel Maroquio Zandomenighe da Silva, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Mestrando em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Email: gabrielpcae@gmail.com.  Orcid:https://orcid.org/0000-0001-6534-0477

Leisiane Gomes Dias, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Doutoranda em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Email: leisiane773@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0009-0003-0346-1371

André da Silva Mello, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Doutor em Educação Física pela Universidade Gama Filho (UGF). Email: andremellovix@gmail.com

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3093-4149

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Publicado

02/06/2024
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Como Citar

ALENCAR VASCONCELOS MARTINS, J.; HELMER TRINDADE, L.; MAROQUIO ZANDOMENIGHE DA SILVA, G.; GOMES DIAS, L.; DA SILVA MELLO, A. As contribuições da Sociologia da Infância para as pesquisas da Educação Física com crianças: The contributions of Childhood Sociology to Physical Education research with children. Revista Cocar, [S. l.], v. 20, n. 38, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8115. Acesso em: 3 jul. 2024.