Infâncias urbanas, indígenas, quilombolas, de assentamentos e ribeirinhas na Amazônia tocantinense

Urban childhoods, indigenous, quilombolas, of settlements and riverside areas in the Tocantins Amazon

Autores

Palavras-chave:

Múltiplas Infâncias; Direito à Educação; Amazônia tocantinense.

Resumo

No texto descrevemos múltiplas infâncias da Amazônia tocantinense refletindo o acesso à Educação Infantil. Referenciamo-nos na abordagem qualitativa fenomenológica e como metodologia levantamento bibliográfico e documental do repositório do INEP (2023). A pesquisa desenvolvida no doutoramento no Programa PGEDA/UFPA/UFT, dialogando com a área dos estudos da sociologia da infância e da criança. Nos resultados apontamos as desigualdades sociais, territoriais e étnicas como desafios significativos que impedem a garantia e efetividade do direito à educação. Destacamos a fragilidade da infraestrutura física de escolas e creches da Amazônia tocantinense, a escassez de profissionais e materiais pedagógicos. Estes fatores combinados influem para a negação do direito à educação, compreendendo-se as múltiplas infâncias com manifestação de defesa pelo direito à educação dos bebês e das crianças pequenas nas suas diversas culturas, territórios e modos de vida, assim como sua condicionalidade de ser/estar criança.

Palavras-chave: Múltiplas Infâncias; Direito à Educação; Amazônia tocantinense.

 

Abstract[i]

In the text we describe multiple childhoods in the Tocantins Amazon reflecting access to Early Childhood Education. We refer to the qualitative phenomenological approach and as a methodology bibliographic and documentary survey of the INEP repository (2023). The research developed during the doctorate in the PGEDA/UFPA/UFT Program, dialoguing with the area of ​​studies of the sociology of childhood and children. In the results, we point out social, territorial and ethnic inequalities as significant challenges that prevent the guarantee and effectiveness of the right to education. We highlight the fragility of the physical infrastructure of schools and daycare centers in the Tocantins Amazon, the shortage of professionals and teaching materials. These factors combined influence the denial of the right to education, including multiple childhoods with manifestations of defense for the right to education of babies and young children in their different cultures, territories and ways of life, as well as their conditionality of being/ be a child.Keywords: Multiple Childhoods; Right to education; Tocantins Amazon.

[i]Revisão de Língua Portuguesa e Língua Inglesa (resumo) realizada por Franciele Rodovalho Ferreira - Mestra em Letras (UFT-Porto Nacional). e-mail: franciele.rodovalho@hotmail.com.

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Biografia do Autor

José Damião Rocha, Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE/UFT

Pós-Doc. pela UEPA. Doutor em Educação pela UFBA. Mestre em Educação Brasileira pela UFG. Docente do Doutorado em Educação na Amazônia (PGEDA/UFPA/UFT), PPGE/UFT e do curso de Pedagogia/UFT. Coordenador do PPPGE/UFT. Líder do grupo de pesquisa CNPQ Gepce/minorias. Sócio ANPED GT 12 – Currículo, ABdC, ABEH. ORCID:  https://orcid.org/0000-0002-5788-7517 e-mail: damiao@uft.edu.br

Jardilene Gualberto Pereira Fôlha Folha, Professora do Município de Palmas (SEMED/Palmas).

Doutoranda em Educação na Amazônia pelo PGEDA/UFT. Mestre em Educação pelo PPGE/UFT. Professora do Município de Palmas (SEMED/Palmas). Pesquisadora dos grupos de pesquisas: CNPQ Gepce/minorias/UFT/TO e GEDGS/UNESP-SP. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7216-5232?lang=pt

e-mail: jardilene.gualberto@mail.uft.edu.br

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04/08/2024
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Como Citar

ROCHA, J. D.; FOLHA, J. G. P. F. Infâncias urbanas, indígenas, quilombolas, de assentamentos e ribeirinhas na Amazônia tocantinense: Urban childhoods, indigenous, quilombolas, of settlements and riverside areas in the Tocantins Amazon . Revista Cocar, [S. l.], n. 25, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/9029. Acesso em: 25 ago. 2024.