Lei orgânica do ensino normal: dualidade estrutural do ensino e a formação de professores nos anos de 1946 a 1961

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Resumo

Este ensaio analisa a formação de professores entre os anos de 1946 a 1961, tendo como parâmetro as políticas públicas presentes na Lei Orgânica do Ensino Normal - Decreto-lei nº 8.530/1946. Constituído numa perspectiva qualitativa e dialética, foi produzido por meio de pesquisa bibliográfica e análise documental, seguindo os tipos de pesquisa descritiva e exploratória. Na sua organização consta o percurso metodológico, analisa a formação docente entre os anos de 1946 a 1961 e as políticas públicas e profissionalização e identidade docente, assim como as considerações finais. Estes pontos indicam que entre os anos 1946 e 1961 houve preocupação por parte do governo central com a formação de qualidade dos estudantes que optaram pelo ensino normal, sendo o nível de exigências da Escola Normal no período objeto de estudo considerado similar ao de algumas faculdades de educação da atualidade.

Abstract

This essay analyses the training of teachers between the years 1946 to 1961, having as a parameter the public policies present in the Organic Law of Normal Education - Decree-Law nº 8.530/1946. Constituted in a qualitative and dialectic perspective, it was produced through bibliographic research and documental analysis, following the types of descriptive and exploratory research. Its organization includes the methodological path, analyzes the teaching formation between the years 1946 to 1961 and the public policies and professionalization and teaching identity, as well as the final considerations. These points indicate that between the years 1946 and 1961 there was concern on the part of the central government with the quality formation of students who opted for normal education, being the level of requirements of the Normal School in the period of study considered similar to that of some current faculties of education.

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Biografia do Autor

Luciana de Souza Mazur, Advogada home office

Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica pelo IFRS – Campus Porto Alegre. Especialista em Educação Básica e Profissional pelo IFRS – Campus Porto Alegre. Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela PUCRS. Atua como advogada home office. E-mail: luciana_mazur@yahoo.com.br  Orcid: https://orcid.org/0000-0002-8249-3536

Josimar de Aparecido Vieira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Sertão

Doutor em Educação pela PUCRS. Mestre em Educação pela UPF. Licenciado em Pedagogia pela Unochapecó. Atualmente é Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da área de Pedagogia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão. É professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do IFRS – ​Campus​ Porto Alegre. E-mail: josimar.vieira@sertao.ifrs.edu.br​   Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3156-8590

Ana Sara Castaman, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS - Campus Sertão.

Doutora em Educação pela UNISINOS. Mestre em Educação nas Ciências pela UNIJUÍ. Especialista em Mídias na Educação pela UFSM. Graduada em Psicologia pela UNIJUÍ. Graduada em Pedagogia pelo UNIASSELVI. É professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). É professora permanente Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do IFRS – ​Campus​ Porto Alegre.  E-mail: ana.castaman@sertao.ifrs.edu.br 

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5285-0694

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Publicado

08/12/2020
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Como Citar

DE SOUZA MAZUR, L.; VIEIRA, J. de A.; SARA CASTAMAN, A. Lei orgânica do ensino normal: dualidade estrutural do ensino e a formação de professores nos anos de 1946 a 1961. Revista Cocar, [S. l.], v. 14, n. 30, 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3681. Acesso em: 4 out. 2024.

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