Iniciação científica no ensino médio integrado à educação profissional: contextos, limites e possibilidades

Autores

Resumo

Este artigo apresenta um recorte de uma pesquisa de mestrado que está sendo desenvolvida, cujo tema remete-se à iniciação científica no ensino médio integrado à educação profissional. Constituído numa abordagem qualitativa e apoiado numa revisão de literatura e análise documental, foi produzido um breve relato histórico da iniciação científica na educação básica, analisado conceitos sobre educação científica na visão de alguns autores assim como sua importância para a formação pessoal e profissional. Também são relatadas algumas experiências que têm sido realizadas aplicando a pesquisa como princípio científico e educativo, as formas como ela pode ser implementada e seu papel na inclusão social. Nas considerações finais, é apontada a necessidade de sua expansão e popularidade no ensino médio onde ainda é tratada de forma incipiente e ao mesmo tempo possui inúmeras justificativas para sua ampliação e efetivação. 

Abstract:

This article presents an excerpt from a master's research that is being developed, whose theme refers to scientific initiation in high school integrated with professional education. Consisting of a qualitative approach and supported by a literature review and documentary analysis, a brief historical account of scientific initiation in basic education was produced, analyzing concepts about science education in the view of some authors as well as its importance for personal and professional training. Also reported are some experiences that have been carried out applying research as a scientific and educational principle, the ways in which it can be implemented and its role in social inclusion. In the final considerations, the need for its expansion and popularity in high school is pointed out, where it is still treated in an incipient manner and at the same time has numerous justifications for its expansion and effectiveness.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Taiane Lucas Pontel, Instituto Federal do Rio Grande do Sul-Campus Caxias do Sul

Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT – IFRS – Campus Porto Alegre. Especialista em Qualidade de Alimentos pela CBES. Bacharel em Farmácia pela UFSM. Assistente em administração desde 2013 do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS - Campus Caxias do Sul). Atuo no departamento de pesquisa, Pós-Graduação e Inovação desde 2015.

Josimar de Aparecido Vieira, Instituto Federal do Rio Grande do Sul-Campus Sertão

Possui graduação em Pedagogia pela Fundação de Ensino do Desenvolvimento do Oeste (1986), especialização em Supervisão Escolar pela Fundação de Ensino do Desenvolvimento do Oeste (1988), Mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo - UPF (2000) e Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (2011). Atualmente é Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da área de Pedagogia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão. É professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). É membro do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis), nomeado pela Portaria MEC nº 856 de 17/09/2018. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em didática e organização pedagógica do ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, práticas pedagógicas, educação profissional, educação superior e educação do campo. 

Downloads

Publicado

01/09/2020
Métricas
  • Visualizações do Artigo 310
  • pdf downloads: 348

Como Citar

PONTEL, T. L.; VIEIRA, J. de A. Iniciação científica no ensino médio integrado à educação profissional: contextos, limites e possibilidades. Revista Cocar, [S. l.], v. 14, n. 30, 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/2900. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)