Desafios do processo de formação de professores no âmbito do Proeja

Challenges of the teacher training process under Proeja

Autores

Resumo

Este ensaio examina desafios do processo de formação de professores no âmbito do Proeja tendo em vista as necessidades político-pedagógicas advindas do caráter inovador do programa. Constituído numa abordagem qualitativa e dialética, foi produzido por meio de pesquisa bibliográfica, seguindo os tipos de pesquisa descritiva e exploratória. Na sua organização consta o percurso metodológico, uma caracterização do Proeja, os desafios da formação de professores para atuar neste programa e uma síntese conclusiva do estudo realizado. Esses pontos indicam a necessidade de uma formação diferenciada nas ações docentes, com novos conhecimentos no campo epistemológico e de estratégias didático-pedagógicas, uma maneira sui generis de abordagem, de legislação e de novas técnicas de lidar com o estudante/aprendiz.

Palavras-chave: Educação Profissional; Formação de professores; Proeja.

 

 

Abstract

This essay examines challenges in the teacher training process within Proeja in view of the political-pedagogical needs arising from the innovative character of the program. Consisting of a qualitative and dialectical approach, it was produced through bibliographic research, following the types of descriptive and exploratory research. Its organization includes the methodological path, a characterization of Proeja, the challenges of teacher training to act in this program and a conclusive synthesis of the study carried out. These points indicate the need for differentiated training in teaching actions, with new knowledge in the epistemological field and didactic-pedagogical strategies, a sui generis way of approach, legislation and new techniques of dealing with the student/learner.

Keywords: Professional Education; Teacher Training; Proeja.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denyse Pontes Nunes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IFMA Campus Timon

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Santo Agostinho de Teresina (2010) e graduação em Normal Superior pela Universidade Estadual do Piauí (2006). Especialização em docência do ensino superior pela Faculdade Internacional Signorelli (2013). Frequenta o curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Atualmente é professora da Secretaria Municipal de Educação de Timon - Maranhão e Técnica em Assuntos Educacionais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFMA) - Campus Timon.

E-mail: denyse.pontes@ifma.edu.br Orcid: http://orcid.org/0000-0002-1146-7939

 

Josimar de Aparecido Vieira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Sertão

Possui graduação em Pedagogia pela Fundação de Ensino do Desenvolvimento do Oeste (1986), Especialização em Supervisão Escolar pela Fundação de Ensino do Desenvolvimento do Oeste (1988), Mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo - UPF (2000) e Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (2011). Atualmente é Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da área de Pedagogia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão. É professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Tem experiência na área de Ensino, com ênfase em didática e organização pedagógica do ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, práticas pedagógicas, educação profissional, educação superior e educação do campo.

E-mail: josimar.vieira@sertao.ifrs.edu.br​ Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3156-8590

Rosana Machado de Jezus, Universidade La Salle - Canoas - Rio Grande do Sul

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Luterana do Brasil (2017) e graduação em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Luterana do Brasil (2008). Especialização em Psicopedagogia Educacional pela Universidade Luterana do Brasil (2012). Frequenta o curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Atualmente é professor de ensino médio - SESI - Departamento Regional do Estado do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras.

E-mail: rosanadejezus@gmail.com ORCID: http://orcid.org/0000-0002-4112-1023

 

Downloads

Publicado

01/01/2021
Métricas
  • Visualizações do Artigo 458
  • pdf downloads: 433

Como Citar

PONTES NUNES, D.; VIEIRA, J. de A.; MACHADO DE JEZUS, R. Desafios do processo de formação de professores no âmbito do Proeja: Challenges of the teacher training process under Proeja. Revista Cocar, [S. l.], v. 15, n. 31, 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3807. Acesso em: 27 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)