Desafios do processo de formação de professores no âmbito do Proeja
Challenges of the teacher training process under Proeja
Resumo
Este ensaio examina desafios do processo de formação de professores no âmbito do Proeja tendo em vista as necessidades político-pedagógicas advindas do caráter inovador do programa. Constituído numa abordagem qualitativa e dialética, foi produzido por meio de pesquisa bibliográfica, seguindo os tipos de pesquisa descritiva e exploratória. Na sua organização consta o percurso metodológico, uma caracterização do Proeja, os desafios da formação de professores para atuar neste programa e uma síntese conclusiva do estudo realizado. Esses pontos indicam a necessidade de uma formação diferenciada nas ações docentes, com novos conhecimentos no campo epistemológico e de estratégias didático-pedagógicas, uma maneira sui generis de abordagem, de legislação e de novas técnicas de lidar com o estudante/aprendiz.
Palavras-chave: Educação Profissional; Formação de professores; Proeja.
Abstract
This essay examines challenges in the teacher training process within Proeja in view of the political-pedagogical needs arising from the innovative character of the program. Consisting of a qualitative and dialectical approach, it was produced through bibliographic research, following the types of descriptive and exploratory research. Its organization includes the methodological path, a characterization of Proeja, the challenges of teacher training to act in this program and a conclusive synthesis of the study carried out. These points indicate the need for differentiated training in teaching actions, with new knowledge in the epistemological field and didactic-pedagogical strategies, a sui generis way of approach, legislation and new techniques of dealing with the student/learner.
Keywords: Professional Education; Teacher Training; Proeja.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 535
- pdf downloads: 462