Contribuições do componente curricular extensão rural na formação do Técnico em Agropecuária

Contributions of the curricular component rural extension in the formation of the Technician in Agriculture and cattle ranching

Autores

Resumo

O componente curricular Extensão Rural presente na formação do Técnico em Agropecuária (TA) deve contemplar conceitos e práticas voltados para aspectos sociais, ambientais e tecnológicos. Neste estudo são analisadas percepções de estudantes sobre contribuições do citado componente curricular na formação do TA. Trata-se de uma pesquisa do tipo descritiva com dimensão exploratória e seguiu uma abordagem qualitativa. Foi produzido por meio de pesquisa bibliográfica, análise documental e pesquisa de campo, envolvendo nove estudantes de um curso TA oferecido por uma escola pública da região sul do Brasil que responderam um questionário com questões abertas. Os resultados indicam que a formação do TA demanda, além de uma maior relação entre teoria e prática, uma releitura sobre a organização do ensino, que permita a rever o papel do extensionista rural no processo do desenvolvimento rural.

Palavras-chave: Extensão rural. Técnico em Agropecuária. Educação.

 

Abstract

The curricular component Rural Extension present in the formation of the Agricultural Technician (AT) should include concepts and practices focused on social, environmental and technological aspects. This study analyzes the perceptions of students about the contributions of this curricular component in the training of the TA. This is a descriptive research with an exploratory dimension and follows a qualitative approach. It was produced by means of bibliographic research, document analysis, and field research, involving nine students from a TA course offered by a public school in the south region of Brazil who answered a questionnaire with open questions. The results indicate that the training of TA demands, in addition to a greater relationship between theory and practice, a rethinking of the organization of teaching, which allows a review of the role of the rural extensionist in the rural development process.

Keywords: Rural Extension. Agricultural Technician. Education.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Monica Nardini da Silva, Associação Riograndense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural

Possui graduação em Desenvolvimento Rural e Gestão Agroindustrial pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (2007) e Especialização em Gestão de Negócios em Cooperativas pela Universidade de Passo Fundo (2009). Mestrado em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais pela Universidade Federal de Pelotas. Doutorado em Sistemas de Produção Agrícola Familiar. Atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento rural, cooperativismo, agricultura familiar e extensão rural.

E-mail: moninardini@yahoo.com.br  Orcid: http://orcid.org/0000-0001-9621-6698

Roberta Pasqualli, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC) - Câmpus Chapecó

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013). Mestre em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002). Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (1999). Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - Campus Chapecó e do Coordenadora do Programa de Pós-Graduação - Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPT - IA - IFSC.

E-mail: roberta.pasqualli@ifsc.edu.br  Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8293-033X

Josimar de Aparecido Vieira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Sertão

Doutor em Educação pela PUCRS. Mestre em Educação pela UPF. Licenciado em Pedagogia pela Unochapecó. Atualmente é Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da área de Pedagogia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão. É professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do IFRS – ​Campus​ Porto Alegre.

E-mail: josimar.vieira@sertao.ifrs.edu.br​   Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3156-8590

Downloads

Publicado

10/06/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 249
  • pdf downloads: 107

Como Citar

NARDINI DA SILVA, M.; PASQUALLI, R.; VIEIRA, J. de A. Contribuições do componente curricular extensão rural na formação do Técnico em Agropecuária: Contributions of the curricular component rural extension in the formation of the Technician in Agriculture and cattle ranching. Revista Cocar, [S. l.], v. 18, n. 36, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5639. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>