Políticas educacionais do Estado brasileiro: ações, disputas e influências

Educational policies of the brazilian State: actions, disputes and influences

Autores

Resumo

Neste ensaio são analisadas possibilidades de influências externas na elaboração de políticas públicas educacionais do Estado brasileiro. Constituído numa abordagem qualitativa e dialética, foi produzido seguindo os tipos de pesquisa exploratória e descritiva por meio da pesquisa bibliográfica concentrada em obras de autores como Afonso (2001), Caldas (2008), Capella (2018), Cardoso e Cunha (2015), Estevão e Ferreira (2018), Libâneo (2016), Saviani (2017), Silva (2014), Souza (2006), Tello et al. (2019), entre outros. Apresenta conceitos de políticas públicas educacionais enquanto campo de estudo e espaço de ação, construção de políticas públicas e políticas educacionais como espaço de autonomia fragmentada. Esses pontos sinalizam possibilidades para analisar políticas públicas enquanto ação do Estado, compreendendo processos e condições para o desenvolvimento de políticas educacionais contextualizadas.

Palavras-chave: Política Pública; Política Educacional; Organismos Internacionais.

 

Abstract

This essay analyzes possibilities of external influences in the elaboration of educational public policies of the Brazilian State. Consisting of a qualitative and dialectical approach, it was produced following the types of exploratory and descriptive research through bibliographic research concentrated on works by authors such as Afonso (2001), Caldas (2008), Capella (2018), Cardoso e Cunha (2015), Estevão e Ferreira (2018), Libâneo (2016), Saviani (2017), Silva (2014), Souza (2006), Tello et al. (2019, among others. It presents concepts of educational public policies as a field of study and space for action, construction of public policies and educational policies as a space of fragmented autonomy. These points signal possibilities to analyze public policies as action of the State, understanding processes and conditions for the development of contextualized educational policies.

Keywords: Public Policy; Educational Policy; International Organizations.

 

 

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Biografia do Autor

Mario Luiz Junges Junior, Prefeitura Municipal de Passo Fundo.

Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de Passo Fundo. Licenciado em Formação Pedagógica de Docentes para a Educação Básica e Profissional pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS, Campus Sertão. Especialista em Teorias e Metodologias da Educação pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS. Graduado em Psicologia pela Universidade de Passo Fundo - UPF. Analista de RH Estratégico pela Associação Brasileira de Recursos Humanos - ABRH. Atua como Psicólogo na Coordenadoria de Recursos Humanos da Prefeitura de Passo Fundo.

E-mail: m4r10junges@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-1148-2709

Flávia Stefanello, Centro de Reprodução Humana Genesis - Passo Fundo - RS

Doutoranda em Educação pela Universidade de Passo Fundo. Mestre em Bioexperimentação pela Universidade de Passo Fundo. Especialista em Teorias e Metodologias da Educação pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Sertão. Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade de Passo Fundo. Licenciada em Formação Pedagógica de Docentes para a Educação Básica e Profissional pelo IFRS – Campus Sertão. Docente da Educação Básica no Instituto Educacional Metodista de Passo Fundo – IE.

E-mail: flavia.stefanello@hotmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3156-8590

Josimar de Aparecido Vieira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Sertão

Doutor em Educação pela PUCRS. Mestre em Educação pela UPF. Licenciado em Pedagogia pela Unochapecó. Atualmente é Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da área de Pedagogia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão. É professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do IFRS – ​Campus​ Porto Alegre.

E-mail: josimar.vieira@sertao.ifrs.edu.br​   Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3156-8590

 

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Publicado

01/01/2021
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Como Citar

JUNGES JUNIOR, M. L. .; STEFANELLO, F.; VIEIRA, J. de A. Políticas educacionais do Estado brasileiro: ações, disputas e influências: Educational policies of the brazilian State: actions, disputes and influences. Revista Cocar, [S. l.], v. 15, n. 31, 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3696. Acesso em: 28 mar. 2024.

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