Ensino médio integrado à educação profissional: por que insistir nesta forma de ensino?

Autores

  • Josimar de Aparecido Vieira josimar.vieira@sertao.ifrs.edu.br
  • Marilandi Maria Mascarello Vieira marilandi.vieira@sertao.ifrs.edu.br

Resumo

Secondary education integrated to professional education: why insist in this model?

Resumo

A preocupação central deste ensaio é com o Ensino Médio Integrado à Educação Profissional (EMIEP), o qual parece ensejar uma revisão de conceitos e convicções. Essa forma de ensino requer a integração de conhecimentos típicos do ensino médio e da formação profissional que deverão ser trabalhados de forma integrada, assegurando diálogo entre teoria e prática. Tem a finalidade de analisar o significado do EMIEP, explicitando fundamentos que evidenciam a necessidade dessa forma de ensino na última etapa da educação básica. Buscou-se deslindar a perquisição: por que insistir nesta forma de ensino? Para isso, duas indagações foram delineadas: o que é EMIEP?; e por que oferecer EMIEP? Constituído numa abordagem qualitativa, foi produzido por meio de pesquisa bibliográfica envolvendo os autores Ciavatta (2012), Cunha (2008), Frigotto (2005), entre outros. As repercussões indicam que o EMIEP pressupõe conhecimentos constituídos sob as dimensões: trabalho, ciência, cultura e tecnologia. Insistir na sua construção implica na superação da visão mecanicista de qualificação técnica e na formação do estudante de forma crítica e consciente, por meio do seu trabalho.

Palavras-chave: Educação profissional. Ensino médio. Integração.

Abstract

The central concern of this essay is with the Secondary Education Integrated to Professional Education (Ensino Médio Integrado à Educação Profissional” – EMIEP), which seems to lead to a revision of concepts and beliefs. This educational model requires the integration of typical knowledge of secondary school and professional training that should be worked in an integrated way, ensuring dialogue between theory and practice. It has the purpose of analyzing the meaning of the EMIEP, explaining fundamentals that demonstrate the relevance of this model in the last stage of basic education. We sought to delimit the survey: why insist on this form of education? For this, two questions were outlined: what is EMIEP?; and why offer EMIEP? Constituted in a qualitative approach, this essay was produced through bibliographic research involving the authors: Ciavatta (2012), Cunha (2008), Frigotto (2005), among others. The repercussions indicate that the EMIEP presupposes knowledge constituted under the dimensions: work, science, culture and technology. Insisting on its construction implies overcoming the mechanistic view of technical qualification and the training of the students in a critical and conscious way through their work.

Keywords: Professional education. Secondary education. Integration.

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Biografia do Autor

Josimar de Aparecido Vieira

Possui graduação em Pedagogia pela Fundação de Ensino do Desenvolvimento do Oeste (1986), especialização em Supervisão Escolar pela Fundação de Ensino do Desenvolvimento do Oeste (1988), Mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo - UPF (2000) e Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (2011). Atualmente é Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da área de Pedagogia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão. É professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em didática e organização pedagógica do ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, práticas pedagógicas, educação profissional, educação superior e educação do campo.

Orcid https://orcid.org/0000-0002-5531-9946  E-mail: josimar.vieira@sertao.ifrs.edu.br

Marilandi Maria Mascarello Vieira

Possui Graduação em Estudos Sociais pela Fundação de Ensino do Desenvolvimento do Oeste (1983), Graduação em Pedagogia pela Fundação de Ensino do Desenvolvimento do Oeste (1984), Graduação em História pela Fundação Educacional do Oeste Catarinense (1987), Curso de Especialização em Supervisão Escolar (1988), Mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo (1999), Graduação em Direito pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (2007), Curso de Especialização em Direito Processual Civil pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (2009), , Mestrado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011) e doutorado em Educação nas Ciências (2017) pela UNIJUI. É professora titular do Instituto Federal do Rio Grande do Sul - IFRS - Campus Sertão, atuando nos seguintes temas: educação profissional - formação de professores - políticas da educação. Orcid:  https://orcid.org/0000-0003-3156-8590   

E-mail: marilandi.vieira@sertao.ifrs.edu.br

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Publicado

08/06/2019
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Como Citar

VIEIRA, J. de A.; VIEIRA, M. M. M. Ensino médio integrado à educação profissional: por que insistir nesta forma de ensino?. Revista Cocar, [S. l.], v. 13, n. 26, p. 478–496, 2019. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/2522. Acesso em: 20 maio. 2024.

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