Socialização de novos professores nas Instituições Federais de Ensino: conteúdos e estratégias

Autores

  • Gina Mikowaiski gina.mikowaiski@ifrs.edu.br
  • Josimar de Aparecido Vieira josimar.vieira@sertao.ifrs.edu.br

Resumo

Socialization of new teachers in the Federal Institutions of Education: contents and strategies

Resumo

Este ensaio trata do processo de ambientação, integração, envolvimento e identificação organizacional de novos servidores que ingressam em instituições federais de ensino, tendo como referência a socialização organizacional de professores que tomaram posse no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) no mês de janeiro de 2019. O estudo foi produzido por meio de uma abordagem qualitativa, a partir da qual se buscou analisar experiências prévias, ou não, dos novos professores no âmbito do serviço público, suas demandas por informações e estratégias por eles consideradas mais importantes para seu processo de socialização organizacional. A investigação foi organizada com dados obtidos por meio da aplicação de um questionário com questões abertas e fechadas a um grupo de quarenta e cinco novos professores da instituição, no dia de sua posse coletiva, e de pesquisa bibliográfica envolvendo autores que pesquisam a temática. Com a análise e sistematização dos dados foi possível identificar a necessidade de um programa de socialização organizacional que contemple conteúdos significativos acompanhados de estratégias adequadas no acolhimento e socialização de novos professores no início de seu exercício profissional na instituição.

Palavras-chave: Socialização organizacional; Serviço público; Professores.

 

Abstract

This essay deals with the process of ambiance, integration, involvement and organizational identification of new servers entering federal educational institutions, taking as reference the institutional socialization of teachers who took office and joined the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande (IFRS) in January 2019. It was produced through a qualitative approach, aiming to analyze previous or new experiences of the new teachers within the scope of the public service, their demands for information and strategies considered by them to be more important for its institutional socialization process. It was organized with data obtained through the application of a questionnaire with open and closed questions to a group of forty-five new teachers of the institution, on the day of their collective possession, and a bibliographic research involving authors who research on the subject. With the analysis and systematization of the data it was possible to identify the need for an institutional socialization program that contemplates meaningful contents accompanied by adequate strategies in the reception and socialization of new teachers at the beginning of their professional practice in the institution.

Keywords: Institutional socialization; Public service; Teachers.

             

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Biografia do Autor

Gina Mikowaiski

Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica pelo Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT – IFRS – Campus Porto Alegre). Técnica em Assuntos Educacionais no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Reitoria. E.mail: gina.mikowaiski@ifrs.edu.br

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5271-043X

Josimar de Aparecido Vieira

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da área de Pedagogia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). E.mail: josimar.vieira@sertao.ifrs.edu.br

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3156-8590

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Publicado

29/12/2019
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Como Citar

MIKOWAISKI, G.; VIEIRA, J. de A. Socialização de novos professores nas Instituições Federais de Ensino: conteúdos e estratégias. Revista Cocar, [S. l.], v. 13, n. 27, p. 1131–1151, 2019. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/2890. Acesso em: 22 dez. 2024.

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