Estudantes ingressantes de um Curso de Pedagogia na modalidade de Educação a Distância: traçando um possível perfil

Students entering a Distance Education Pedagogy Course: outlining a possible profile

Autores

Resumo

Conhecer o perfil de ingressantes em cursos de graduação contribui para compreender suas identidades profissionais. Neste estudo são analisados dados de ingressantes em um curso de Pedagogia oferecido na modalidade Educação a Distância com a finalidade de revelar o perfil e contribuir para mediar o processo de formação desses profissionais. Trata-se de uma pesquisa dos tipos descritiva e exploratória e seguiu uma abordagem mista, na forma de estudo de caso. Participaram 79 estudantes de um total de 137 matriculados, que responderam um questionário com 38 perguntas. Os dados obtidos foram agrupados em 4 categorias: características pessoais, informações socioeconômicas, características educacionais e vínculos, percepções e expectativas. Os resultados indicam que os ingressantes veem o curso como nova possibilidade de ascensão profissional ou buscam atualização para atuação profissional.

Palavras-chave: Curso de Pedagogia; Educação a distância; Estudantes ingressantes; Perfil.

 

 

Abstract

Knowing the profile of entrants in undergraduate courses contributes to understanding their professional identities. In this study, data from students entering a Pedagogy course offered in Distance Education modality are analyzed with the purpose of revealing the profile and contributing to mediate the formation process of these professionals. This is a descriptive and exploratory research and followed a mixed approach, in the form of a case study. Seventy-nine students participated out of a total of 137 enrolled, who answered a questionnaire with 38 questions. The data obtained were grouped into 4 categories: personal characteristics, socioeconomic information, educational characteristics and links, perceptions and expectations. The results indicate that the newcomers see the course as a new possibility for professional growth or seek updating for professional performance.

Keywords: Pedagogy course; Distance education; Incoming students; Profile.ation.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marilandi Maria Mascarello Vieira, Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó)

Doutora em Educação nas Ciências pela Unijuí. Mestre em Educação pela UPF. Mestre em Direito pela UFSC. Licenciada em Pedagogia e História pela Unochapecó. Bacharel em Direito pela Unochapecó. Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unochapecó.

E-mail: mariland@unochapeco.edu.br   Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5531-9946

 

Josimar de Aparecido Vieira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Sertão

Doutor em Educação pela PUCRS. Mestre em Educação pela UPF. Licenciado em Pedagogia pela Unochapecó. Atualmente é Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da área de Pedagogia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão. É professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do IFRS – ​Campus​ Porto Alegre.

E-mail: josimar.vieira@sertao.ifrs.edu.br​   Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3156-8590

 

Downloads

Publicado

15/09/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 102
  • pdf downloads: 61

Como Citar

VIEIRA, M. M. M.; VIEIRA, J. de A. Estudantes ingressantes de um Curso de Pedagogia na modalidade de Educação a Distância: traçando um possível perfil: Students entering a Distance Education Pedagogy Course: outlining a possible profile. Revista Cocar, [S. l.], v. 19, n. 37, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6388. Acesso em: 12 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)