Educação escolar indígena potiguara: práticas pedagógicas de docentes para a visibilidade da identidade e saberes ancestrais
Potiguara indigenous school education: pedagogical practices of teachers for the visibility of ancestral identity and knowledge
Palavras-chave:
Educação Escolar IndígenaResumo
A educação escolar indígena apresenta inúmeros desafios, além de um percurso histórico de luta e resistência dos seus direitos e visibilidade em um contexto de marginalização. Seguindo tal direção, este artigo objetiva analisar as práticas pedagógicas realizadas pelos docentes das disciplinas específicas Potiguara (Etno história, Arte e cultura e Tupi) do Ensino Médio, bem como os materiais curriculares e didáticos, identificando a presença dos saberes ancestrais e a visibilidade da identidade indígena na escola Índio Pedro Máximo de Lima, localizada na aldeia Três Rios (Marcação/Paraíba). Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, utilizando o método do estudo de caso. Para a coleta de dados, é utilizada a pesquisa documental, com procedimentos da análise de conteúdo do tipo categorial.
Palavras-chave: Educação Escolar Indígena; Saberes Ancestrais Potiguara; Identidade Potiguara.
Abstract
Indigenous school education faces numerous challenges, in addition to a historical journey marked by struggles for rights and visibility within a context of marginalization. This research investigates the pedagogical practices implemented by teachers of Potiguara-specific subjects (Ethnohistory, Art and Culture, and Tupi) in high school, as well as the curricular and instructional materials used. It aims to identify the integration of ancestral knowledge and the visibility of Indigenous identity at Pedro Máximo de Lima Indigenous School, located in the village of Três Rios (Marcação/Paraíba). This study adopts a qualitative approach, using a case study method. Data collection is conducted through document analysis, with procedures based on categorical content analysis.
Keywords: Indigenous School Education; Potiguara Ancestral Knowledge; Potiguara Identity.
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