As Dimensões Educativas do Ritual da Tucandeira Sateré-Mawé e a Educação Escolar Indígena
The Educational Dimensions of the Tucandeira Sateré-Mawé Ritual and the Implications for Indigenous School Education
Resumo
A Constituição do Brasil, de 1988, assegura às sociedades indígenas o direito de ter o seu modelo de educação. Este trabalho visa identificar os aspectos educativos que os Sateré-Mawé atribuem ao ritual da tucandeira e como esses elementos podem vir a constituir a educação escolar indígena, especificamente da escola de Ponta Alegre, Barreirinha, Amazonas. Como método, realizamos um estudo bibliográfico, particularmente das produções acadêmicas dos(as) autores(as) Sateré-Mawé, o levantamento da legislação, diretrizes da educação escolar indígena, bem como contamos com as experiências de atividades educativas de um professor Sateré-Mawé, o qual é o autor deste texto. Dentre os resultados, o ritual da tucandeira reúne elementos da organização social e da cultura Sateré-Mawé, como papéis sociais, normas, valores e conhecimentos. Concluímos que essa gama de aspectos da educação Sateré-Mawé tem o potencial de ressignificar a educação escolar indígena, no caso, a escola de Ponta Alegre.
Palavras-chave: Cultura Sateré-Mawé; Educação Sateré-Mawé; Ritual da Tucandeira.
Abstract
The Brazilian Constitution of 1988 guarantees indigenous societies the right to have their own model of education. This study aims to identify the educational aspects that the Sateré-Mawé attribute to the tucandeira ritual and how these elements may constitute indigenous school education, specifically the school in Ponta Alegre, Barreirinha, Amazonas. As the method, we conducted a bibliographic study, particularly of the scientific productions of the Sateré-Mawé authors, a survey of the legislation and guidelines regarding indigenous school education, as well as the experiences of educational activities of a Sateré-Mawé teacher, who is the author of this text. Among the results, the tucandeira ritual brings together elements of Sateré-Mawé social organization and culture, such as social roles, norms, values and knowledge. We concluded that this range of aspects of Sateré-Mawé education has the potential to resignify indigenous school education, in this case, the Ponta Alegre school.
Keywords: Sateré-Mawé Culture; Sateré-Mawé Education; Tucandeira Ritual.
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