Educação escolar indígena: conquistas e desafios na escola indígena Wararaawa Assurini, na Aldeia Trocará, município de Tucuruí-PA

Indigenous school education: achievements and challenges at the Wararaawa Assurini indigenous school, at Trocará Village, in the Municipality of Tucuruí-PA

Autores

Palavras-chave:

Escola Indígena, Educação Formal, Currículo, Saberes Tradicionais

Resumo

Este estudo analisa o processo educacional na Escola Indígena Wararaawa Assurini, na Aldeia Trocará, em Tucuruí/PA, por meio do diálogo intercultural, focalizando na transmissão de saberes tradicionais e na educação formal, evidenciando aspectos históricos e socioculturais dessa etnia. Assim como reflete a atuação dos professores Assurini na educação de seu povo, nas batalhas travadas com o modelo educacional hegemônico, nos desafios e resistências em prol de uma educação digna e diferenciada. Metodologicamente, realizou-se, ainda, pesquisa de campo com observação do cotidiano das aulas e entrevistas com professores, alunos e demais habitantes, que revelaram que o currículo escolar trabalhado necessita que se contemplem as especificidades dessa população, respeitando sua realidade e espaços, considerando o seu modo de vida e os elementos que constituem suas identidades.

Palavras-chave: Escola Indígena; Educação Formal; Currículo; Saberes Tradicionais.

 

Abstract

This study analyzes the educational process in the Wararaawa Assurini Indigenous School, in the Trocará village, in Tucuruí, Pará State, through intercultural dialogue, focusing on the transmission of traditional knowledge and formal education, highlighting historical and sociocultural aspects of this ethnic group. As well as reflecting the actions of the Assurini teachers in the education of their people, in the battles waged against the hegemonic educational model, in the challenges and resistance in favor of a dignified and differentiated education. Methodologically, field research was also conducted with observation of the daily routine of the classes and interviews with teachers, students, and other inhabitants, which revealed that the school curriculum needs to contemplate the specificities of this population, respecting their reality and spaces, considering their way of life and the elements that constitute their identities.

Keywords: Indigenous School; Formal education; Curriculum; Traditional Knowledge.

 

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Biografia do Autor

Benedita Celeste de Moraes Pinto, Universidade Federal do Pará

Doutora em História Social pela PUC/SP (2004). Mestre em História Social pela PUC/SP (1999). Licenciada plena e Bacharel em História pela UFPA (1995). Atualmente, é professora Adjunto A da Universidade Federal do Pará, lotada no Campus Universitário do Tocantins/Cametá, atuando na Faculdade de História do Tocantins (FACHTO) e no Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura (PPGEDUC). Possui estágio Pós-Doutoral em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMT pelo PROCAD Amazônia – CAPES (2019). E-mail: celpinto18@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9450-5461

Cristian Caio Silva Moreira, Universidade Federal do Pará

Licenciado em História pela Universidade Federal do Pará (2022). Mestrando em Educação e Cultura pela Universidade Federal do Pará (PPGEDUC/UFPA). Participante do Grupo de Pesquisa História, Educação e Linguagem na Região Amazônica (HELRA) (CNPq/UFPA). Participante do Grupo De Pesquisa Quilombos e Mocambeiros: história da resistência negra na Amazônia (QUIMOHRENA) (CNPq/UFPA). E-mail: cristianmoreira562@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8829-9665

Igor Silva de Barros, Universidade Federal do Pará

Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (2017). Possui graduação em Educação Física pela universidade Unopar (2017). Especialista em Gestão, Orientação e Supervisão Escolar. Especialista em Educação Física Adaptada. Mestre em Educação, Cultura e Linguagem pela Universidade Federal do Pará. Doutorando em Educação, Cultura e Sociedade na Universidade Federal do Pará. Professor da Secretaria Municipal de Educação de Mocajuba/PA (SEMEC). E-mail: igortucballet@hotmail. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3278-5493

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Publicado

10/11/2023
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Como Citar

DE MORAES PINTO, B. C.; SILVA MOREIRA, C. C.; SILVA DE BARROS, I. Educação escolar indígena: conquistas e desafios na escola indígena Wararaawa Assurini, na Aldeia Trocará, município de Tucuruí-PA: Indigenous school education: achievements and challenges at the Wararaawa Assurini indigenous school, at Trocará Village, in the Municipality of Tucuruí-PA. Revista Cocar, [S. l.], v. 19, n. 37, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7228. Acesso em: 29 abr. 2024.

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