“Ainda não estou preparada para isso”: a questão de gênero no cenário escolar amazônico
“Todavía no estoy lista para esto”: la cuestión de género en el escenario escolar amazónico
Palavras-chave:
gênero, docente, ambiente escolarResumo
O presente artigo tem como objetivo analisar as percepções de um grupo de 5 (cinco) docentes da educação básica a respeito das questões de gênero no ambiente escolar, levando em consideração as políticas públicas atuais que abordam a temática. A pesquisa dialoga com autores/as do campo dos Estudos Culturais e autores/as que debatem as questões de gênero na escola (HALL, 2006; CANDAU, 2014; FLEURI, 2003; MISKOLCI, 2005, LOURO, 2017). A abordagem metodológica utilizada foi a bricolagem (NEIRA; LIPPI, 2012; KINCHELOE; BERRY, 2007), utilizando-se de entrevistas semiestruturadas, análise documental e grupo de discussão. A pesquisa possibilitou reflexões importantes a partir das narrativas e dos discursos que os professores/as têm a respeito da temática de gênero no currículo escolar da educação básica, ao considerar a falta de formação inicial e continuada como fator principal da não abordagem do tema em questão na escola.
Palavras-chave: Gênero; Docente; Ambiente escolar.
Resumen
Este artículo tiene como objetivo analizar las percepciones de un grupo de 5 (cinco) docentes de educación básica respecto a la problemática de género en el ámbito escolar, teniendo en cuenta las políticas públicas vigentes que abordan el tema. La investigación dialoga con autores del campo de los Estudios Culturales y autores que debaten cuestiones de género en las escuelas (HALL, 2006; CANDAU, 2014; FLEURI, 2003; MISKOLCI, 2005, LOURO, 2017). El enfoque metodológico utilizado fue el bricolaje (NEIRA; LIPPI, 2012; KINCHELOE; BERRY, 2007), utilizando entrevistas semiestructuradas, análisis de documentos y grupos de discusión. La investigación permitió importantes reflexiones a partir de las narrativas y discursos que tienen los docentes respecto a la cuestión de género en el currículo escolar de educación básica, considerando la falta de formación inicial y continua como el principal factor para no abordar el tema en cuestión en la escuela.
Palabras clave: Género; Maestro; Ambiente escolar.
Downloads
Referências
CRUZ, Marlon Messias Santana; PALMEIRA, F. C. C. Construção de identidade de gênero na Educação Física Escolar, Revista Motriz, Rio Claro, v.15 n.1 p.116-131, jan./mar. 2009. Acesso em 12 de junho de 2023. Disponível em https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/1470
FLEURI, R. M. Políticas da diferença: para além dos estereótipos na prática educacional. Educação & Sociedade; Campinas; vol. 27, n. 95; p. 495-520, maio/ago. 2006.
HALL, S. A identidade cultural da pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
HERNANDES, Margareth da Silva. O silenciamento sobre as questões de gênero na escola:
A inconstitucionalidade de leis e normativas recentes na área da educação. O direito à diferença: contribuições para uma análise crítica do Direito / organizador BRASIL, Charles dos Santos – Rio Branco: Edufac, 2020. P. 55-65.
KINCHELOE, Joe L.; BERRY, K. S. Pesquisa em educação: conceituando a bricolagem. Porto Alegre: Artmed, 2007.
LEAL, Nathalia Costa; ZOCCAL, Sirlei Ivo Leito; SABA, Marly. A questão do gênero no contexto escolar. Leopoldianum, Ano 43, 2017, n.º 121, p. 95-104. Acesso em 06 de junho de 2023. Disponivel em
LOURO, G.L. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis: Vozes, 1997.
LÜDKE, Menga, ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MAIA, A.B.C.; NAVARRO, Carolina; MAIA, Ari Fernando. Relações entre gênero e escola no discurso de professoras do ensino fundamental. Psicologia da Educação-PUC-SP, São Paulo, 32, 1º sem. de 2011, pp. 25-46. Acesso em 09 de junho de 2023. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/psicoeduca/article/view/39178
MEINERZ, Carla Beatriz. Grupos de Discussão: uma opção metodológica na pesquisa em educação. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 36, n. 2, p. 485-504, maio/ago. 2011 MEYER, Dagmar Estermann; PARAÍSO, Marlucy Alves (orgs.). Metodologia de pesquisa pós-critica em educação. Belo Horizonte Mazza Edições, 2012.
MISKOLCI, Richard. Um Corpo Estranho na Sala de Aula In: Abramowicz, Anete e
Silvério, Valter Roberto. (Editores) Afirmando Diferenças. Campinas, Papirus, 2005.
NEIRA, Marcos Garcia; LIPPI, Bruno Gonçalves. Tecendo a Colcha de Retalhos: a bricolagem como alternativa para a pesquisa educacional. Educação & Realidade. Porto Alegre, v. 37, n. 2, p. 607-625, maio/ago. 2012.
NELSON, Cary; TREICHLER, Paula A.; GRASSBERG, Lawrence. Estudos Culturais: uma introdução. In. SILVA, Tomaz Tadeu. (Org.). Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos estudos culturais em educação. Petrópolis: Vozes, 2013. p. 7-37.
SCOTT, Joan. Gênero: uma Categoria Útil de Análise Histórica. Educação e Realidade. 20 (2), p.71-99, 1995
SILVEIRA, Rosa Maria Hessel. A entrevista na pesquisa em educação – uma arena de significados. In: COSTA, Marisa Vorraber. Caminhos Investigativos II: Outros modos de pensar e fazer pesquisa em educação. 2. ed. Rio de Janeiro: Lamparina editora, 2007.
WELLER, Wivian. Grupos de Discussão na Pesquisa com Adolescentes e Jovens: aportes teórico-metodológicos e análise de uma experiência com o método. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 32, n. 2, p. 241-260, maio/ago. 2006. Disponível em: Acesso em: 30 abr. 2011.
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 53
- pdf downloads: 23