“Ainda não estou preparada para isso”: a questão de gênero no cenário escolar amazônico
“Todavía no estoy lista para esto”: la cuestión de género en el escenario escolar amazónico
Palavras-chave:
gênero, docente, ambiente escolarResumo
O presente artigo tem como objetivo analisar as percepções de um grupo de 5 (cinco) docentes da educação básica a respeito das questões de gênero no ambiente escolar, levando em consideração as políticas públicas atuais que abordam a temática. A pesquisa dialoga com autores/as do campo dos Estudos Culturais e autores/as que debatem as questões de gênero na escola (HALL, 2006; CANDAU, 2014; FLEURI, 2003; MISKOLCI, 2005, LOURO, 2017). A abordagem metodológica utilizada foi a bricolagem (NEIRA; LIPPI, 2012; KINCHELOE; BERRY, 2007), utilizando-se de entrevistas semiestruturadas, análise documental e grupo de discussão. A pesquisa possibilitou reflexões importantes a partir das narrativas e dos discursos que os professores/as têm a respeito da temática de gênero no currículo escolar da educação básica, ao considerar a falta de formação inicial e continuada como fator principal da não abordagem do tema em questão na escola.
Palavras-chave: Gênero; Docente; Ambiente escolar.
Resumen
Este artículo tiene como objetivo analizar las percepciones de un grupo de 5 (cinco) docentes de educación básica respecto a la problemática de género en el ámbito escolar, teniendo en cuenta las políticas públicas vigentes que abordan el tema. La investigación dialoga con autores del campo de los Estudios Culturales y autores que debaten cuestiones de género en las escuelas (HALL, 2006; CANDAU, 2014; FLEURI, 2003; MISKOLCI, 2005, LOURO, 2017). El enfoque metodológico utilizado fue el bricolaje (NEIRA; LIPPI, 2012; KINCHELOE; BERRY, 2007), utilizando entrevistas semiestructuradas, análisis de documentos y grupos de discusión. La investigación permitió importantes reflexiones a partir de las narrativas y discursos que tienen los docentes respecto a la cuestión de género en el currículo escolar de educación básica, considerando la falta de formación inicial y continua como el principal factor para no abordar el tema en cuestión en la escuela.
Palabras clave: Género; Maestro; Ambiente escolar.
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