“Ainda não estou preparada para isso”: a questão de gênero no cenário escolar amazônico

“Todavía no estoy lista para esto”: la cuestión de género en el escenario escolar amazónico

Autores

Palavras-chave:

gênero, docente, ambiente escolar

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar as percepções de um grupo de 5 (cinco) docentes da educação básica a respeito das questões de gênero no ambiente escolar, levando em consideração as políticas públicas atuais que abordam a temática. A pesquisa dialoga com autores/as do campo dos Estudos Culturais e autores/as que debatem as questões de gênero na escola (HALL, 2006; CANDAU, 2014; FLEURI, 2003; MISKOLCI, 2005, LOURO, 2017). A abordagem metodológica utilizada foi a bricolagem (NEIRA; LIPPI, 2012; KINCHELOE; BERRY, 2007), utilizando-se de entrevistas semiestruturadas, análise documental e grupo de discussão. A pesquisa possibilitou reflexões importantes a partir das narrativas e dos discursos que os professores/as têm a respeito da temática de gênero no currículo escolar da educação básica, ao considerar a falta de formação inicial e continuada como fator principal da não abordagem do tema em questão na escola.

Palavras-chave: Gênero; Docente; Ambiente escolar.

 

Resumen

Este artículo tiene como objetivo analizar las percepciones de un grupo de 5 (cinco) docentes de educación básica respecto a la problemática de género en el ámbito escolar, teniendo en cuenta las políticas públicas vigentes que abordan el tema. La investigación dialoga con autores del campo de los Estudios Culturales y autores que debaten cuestiones de género en las escuelas (HALL, 2006; CANDAU, 2014; FLEURI, 2003; MISKOLCI, 2005, LOURO, 2017). El enfoque metodológico utilizado fue el bricolaje (NEIRA; LIPPI, 2012; KINCHELOE; BERRY, 2007), utilizando entrevistas semiestructuradas, análisis de documentos y grupos de discusión. La investigación permitió importantes reflexiones a partir de las narrativas y discursos que tienen los docentes respecto a la cuestión de género en el currículo escolar de educación básica, considerando la falta de formación inicial y continua como el principal factor para no abordar el tema en cuestión en la escuela.

Palabras clave: Género; Maestro; Ambiente escolar.

 

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Biografia do Autor

Noé Cardoso da Silva, Universidade Federal de Rondônia

Doutorando no Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado Profissional em Educação Escolar-PPGEEProf., pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Mestre em Educação Escolar pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Pós-Graduado em Docência do Ensino Superior pela Faculdade de Teologia de Boa Vista (FATEBOV). Graduado em Pedagogia pela União das Escolas Superiores de Rondônia (UNIRON). Professor estatutário da Rede Municipal de Ensino de Porto Velho (RO), atualmente exercendo a função de vice-diretor da Escola Municipal de Ensino Fundamental Pé de Murici. Integrante do grupo de pesquisadores vinculado à Linha de Pesquisa ‘Currículos, identidades e Diferenças na Amazônia’, do Grupo de Pesquisa em Educação na Amazônia, vinculado ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-CNPq. E-mail: noe.cardoso@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3729-093X

Genivaldo Frois Scaramuzza, Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Professor da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Atua no Curso de Licenciatura em Educação Básica Intercultural e no Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado Profissional em Educação Escolar - PPGEEProf. (UNIR). Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Graduado em Filosofia pelo Centro Universitário Leonardo Da Vinci. Especialista em Gestão, Supervisão e Orientação Escolar pela Faculdade da Amazônia (FAMA). Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Doutor em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Campo Grande - MS. Palavras-chave de trabalho e interesse em pesquisa, principalmente na pós-graduação, que abordem os seguintes temas: Interculturalidade. Relações Étnico-Raciais. Estudos Culturais. Teorias do Currículo. Modernidade/Colonialidade. Pós-colonialismo e Diferença. Educação Escolar Indígena. Identidades e Diferenças na Educação. Formação Docente em sua Relação com as Diferenças/Culturalidades/Diversidade. Teorias Pós-Críticas da Educação. Poder, Representação, Articulação, Identidade, Hibridismo na educação. Pedagogias Culturais, Circuitos Culturais, Diásporas, Terceiro-Espaço, Discursos Culturais e Midiáticos em sua relação com educação e identidade. Igualdade/Desigualdades em educação. E-mail: scaramuzza1@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3738-9905.

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Publicado

21/12/2023
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Como Citar

CARDOSO DA SILVA, N.; SCARAMUZZA, G. F. “Ainda não estou preparada para isso”: a questão de gênero no cenário escolar amazônico: “Todavía no estoy lista para esto”: la cuestión de género en el escenario escolar amazónico. Revista Cocar, [S. l.], v. 19, n. 37, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7656. Acesso em: 19 maio. 2024.