“Ainda não estou preparada para isso”: a questão de gênero no cenário escolar amazônico

“Todavía no estoy lista para esto”: la cuestión de género en el escenario escolar amazónico

Autores

Palavras-chave:

gênero, docente, ambiente escolar

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar as percepções de um grupo de 5 (cinco) docentes da educação básica a respeito das questões de gênero no ambiente escolar, levando em consideração as políticas públicas atuais que abordam a temática. A pesquisa dialoga com autores/as do campo dos Estudos Culturais e autores/as que debatem as questões de gênero na escola (HALL, 2006; CANDAU, 2014; FLEURI, 2003; MISKOLCI, 2005, LOURO, 2017). A abordagem metodológica utilizada foi a bricolagem (NEIRA; LIPPI, 2012; KINCHELOE; BERRY, 2007), utilizando-se de entrevistas semiestruturadas, análise documental e grupo de discussão. A pesquisa possibilitou reflexões importantes a partir das narrativas e dos discursos que os professores/as têm a respeito da temática de gênero no currículo escolar da educação básica, ao considerar a falta de formação inicial e continuada como fator principal da não abordagem do tema em questão na escola.

Palavras-chave: Gênero; Docente; Ambiente escolar.

 

Resumen

Este artículo tiene como objetivo analizar las percepciones de un grupo de 5 (cinco) docentes de educación básica respecto a la problemática de género en el ámbito escolar, teniendo en cuenta las políticas públicas vigentes que abordan el tema. La investigación dialoga con autores del campo de los Estudios Culturales y autores que debaten cuestiones de género en las escuelas (HALL, 2006; CANDAU, 2014; FLEURI, 2003; MISKOLCI, 2005, LOURO, 2017). El enfoque metodológico utilizado fue el bricolaje (NEIRA; LIPPI, 2012; KINCHELOE; BERRY, 2007), utilizando entrevistas semiestructuradas, análisis de documentos y grupos de discusión. La investigación permitió importantes reflexiones a partir de las narrativas y discursos que tienen los docentes respecto a la cuestión de género en el currículo escolar de educación básica, considerando la falta de formación inicial y continua como el principal factor para no abordar el tema en cuestión en la escuela.

Palabras clave: Género; Maestro; Ambiente escolar.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Noé Cardoso da Silva, Universidade Federal de Rondônia

Doutorando no Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado Profissional em Educação Escolar-PPGEEProf., pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Mestre em Educação Escolar pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Pós-Graduado em Docência do Ensino Superior pela Faculdade de Teologia de Boa Vista (FATEBOV). Graduado em Pedagogia pela União das Escolas Superiores de Rondônia (UNIRON). Professor estatutário da Rede Municipal de Ensino de Porto Velho (RO), atualmente exercendo a função de vice-diretor da Escola Municipal de Ensino Fundamental Pé de Murici. Integrante do grupo de pesquisadores vinculado à Linha de Pesquisa ‘Currículos, identidades e Diferenças na Amazônia’, do Grupo de Pesquisa em Educação na Amazônia, vinculado ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-CNPq. E-mail: noe.cardoso@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3729-093X

Genivaldo Frois Scaramuzza, Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Professor da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Atua no Curso de Licenciatura em Educação Básica Intercultural e no Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado Profissional em Educação Escolar - PPGEEProf. (UNIR). Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Graduado em Filosofia pelo Centro Universitário Leonardo Da Vinci. Especialista em Gestão, Supervisão e Orientação Escolar pela Faculdade da Amazônia (FAMA). Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Doutor em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Campo Grande - MS. Palavras-chave de trabalho e interesse em pesquisa, principalmente na pós-graduação, que abordem os seguintes temas: Interculturalidade. Relações Étnico-Raciais. Estudos Culturais. Teorias do Currículo. Modernidade/Colonialidade. Pós-colonialismo e Diferença. Educação Escolar Indígena. Identidades e Diferenças na Educação. Formação Docente em sua Relação com as Diferenças/Culturalidades/Diversidade. Teorias Pós-Críticas da Educação. Poder, Representação, Articulação, Identidade, Hibridismo na educação. Pedagogias Culturais, Circuitos Culturais, Diásporas, Terceiro-Espaço, Discursos Culturais e Midiáticos em sua relação com educação e identidade. Igualdade/Desigualdades em educação. E-mail: scaramuzza1@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3738-9905.

Referências

CRUZ, Marlon Messias Santana; PALMEIRA, F. C. C. Construção de identidade de gênero na Educação Física Escolar, Revista Motriz, Rio Claro, v.15 n.1 p.116-131, jan./mar. 2009. Acesso em 12 de junho de 2023. Disponível em https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/1470

FLEURI, R. M. Políticas da diferença: para além dos estereótipos na prática educacional. Educação & Sociedade; Campinas; vol. 27, n. 95; p. 495-520, maio/ago. 2006.

HALL, S. A identidade cultural da pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

HERNANDES, Margareth da Silva. O silenciamento sobre as questões de gênero na escola:

A inconstitucionalidade de leis e normativas recentes na área da educação. O direito à diferença: contribuições para uma análise crítica do Direito / organizador BRASIL, Charles dos Santos – Rio Branco: Edufac, 2020. P. 55-65.

KINCHELOE, Joe L.; BERRY, K. S. Pesquisa em educação: conceituando a bricolagem. Porto Alegre: Artmed, 2007.

LEAL, Nathalia Costa; ZOCCAL, Sirlei Ivo Leito; SABA, Marly. A questão do gênero no contexto escolar. Leopoldianum, Ano 43, 2017, n.º 121, p. 95-104. Acesso em 06 de junho de 2023. Disponivel em

LOURO, G.L. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis: Vozes, 1997.

LÜDKE, Menga, ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MAIA, A.B.C.; NAVARRO, Carolina; MAIA, Ari Fernando. Relações entre gênero e escola no discurso de professoras do ensino fundamental. Psicologia da Educação-PUC-SP, São Paulo, 32, 1º sem. de 2011, pp. 25-46. Acesso em 09 de junho de 2023. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/psicoeduca/article/view/39178

MEINERZ, Carla Beatriz. Grupos de Discussão: uma opção metodológica na pesquisa em educação. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 36, n. 2, p. 485-504, maio/ago. 2011 MEYER, Dagmar Estermann; PARAÍSO, Marlucy Alves (orgs.). Metodologia de pesquisa pós-critica em educação. Belo Horizonte Mazza Edições, 2012.

MISKOLCI, Richard. Um Corpo Estranho na Sala de Aula In: Abramowicz, Anete e

Silvério, Valter Roberto. (Editores) Afirmando Diferenças. Campinas, Papirus, 2005.

NEIRA, Marcos Garcia; LIPPI, Bruno Gonçalves. Tecendo a Colcha de Retalhos: a bricolagem como alternativa para a pesquisa educacional. Educação & Realidade. Porto Alegre, v. 37, n. 2, p. 607-625, maio/ago. 2012.

NELSON, Cary; TREICHLER, Paula A.; GRASSBERG, Lawrence. Estudos Culturais: uma introdução. In. SILVA, Tomaz Tadeu. (Org.). Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos estudos culturais em educação. Petrópolis: Vozes, 2013. p. 7-37.

SCOTT, Joan. Gênero: uma Categoria Útil de Análise Histórica. Educação e Realidade. 20 (2), p.71-99, 1995

SILVEIRA, Rosa Maria Hessel. A entrevista na pesquisa em educação – uma arena de significados. In: COSTA, Marisa Vorraber. Caminhos Investigativos II: Outros modos de pensar e fazer pesquisa em educação. 2. ed. Rio de Janeiro: Lamparina editora, 2007.

WELLER, Wivian. Grupos de Discussão na Pesquisa com Adolescentes e Jovens: aportes teórico-metodológicos e análise de uma experiência com o método. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 32, n. 2, p. 241-260, maio/ago. 2006. Disponível em: Acesso em: 30 abr. 2011.

Downloads

Publicado

21/12/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 53
  • pdf downloads: 23

Como Citar

CARDOSO DA SILVA, N.; SCARAMUZZA, G. F. “Ainda não estou preparada para isso”: a questão de gênero no cenário escolar amazônico: “Todavía no estoy lista para esto”: la cuestión de género en el escenario escolar amazónico. Revista Cocar, [S. l.], v. 19, n. 37, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7656. Acesso em: 22 nov. 2024.