Mapeamento das matrículas de alunos da Educação Especial em escolas de assentamentos em Minas Gerais

Mapping of special education students enrollments in settlements schools in Minas Gerais

Autores

Palavras-chave:

Educação Especial, Indicadores Educacionais, Assentamento

Resumo

o objetivo deste estudo é mapear as matrículas dos alunos da Educação Especial que estudaram em escolas de assentamentos localizadas no estado de Minas Gerais no ano de 2020. Os procedimentos metodológicos foram pautados nos microdados do Censo Escolar da Educação Básica disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) a partir do software IBM SPSS (Statistical Package for the Social Sciences) no ano de 2020. Este ano foi selecionado por ser o mais atual no momento da pesquisa. Os resultados indicam a presença de matrículas gerais e da Educação Especial em escolas localizadas, sobretudo em comunidades de quilombos, seguida por área de assentamento e em terra indígena; especificamente nas matrículas da Educação Especial das escolas de assentamentos, a deficiência intelectual é a preponderante (72%). Diante disso, problematizam-se os processos de identificação e diagnóstico para os povos campesinos.

Palavras-chave: Educação especial; Indicadores educacionais; Assentamento.

 

 

Abstract

This article aims to map the enrollment of Special Education students who studied in schools in settlements, located in the state of Minas Gerais in 2020. The methodological procedures were based on microdata from the School Census of Basic Education, provided by National Institute of Educational Studies and Research Anísio Teixeira (Inep) from the IBM SPSS (Statistical Package for the Social Sciences) software in the year 2020. This year was selected because it was the most current at the time of the research. The results indicate the presence of general and Special Education enrollments in schools located, above all, in quilombo communities, followed by settlement areas and in indigenous lands; specifically in settlement schools, in Special Education enrollments, intellectual disability is predominant (72%). In view of this, the processes of identification and diagnosis for peasant peoples are problematized.

Keywords: Special education; Educational indicators; Settlement.

 

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Biografia do Autor

Taísa Grasiela Gomes Liduenha Gonçalves, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui Graduação em Pedagogia (2010) pela Universidade Estadual de Londrina - UEL, mestrado em Educação pela UEL (2012) e doutorado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (2014). Pós-Doutorado em Educação pela UEL (2016). Atualmente é professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Especial e Direito Escolar (GEPEEDE).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5621711552244157; ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5589-584X; E-mail: taisaliduenha@ufmg.br.

Walice Soares Rodrigues, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, com foco em Conhecimento e Inclusão Social, onde integra o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Especial e Direito Escolar – GEPEEDE. Mestre em Educação pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM. Bacharel em Engenharia Industrial Elétrica. Licenciado em Matemática/Ciências. Graduado em Pedagogia. Atualmente desenvolve as atividades da função de Diretor do Departamento de Ensino da Secretaria Municipal de Educação de Governador Valadares. Lattes: https://lattes.cnpq.br/3487427077559044; ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4622-251X; E-mail: walicers@gmail.com.     

Augusto Cesar Cardoso Mendes, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestrando em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, com foco em Conhecimento e Inclusão Social. Ele é também psicólogo de formação e atua na pesquisa em Educação, com interface na Psicologia. Seu trabalho se concentra nas discussões sobre Educação Especial Inclusiva no contexto da Educação do Campo, com experiência na inclusão de estudantes com deficiência na Educação Básica e Superior. Augusto integrou o Núcleo de Acessibilidade, Inclusão e Direitos Humanos, atendendo aos graduandos com deficiência dos diferentes cursos de uma instituição de ensino privado da região metropolitana de Belo Horizonte. Ele é membro da Red Latino Americana de Psicologia Rural e integra o Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Especial e Direito Escolar (GEPEEDE/UFMG), além de participar da Rede de Educação Especial do Campo. Lattes: http://lattes.cnpq.br/9202752066289866; ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0249-0026; E-mail: gutocm8@gmail.com.

 

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29/11/2023
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Como Citar

GOMES LIDUENHA GONÇALVES, T. G.; SOARES RODRIGUES, W.; CESAR CARDOSO MENDES, A. Mapeamento das matrículas de alunos da Educação Especial em escolas de assentamentos em Minas Gerais : Mapping of special education students enrollments in settlements schools in Minas Gerais. Revista Cocar, [S. l.], n. 21, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7785. Acesso em: 19 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos