Educação intercultural: a escola como espaço para a diversidade dos povos originários

Intercultural education: the school as a space for the diversity of original peoples

Autores

Palavras-chave:

Educação escolar indígena, Currículo, Interculturalidade

Resumo

Este artigo, é uma produção que visa discutir os processos de existência e resistência dos povos indígenas no Brasil, diante da sua escolarização, tendo, como propósito, a construção do currículo intercultural, no qual os conhecimentos ancestrais sejam respeitados e valorizados. Partiu-se da metodologia de revisão bibliográfica e documental, que trata da realidade e da experiência da educação escolar indígena de forma intercultural. Procurou-se entender como os indígenas se articulam no processo de construção do currículo considerando suas especificidades e diversidades. Dentre os resultados alcançados, verificou-se que os indígenas estão conscientes do papel e do poder que a educação exerce dentro e fora da comunidade. Onde o educador exerce papel de mediador na construção de relações interculturais. Concluiu-se que, é indispensável compreender as relações entre educação e cultura.

Palavras-chave: Educação escolar indígena. Currículo. Interculturalidade.

 

 

Abstract

This article is a production that aims to discuss the processes of existence and resistance of indigenous peoples in Brazil, in the face of their schooling, with the purpose of building an intercultural curriculum, in which ancestral knowledge is respected and valued. The methodology used was a bibliographic and documentary review, which deals with the reality and experience of indigenous school education in an intercultural way. We seek to understand how indigenous people interact in the curriculum construction process, considering their specificities and diversities. Among the results obtained, indigenous people are aware of the role and power that education exerts within and outside the community. Where the educator plays the role of mediator in the construction of intercultural relationships. It was concluded that it is necessary to understand the relationships between education and culture.

Keywords: Indigenous school education. Curriculum. Interculturality.

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Biografia do Autor

Michele de Arruda Vasconcelos Moura, Secretaria Municipal de Educação de Guarantã do Norte/MT

Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário da Grande Dourados/UNIGRAN. Especialista em Educação Especial pela Faculdades Integradas do Vale do Ivaí/UNIVALE. Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Mato Grosso/UNEMAT. Intérprete de LIBRAS pelo Instituto Federal de Mato Grosso. E-mail: michele.moura@unemat.br  ORCID: https://orcid.org/0009-0007-2286-9857

 

Alceu Zoia, Unemat - Universidade do Estado de Mato Grosso

Graduado em Filosofia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul/ UNIJUÍ. Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso/UFMT. Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Goiás/UFG. Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná/UFPR. Professor adjunto da Universidade do Estado de Mato Grosso, atuando em diversos cursos, professor do Programa de Pós-Graduação - PPGEDU/UNEMAT. Professor permanente do PPGECII - Programa de Pós-Graduação em Contexto Intercultural Indígena. Editor da Revista da Faculdade de Educação e Membro do Corpo Editorial da Revista Educação, Cultura e Sociedade e da revista Eventos Pedagógicos. Faz parte da Rede de Pesquisa Ação Saberes Indígenas na Escola (ASIE), da Rede Internacional de Pesquisadores sobre Povos Originários e Comunidades Tradicionais (RedeCT) e da Rede Latino Americana de Diálogos Decoloniais e Interculturais (Reyala). E-mail: alceuzoia@gmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0512-9511

 

Marina da Costa Azevedo, Secretaria Municipal de Educação de Campinápolis/MT

Graduada em Educação Física pela Universidade Federal de Goiás/ UFG. Especialista em educação física escolar e transtornos globais do desenvolvimento. Mestrado em Educação pela Universidade do Estado de Mato Grosso/ UNEMAT. Professora efetiva do município de Campinápolis/ MT no ensino fundamental II. E-mail: marina.azevedo@unemat.br  ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8363-701X

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Publicado

09/11/2024
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Como Citar

MOURA, M. de A. V.; ZOIA, A.; AZEVEDO, M. da C. Educação intercultural: a escola como espaço para a diversidade dos povos originários : Intercultural education: the school as a space for the diversity of original peoples. Revista Cocar, [S. l.], v. 21, n. 39, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8129. Acesso em: 8 dez. 2024.

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