Caminhos da pesquisa sobre a educação escolar de indígenas surdos no MS

Caminos de la investigación sobre la educación escolar de indígenas sordos en MS

Autores

Palavras-chave:

Educação de surdos, Educação Escolar Indígena, Línguas de sinais

Resumo

O texto apresenta os resultados de investigações realizadas pelas autoras em escolas de comunidades Guarani e Kaiowá, localizadas no estado de Mato Grosso do Sul. As pesquisas tiveram como objeto o levantamento de dados sobre o atendimento de estudantes surdos em escolas indígenas e os discursos que circulam entre os gestores escolares e professores sobre as diferenças dos estudantes surdos e da escola indígena. Com fundamentação teórico-metodológica em teorias pós-críticas, analisam os motivos do número de estudantes indígenas surdos matriculados em escolas indígenas ainda ser reduzido. Identificam a falta de informações e formação específica para esse atendimento e defendem a ampliação das investigações sobre as línguas de sinais indígenas e das práticas de ensino mais adequadas para os estudantes surdos que vivem em comunidades indígenas.

Palavras-chave: Educação escolar indígena; Educação de surdos; Línguas de sinais.

 

Resumen

El texto presenta los resultados de investigaciones realizadas por las autoras en escuelas de las comunidades Guaraní y Kaiowá, ubicadas en el estado de Mato Grosso do Sul. Las investigaciones tuvieron como objeto el levantamiento de datos sobre la atención a los estudiantes sordos en las escuelas indígenas y los discursos que circulan entre los gestores escolares y maestros sobre las diferencias de los estudiantes sordos y de las escuelas indígenas. Con fundamento teórico-metodológico en teorías post-críticas, analizan el motivo del número de estudiantes indígenas sordos matriculados en las escuelas indígenas ser pequeño. Identifican la falta de información y formación específica para este servicio y defienden la ampliación de las investigaciones sobre las lenguas de señas indígenas y de las prácticas de enseñanza más adecuadas para los estudiantes sordos de los pueblos indígenas.

Palabras-clave: Educación escolar indígena; Educación de sordos; Lenguas de señas.

 

 

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Biografia do Autor

Luciana Lopes Coelho, Universidade Federal da Grande Dourados

Professora associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Grande Dourados. Pós-doutora pela Universidad Autônoma del Estado de Morelos -UAEM/México. Doutora e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Especialista em Formação de Profissionais da Educação (UFGD). Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). É vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Escolar Indígena, Interculturalidade e Inclusão (GEPEEIN/UFGD).

E-mail: lucianacoelho@ufgd.edu.br Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2723-0861

Marilda Moraes Garcia Bruno, Universidade Federal da Grande Dourados

Professora aposentada da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Doutora em Ensino da Educação Brasileira pela Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho (2005). Foi docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação. Pesquisadora da Linha Educação e Diversidade. Ex-líder do GEPEI - Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Inclusiva (2006-2016). Ex-Diretora Científica da FUNDECT MS - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul.

E-mail: marildabrunoms@gmail.com Orcid: http://orcid.org/0000-0002-1568-2185

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Publicado

29/11/2023
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Como Citar

LOPES COELHO, L.; MORAES GARCIA BRUNO, M. Caminhos da pesquisa sobre a educação escolar de indígenas surdos no MS : Caminos de la investigación sobre la educación escolar de indígenas sordos en MS. Revista Cocar, [S. l.], n. 21, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7827. Acesso em: 7 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos