Caminhos da pesquisa sobre a educação escolar de indígenas surdos no MS
Caminos de la investigación sobre la educación escolar de indígenas sordos en MS
Palavras-chave:
Educação de surdos, Educação Escolar Indígena, Línguas de sinaisResumo
O texto apresenta os resultados de investigações realizadas pelas autoras em escolas de comunidades Guarani e Kaiowá, localizadas no estado de Mato Grosso do Sul. As pesquisas tiveram como objeto o levantamento de dados sobre o atendimento de estudantes surdos em escolas indígenas e os discursos que circulam entre os gestores escolares e professores sobre as diferenças dos estudantes surdos e da escola indígena. Com fundamentação teórico-metodológica em teorias pós-críticas, analisam os motivos do número de estudantes indígenas surdos matriculados em escolas indígenas ainda ser reduzido. Identificam a falta de informações e formação específica para esse atendimento e defendem a ampliação das investigações sobre as línguas de sinais indígenas e das práticas de ensino mais adequadas para os estudantes surdos que vivem em comunidades indígenas.
Palavras-chave: Educação escolar indígena; Educação de surdos; Línguas de sinais.
Resumen
El texto presenta los resultados de investigaciones realizadas por las autoras en escuelas de las comunidades Guaraní y Kaiowá, ubicadas en el estado de Mato Grosso do Sul. Las investigaciones tuvieron como objeto el levantamiento de datos sobre la atención a los estudiantes sordos en las escuelas indígenas y los discursos que circulan entre los gestores escolares y maestros sobre las diferencias de los estudiantes sordos y de las escuelas indígenas. Con fundamento teórico-metodológico en teorías post-críticas, analizan el motivo del número de estudiantes indígenas sordos matriculados en las escuelas indígenas ser pequeño. Identifican la falta de información y formación específica para este servicio y defienden la ampliación de las investigaciones sobre las lenguas de señas indígenas y de las prácticas de enseñanza más adecuadas para los estudiantes sordos de los pueblos indígenas.
Palabras-clave: Educación escolar indígena; Educación de sordos; Lenguas de señas.
Downloads
Referências
REFERÊNCIAS:
ALBRES, Neiva A. História da Língua Brasileira de Sinais em Campo Grande – MS. Petrópolis, RJ. Editora ARARA AZUL Ltda. [s.d]. Disponível em: www.editora-arara-azul.com.br. Acesso em: 12 out. 2023.
AQUINO, Elda Vasques. Educação escolar indígena e os processos próprios de aprendizagens: espaços de inter-relação de conhecimentos na infância Guarani/Kaiowá, antes da escola, na comunidade indígena de Amambai. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande, 2012.
BENITES, Eliel. Oguata pyahu (uma nova caminhada) no processo de desconstrução e construção da educação escolar indígena da aldeia Te’ýikue. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande, 2014.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretária de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília, DF: MEC/SEESP, 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf. Acesso em: 12 out. 2023.
BRASIL. Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei no 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras, e o art. 18 da Lei no 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Brasília, DF: Presidência da República, 2005.
BRASIL. Lei nº. 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS – e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 2002.
BRUNO, Marilda. M. G. Narrativas dos professores indígenas Guarani e Kaiowá sobre a produção da deficiência: depoimento escrito para a pesquisa de doutorado de Luciana Lopes Coelho. Dourados: [s. n.], 2019. Pen drive.
BRUNO, Marilda. M. G; RESENDE, Maria A. Jaikuaa haguãm rekopava direito ha ñañangareko haguã ojo’ehe anive haguã hetaiterei hekopa’ÿva onace nande rehohápe. Dourados: Ed. UFGD, 2009.
CAMPO GRANDE. Lei n 2.997, de 10 de novembro de 1993. Disponível em: https://cm-campo-grande.jusbrasil.com.br/legislacao/252126/lei-2997-93#:~:text=DISP%C3%95E%20SOBRE%20O%20RECONHECIMENTO%20OFICIAL,L%C3%8DNGUA%20BRASILEIRA%20DE%20SINAIS%20%2D%20L%C3%8DBRAS. Acesso em: 12 out. 2023.
COHN, Clarice. Notas sobre a escolarização indígena no Brasil. São Carlos: [s.n.], c2014. Disponível em: http://www.acoesafirmativas.ufscar.br/arquivos/notas-sobre-a-escolarizacao- indigena-no-brasil-texto-de-clarice-cohn. Acesso em: 12 out. 2023.
COELHO, Luciana Lopes. A educação escolar de indígenas surdos Guarani e Kaiowá: discursos e práticas de inclusão. 2019. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2019.
COELHO, Luciana Lopes. A constituição do sujeito surdo na cultura Guarani-Kaiowá: os processos próprios de interação e comunicação na família e na escola. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2011.
GOMES, João Carlos; VILHALVA, Shirley. As línguas de sinais indígenas em contextos interculturais. Coleção Registros de estudos e pesquisas das línguas de sinais indígenas no Brasil, v.2. Curitiba, Brasil: Editora CRV, 2021. 116 p.
GRUPIONI, Luís Donisete. Olhar Longe, Porque o Futuro é Longe: cultura escola e professores indígenas no Brasil. Tese (Doutorado em Antropologia Social) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.
INTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo Demográfico 2010: características gerais dos indígenas. Rio de Janeiro: IBGE, 2010.
KNAPP, Cassio. O ensino bilíngue e educação escolar indígena para os Guarani e Kaiowá de MS. 2016. Tese (Doutorado em História) – Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2016.
LESCANO, Claudemiro Pereira. Tavyterã Reko Rokyta: os pilares da educação Guarani Kaiowá nos processos próprios de ensino e aprendizagem. 2016. Dissertação (Mestrado em educação) – Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande, 2016.
LIMA, Juliana Maria da Silva. A criança Indígena surda na cultura Guarani-Kaiowá: um estudo sobre as formas de comunicação e inclusão na família e na escola. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2013.
MATTOSO, Maria Goretti da Silva. Identificação e avaliação funcional de crianças Kaiowá e Guarani com deficiência visual e paralisia cerebral de 0 a 5 anos. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2016.
MARTINS, Andérbio Márcio Silva; CHAMORRO, Graciela. Diversidade linguística em Mato Grosso do Sul. In: CHAMORRO, Graciela & COMBÈS, Isabelle (org.) Povos indígenas em Mato Grosso do Sul: história, cultura e transformações sociais. Ed. UFGD, Dourados, 2015. p. 729-744.
RAMIRES, Lidio Cavanha. Processo próprio de ensino-aprendizagem Kaiowá e Guarani na escola municipal indígena Ñandejara pólo da reserva indígena Te’ýikue: saberes Kaiowá e Guarani, territorialidade e sustentabilidade. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande, 2016.
SÁ, Michele Aparecida. O escolar indígena com deficiência visual na região da Grande Dourados-MS: um estudo sobre a efetivação do direito à educação. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2011.
SILVA, João Henrique da. Formação de Professores para o atendimento educacional especializado em escolas indígenas. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2014.
SOUSA, Maria do Carmo da Encarnação Costa de. A organização do atendimento educacional especializado nas aldeias indígenas de Dourados/MS: um estudo sobre as salas de recursos multifuncionais para área da surdez. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2013.
SOUZA, Ilma Regina Castro Saramago de. “Ainda não sei ler e escrever”: um estudo sobre o processo de leitura e escrita nas escolas indígenas de Dourados. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal Grande de Dourados, Dourados, 2014.
SOUZA, Vania Pereira da Silva. Crianças Kaiowá e Guarani: um estudo das representações sociais sobre deficiência e sobre o acesso às políticas de saúde e educação em aldeias da região da Grande Dourados. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2011.
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 66
- pdf downloads: 53