Educação do Campo 25 anos: legado político-pedagógico
Rural Education 25 years: political-pedagogical legacy
Palavras-chave:
movimentos sociaisResumo
As reflexões apresentadas neste texto respondem ao questionamento: que aspectos da construção político-pedagógica nas escolas do campo nós podemos dispor aos que vêm chegando agora, aos que virão depois? Elas se referenciam no Legado de práticas diversas, de diferentes sujeitos que constituem hoje a Educação do Campo. Sete aspectos são destacados: defendemos e tratamos a escola pública como um bem comum; discutimos coletivamente as finalidades sociais e educativas da escola; reconstituímos a função social das escolas do campo; organizamos a escola como lugar de pertencimento e formação humana; construímos escolas conectadas com a vida; construímos relações sociais cooperativas e democráticas; e vinculamos práticas de reconstrução político-pedagógica da escola a processos de formação de educadores. O texto tem sua origem na exposição feita no “I Seminário Piauiense Híbrido de Educação do Campo”, realizado em dezembro 2022, abordando o tema “Educação do Campo: desafios renovados e horizontes possíveis”.
Palavras-chave: Educação do Campo; Escola Pública; Direito à Educação.
Abstract
The reflections presented in this text answer the question: what aspects of the political-pedagogical construction in rural schools can we offer to those who are arriving now, and to those who will come later? They are referenced in the Legacy of diverse practices, of different subjects that constitute Rural Education today. Seven aspects are highlighted: we defend and consider public schools as a common good; we collectively discuss the social and educational purposes of schools; we reconstitute the social function of rural schools; we organize schools as places of belonging and human development; we build schools connected to life; we build cooperative and democratic social relationships; and we link practices of political-pedagogical reconstruction of schools to processes of educating teachers. The text has its origins in the presentation made at the “First Piauí Hybrid Seminar on Rural Education”, held in December 2022, addressing the theme “Rural Education: renewed challenges and possible horizons”.
Key Words: Rural Education; Social Movements; Public School; Right to Education.
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Referências
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