Educação popular no cenário Gaúcho: contribuições para a formação de educadores sociais

Autores

  • Fernanda dos Santos Paulo fernandaeja@yahoo.com.br

Resumo

Resumo

O presente artigo identifica as contribuições da Educação Popular na discussão da formação de educadores sociais, trabalhadores da educação não escolar. Paulo Freire tem sido uma referência da educação não escolar; e diante dessa constatação, este texto resgata a concepção de Educação Popular e da educação não escolar, visando colaborar com o debate nacional sobre a necessidade de cursos e currículos específicos para trabalhadores da educação não escolar. Para isso, a pesquisa bibliográfica resgata os conceitos de Educação Popular, articulando-os a uma pesquisa-formação vinculada ao grupo de estudos e pesquisas: “Educação Popular e Paulo Freire” da “Associação de Educadores Populares de Porto Alegre” (AEPPA). Assim, as concepções de educação se apresentam controversas, problemáticas e ambíguas. A defesa por uma concepção de Educação Popular acolhe princípios da construção de conhecimentos transformadores que disputam projeto de sociedade.

Palavras-chave: Educação popular. Educação não escolar. Formação de educadores sociais.

Popular education in the Gaúcho scenario: contributions to the formation of social educators

Abstract

This article identifies the contributions of Popular Education in the discussion of the formation of social educators, non - schoolar educators. Paulo Freire has been a reference of non-schoolar education and, given this finding, the text rescues the concept of Popular Education and non-schoolar education, aiming to collaborate with the national debate on the need for specific courses and curriculum for non-school education workers. For this, the bibliographical research rescues the concepts of Popular Education articulating them to a research-formation linked to the Group of Studies and Research: Popular Education and Paulo Freire of the Association of Popular Educators of Porto Alegre (AEPPA). Thus, conceptions of education are controversial, problematic and ambiguous. The defense of a concept of Popular Education embraces principles of the construction of transforming knowledge that compete for a society project.

Keywords: Popular education. Non-school education. Formation of social educators.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda dos Santos Paulo

Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos/Unisinos, Bolsista Capes - Proex (2014-2018). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS, Bolsista CNPq (2012-2013). Especialista em Educação Popular: Gestão de Movimentos Sociais pelo Brava Gente e Instituto IVOTI (2007-2010). Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Metodista/IPA (2006-2008). Educadora Popular na Associação de Educadores Populares de Porto Alegre/AEPPA e coordenadora do Núcleo de formação política e do Grupo de Trabalho de construção de Propostas de Cursos de Extensão, Graduação e Especialização para Educadores Populares. Professora do Instituto de Desenvolvimento Social Brava Gente em parceria com a Faculdade Santo Augusto/FAISA, atuando nos cursos de Especialização e Extensão. Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação da UNOESC. Integrante do Grupo de Pesquisa: Mediações Pedagógicas e Cidadania, na UNISINOS. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Popular, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação não Escolar; Educação Infantil, Educação de Jovens e Adultos, Ensino Superior, Pedagogia freireana, Formação de Educadores Populares, Políticas Públicas educacionais e história e memória da Educação Popular. E-mail: fernandaeja@yahoo.com.br

Downloads

Publicado

03/02/2019
Métricas
  • Visualizações do Artigo 326
  • PDF downloads: 211

Como Citar

PAULO, F. dos S. Educação popular no cenário Gaúcho: contribuições para a formação de educadores sociais. Revista Cocar, [S. l.], v. 13, n. 25, p. 307–324, 2019. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/2162. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)