Educação popular e movimentos antiespecistas: desvelando o especismo em livros didáticos

Autores

  • Luciana Cristina Godoy lucianna.crgodoy@gmail.com
  • Fabiana Rodrigues de Sousa fabiana.sante@unisal.br

Resumo

Popular education and antiespecist movements: unveiling speciesm in textbooks

Resumo

Esse texto apresenta resultados de pesquisa de mestrado em educação que objetivou desvelar o dito e o não dito em discursos de livros didáticos voltados aos 4º e 5º anos do ensino fundamental no tocante ao conceito de especismo. Com base no referencial da Educação Popular e da Análise de Discurso, buscou-se identificar perspectivas de enunciação empregadas nos livros, a fim de verificar como discursos especistas constituem sua formação ideológica nesses materiais. Os resultados sugerem a prevalência de formações discursivas especistas e o silenciamento de informações sobre as transformações dos “recursos” animais para obtenção de produtos e os impactos ambientais resultantes. Problematiza-se, ainda, o antropocentrismo quando este é empregado para legitimar a exploração de espécies não humanas, colocando-o em diálogo com vozes e leituras de mundo dos movimentos sociais antiespecistas.

Palavras-chave: Educação popular. Especismo. Livro didático.

 

Abstract

The aim of this study was to understand the said and unsaid regarding the speciesism concept in the 4th and 5th grade elementary school textbooks. Taking as reference the Popular Education and the Discourse Analysis, we sought to identify the enunciation applied in the books in order to verify whether specific discourses on this subject contributes to the ideological formation. The results revealed the existence of Discursive Formations on speciesism, and Silences about the transformations related to animal resources to obtain products and their environmental impacts. Anthropocentrism is also a problematic subject, if it is applied to legitimize the exploitation of nonhuman species, placing it in dialogue with speeches and readings of anti-speciesism social movements.

Keywords: Popular education. Speciesism. Textbook.

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Biografia do Autor

Luciana Cristina Godoy

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFScar). Mestra em Educação pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL). Docente e coordenadora do curso de Pedagogia na Faculdade Anhanguera de Piracicaba. Participante do Grupo de Pesquisa Práticas Sociais e Processos Educativos (UFSCar). E-mail: lucianna.crgodoy@gmail.com

https://orcid.org/0000-0001-9565-6552

Fabiana Rodrigues de Sousa

Educadora popular, docente do Programa de Mestrado em Educação do Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL). Doutora e Mestra em Educação com estágio pós-doutoral no Centro de Educação e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Pesquisadora dos grupos Conhecimento e Análise das Intervenções na Práxis Educativa Sociocomunitária (UNISAL) e Práticas Sociais e Processos Educativos (UFSCar). E-mail: fabiana.sante@unisal.br. https://orcid.org/0000-0001-9963-0958

 

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Publicado

08/06/2019
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Como Citar

GODOY, L. C.; SOUSA, F. R. de. Educação popular e movimentos antiespecistas: desvelando o especismo em livros didáticos. Revista Cocar, [S. l.], v. 13, n. 26, p. 320–334, 2019. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/2513. Acesso em: 21 dez. 2024.