Educação do campo: panorama dos impactos da COVID-19 frente às desigualdades educacionais no estado da Bahia

Field education: overview of the impacts of COVID-19 in the context of educational inequalities in the state of Bahia

Autores

Resumo

Este artigo apresenta uma análise sobre a Educação do Campo e as desigualdades educacionais frente à chegada da pandemia da Covid-19 e a implantação de aulas remotas no contexto do estado da Bahia. Estudo realizado por meio de revisão bibliográfica e documental e aplicação de questionário on-line. Foram aplicados 756 questionários semiestruturados através de plataforma Google Forms. Os resultados evidenciaram que há carências nos investimentos das políticas públicas educacionais e, principalmente, na Educação do Campo. Há também a precarização do trabalho docente por meio de contratos temporários de trabalho sem o mínimo de direitos para o exercício da profissão. Portanto, a pandemia que tornou necessário o uso de tecnologias e o ensino remoto, evidencia as desigualdades educacionais e sociais, estas que são características essenciais do sistema capitalista vigente.

Palavras-chave: Covid-19; Educação do Campo; Políticas Públicas.

 

Abstract

This article presents an analysis of Field Education and educational inequalities in the context of Covid-19 pandemic and the implementation of remote classes in the state of Bahia. It was performed through bibliographic and documentary review and application of an online questionnaire. 756 semi-structured questionnaires were applied through Google Forms platform. The results denoted that there are deficiencies in the investments of public educational policies and, mainly, in Field Education. There is also the precariousness of teachers work through temporary employment contracts without minimum rights for the exercise of the profession. Therefore, the pandemic experienced in the world context has made it necessary to use technologies and remote education, thereby highlighting educational and social inequalities, which are essential characteristics of the current capitalist system.

Key words: Covid-19; Field Education; Public Policy.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antônio Domingos Moreira, Professor do Colégio Estadual Sinésio Costa (CESC), Riacho de Santana-Ba.

Graduado em Pedagogia; Especialista em Agroecologia – IF Baiano; Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (PPGED/UESB); Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Movimentos Sociais, Diversidade Cultural e Educação do Campo e Cidade (GEPEMDECC/UESB); Membro do Grupo do Centro de Estudos e Pesquisa em Educação e Ciências Humanas (CEPECH) e Professor da rede municipal de Riacho de Santana-Ba. Orcid: 0000-0002-2856-1219 

E-mail: tony.dom1987@gmail.com

Arlete Ramos dos Santos , Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Pós-doutora em Educação e Movimentos Sociais do Campo pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Professora Adjunta da UESB. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UESB/Campus de Vitória da Conquista - BA e do Programa de Pós-Graduação em Educação Básica da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Movimentos Sociais, Diversidade, Educação do Campo e da Cidade (GEPEMDECC/CNPq). ORCID: 0000-0003-0217-3805

E-mail: arlep@hotmail.com

Marizéte Silva Souza, Universidade Estadual de Santa Cruz

Mestre em Letras Linguagens e Representações, Especialista em Leitura e Produção de Textos e Licenciada em Letras pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Professora auxiliar substituta da UESC. Professora da educação básica através da Secretaria Estadual de Educação da Bahia (SEC-BA). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Movimentos Sociais, Diversidade, Educação do Campo e da Cidade (GEPEMDECC/CNPq). ORCID: 0000-0002-6074-5480         E-mail: marizete08@gmail.com

Downloads

Publicado

23/11/2022
Métricas
  • Visualizações do Artigo 206
  • pdf downloads: 90

Como Citar

MOREIRA, A. D.; RAMOS DOS SANTOS , A.; SILVA SOUZA, M. . Educação do campo: panorama dos impactos da COVID-19 frente às desigualdades educacionais no estado da Bahia: Field education: overview of the impacts of COVID-19 in the context of educational inequalities in the state of Bahia. Revista Cocar, [S. l.], v. 17, n. 35, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3912. Acesso em: 28 mar. 2024.