Movimentos sociais populares e a luta por uma Educação Popular do Campo referenciada no PRONERA
Movimientos Sociales populares y la lucha por una Educación Popular del Campo referenciados no PRONERA
Palavras-chave:
PRONERA; Educação Popular; Movimentos sociais populares.Resumo
O Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA) é resultado da luta histórica dos Movimentos Sociais Populares do Campo pelo direito a uma educação referenciada, mobilizada e sistematizada nos povos do campo, das águas e das florestas. Defender o PRONERA é construir a resistência, a afirmação, a memória e o inventário dos sujeitos do campo, que envolve tanto o amplo conjunto de práticas, experiências, saberes e fazeres individuais e coletivos, quanto as lutas por um país livre e emancipado. Nesse sentido, este artigo objetiva debater o protagonismo dos Movimentos Sociais Populares, tendo como referencial teórico a teoria crítica marxista e marxiana e de seus processos de enfrentamento de uma educação do capital, e que fortalecem processos educativos na defesa da educação popular dos povos do campo por meio do PRONERA. Como aspecto teórico-metodológico, buscou-se um diálogo com intelectuais que tomam como referência a educação da classe trabalhadora para a construção das condições de emancipação e libertação, assim como aqueles que ampliaram e sistematizaram a Educação do Campo.
Palavras-chave: PRONERA; Educação Popular; Movimentos sociais populares.
Resumen
El programa Nacional de Educación en la Reforma Agraria (PRONERA) es el resultado de la lucha histórica de los Movimientos Sociales Populares Rurales por el derecho a una educación referenciada, movilizada y sistematizada para los pueblos del campo, las aguas y los bosques. Defender el PRONERA significa construir resistencia, afirmación, memoria e inventario de los sujetos rurales, lo que involucra tanto el amplio conjunto de prácticas, experiencias, conocimientos y acciones individuales y colectivas, como las luchas por un país libre y emancipado. En este sentido, este artículo pretende debatir el papel protagónico de los Movimientos Sociales Populares y sus procesos educativos en la defensa de la educación popular de la plobación rural a través del PRONERA. Como aspecto teórico-metodológico, se buscó el diálogo con intelectuales que toman la educación popular como referente para la construcción de condiciones de emancipación y liberación, así como con quienes ampliaron y sistematizaron la Educación Rural.
Palabras-clave: PRONERA; Educación Popular; Movimientos Sociales Populares.
Downloads
Referências
BEHRING, E. R. Fundo público, valor e política social. 1ª ed. São Paulo: Cortez Editora, 2021.
BRASIL. Resolução CNE/CEB nº1, de 3 de abril de 2002.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação? São Paulo, Abril Cultural: Editora Brasiliense, 1988.
FALEIROS, Vicente de Paula. A política social do estado capitalista. 12ª ed. São Paulo: Cortez, 2009.
FERNANDES, Florestan. A Revolução burguesa no Brasil: ensaio de interpretação sociológica. 2ª ed. Rio de Janeiro: ZAHAR, 1976.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
_______. Pedagogia do Oprimido. 74 ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2020.
FONEC. Em defesa do PRONERA e do direito à Educação do Campo. FONEC, 25 fev. 2020. Disponível em: <https://contrafbrasil.org.br/system/uploads/ck/files/FONEC-NOTA-EM-DEFESA-DO-PRONERA.pdf>. Acesso em: 06/06/2024.
GNOATTO, Almir Antônio, Pedagogia da alternância: uma proposta de educação e desenvolvimento no campo. Revista da Formação por Alternância. Julho 2006.
GRAMSCI, Antonio. Cadernos do Cárcere. v.3. 6ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2014.
_________. Cadernos do Cárcere. v.1. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999.
MÈSZÀROS, I. A crise estrutural do capital. São Paulo: Boitempo, 2011.
RIBEIRO, Marlene. Movimento camponês, trabalho e educação: liberdade, autonomia, emancipação: princípios/ fins da formação humana. 2. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2013.
_________. Luta de classes: um conceito em estado prático para leitura dos movimentos sociais. In: RIBEIRO, Marlene. FERRARO, Alceu Ravanello. Movimentos Sociais: Revolução e Ação. Pelotas: Educat, 1999. p. 137-174.
SANTOS, Clarice Aparecida dos. Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA). In: Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012. p. 629-638.
SANTOS, Ramofly Bicalho dos. SILVA, Marizete Andrade da. Políticas públicas em educação do campo: Pronera, Procampo e Pronacampo. Revista Eletrônica de Educação, v. 10, n. 2, p. 135-144, 2016.
SILVA, Lourdes Helena da. As experiências de formação de jovens do campo: alternância ou alternâncias?. Viçosa: UFV, 2003.
______. Modalidades, Representações e Práticas de Alternância na Formação de Jovens Agricultores. Revista da Formação por Alternância. Julho 2006.
SOUZA, Dileno Dustan Lucas de. Movimentos Sociais, ONGs e educação: em estudo de caso. - Aparecida, SP: Idéias & Letras, 2009.
SOUZA, Dileno Dustan Lucas de. et. al. Os movimentos sociais enquanto discussão de classe. In: COSTA, Antônio Cláudio Moreira (org.). Diálogos com a educação do campo: as experiências do Programa Escola da Terra. Uberlândia: PROEX/UFU, 2019. p. 173-194.
VENDRAMINI, C.R. A escola diante do multifacetado espaço rural. Perspectiva, Florianópolis, v.21, nº1, p.145-166, jan.-jun. 2004.
____________. Educação e Trabalho: Reflexões em torno dos movimentos Sociais do Campo. Cad. Cedes, Campinas, vol.27, nº72, p.121-135, maio/ago. 2007.
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 10
- pdf downloads: 10