Educação do Campo 25 anos: legado político-pedagógico

Rural Education 25 years: political-pedagogical legacy

Autores

Palavras-chave:

movimentos sociais

Resumo

As reflexões apresentadas neste texto respondem ao questionamento: que aspectos da construção político-pedagógica nas escolas do campo nós podemos dispor aos que vêm chegando agora, aos que virão depois? Elas se referenciam no Legado de práticas diversas, de diferentes sujeitos que constituem hoje a Educação do Campo. Sete aspectos são destacados: defendemos e tratamos a escola pública como um bem comum; discutimos coletivamente as finalidades sociais e educativas da escola; reconstituímos a função social das escolas do campo; organizamos a escola como lugar de pertencimento e formação humana; construímos escolas conectadas com a vida; construímos relações sociais cooperativas e democráticas; e vinculamos práticas de reconstrução político-pedagógica da escola a processos de formação de educadores. O texto tem sua origem na exposição feita no “I Seminário Piauiense Híbrido de Educação do Campo”, realizado em dezembro 2022, abordando o tema “Educação do Campo: desafios renovados e horizontes possíveis”.

Palavras-chave: Educação do Campo; Escola Pública; Direito à Educação.

 

Abstract

The reflections presented in this text answer the question: what aspects of the political-pedagogical construction in rural schools can we offer to those who are arriving now, and to those who will come later? They are referenced in the Legacy of diverse practices, of different subjects that constitute Rural Education today. Seven aspects are highlighted: we defend and consider public schools as a common good; we collectively discuss the social and educational purposes of schools; we reconstitute the social function of rural schools; we organize schools as places of belonging and human development; we build schools connected to life; we build cooperative and democratic social relationships; and we link practices of political-pedagogical reconstruction of schools to processes of educating teachers. The text has its origins in the presentation made at the “First Piauí Hybrid Seminar on Rural Education”, held in December 2022, addressing the theme “Rural Education: renewed challenges and possible horizons”.

Key Words: Rural Education; Social Movements; Public School; Right to Education.

 

 

 

 

 

 

 

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Biografia do Autor

Roseli Salete Caldart, Fórum Nacional de Educação do Campo (FONEC)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Do Setor de Educação do MST e do Fórum Nacional de Educação do Campo (FONEC). Email: roselicaldart@gmail.com   Orcid: https://orcid.org/0009-0003-6840-5303

 

Referências

CALDART, Roseli Salete. Pedagogia do Movimento Sem Terra. 3ª ed. São Paulo: Expressão Popular, 2004.

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CALDART, Roseli. Salete; PEREIRA, I. B.; ALENTEJANO, P.; FRIGOTTO, G. (Org.). Dicionário da educação do campo. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012.

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Publicado

22/12/2024
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Como Citar

CALDART, R. S. Educação do Campo 25 anos: legado político-pedagógico: Rural Education 25 years: political-pedagogical legacy. Revista Cocar, [S. l.], n. 33, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/9788. Acesso em: 25 dez. 2024.