A EJA em escolas do campo na Bahia: a prática pedagógica de docentes em contexto pandêmico e pós-pandêmico

The EJA in field schools in Bahia: the pedagogical practice of teachers in pandemic and post-pandemic contexts

Autores

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Pandemia, Prática pedagógica

Resumo

Esse artigo apresenta o resultado de uma pesquisa que teve como objetivo analisar a prática pedagógica dos professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) que trabalharam nas escolas do campo, na Bahia, no contexto pandêmico e estão trabalhando no período pós-pandêmico. Os sujeitos foram docentes da EJA que são cursistas do Programa de Formação Continuada de Educadores do Campo (Formacampo) em 2024, nos 27 Territórios de Identidade da Bahia, e os dados foram coletados por meio de um questionário de perguntas abertas e fechadas elaborado no formulário do Google Forms. Os resultados demonstraram que muitas estratégias educacionais utilizadas durante a pandemia deram continuidade no período pós-pandêmico, e que os docentes passaram a fazer uso de tecnologias digitais na prática pedagógica.

Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos; Pandemia; Prática pedagógica.

 

Abstract

This article presents the results of a research that aimed to analyze the pedagogical practice of Youth and Adults Education (EJA) teachers working in rural schools in Bahia, in the pandemic and are working during the period post-pandemic. The subjects were EJA teachers who are students of the Continuing Education Program for Field Educators (Formacampo) in 2024, in the 27 Identity Territories of Bahia, and data were collected through a questionnaire with open and closed questions created on form of Google Forms. The results showed that many educational strategies used during the pandemic continued in the post-pandemic period, and that teachers began to use digital technologies in their pedagogical practice.

Keywords: Youth and Adult Education; pandemic; pedagogical practice.

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Biografia do Autor

Arlete Ramos dos Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Pós-doutorado em Educação e Movimentos sociais (UNESP), Doutorado e Mestrado em Educação (FAE/UFMG), Professora do Departamento de Ciências Humanas, Educação e Linguagem (DCHEL), Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e do Programa de Pós-graduação em Educação Mestrado Profissional em Educação Básica (PPGE) da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Movimentos Sociais, Diversidade e Educação do Campo e Cidade (GEPEMDECC/CNPq), Coordenadora da Rede Latino Americana de Educação do Campo - Movimentos Sociais (REDE PECC-MS) e Coordenadora do Programa Formacampo. Bolsista Produtividade do CNPq Nível 2.

Email: arlerp@hotmail.com                         Orcid: https://orcid.org/0000-0003-0217-3805

Gilvan dos Santos Sousa, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestre Em Educação pelo PPGED/UESB, docente na educação básica da rede municipal de Vitória da Conquista, membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Movimentos Sociais, Diversidade e Educação do Campo e Cidade (GEPEMDECC/CNPq), membro da Rede Latino Americana de Educação do Campo - Movimentos Sociais (REDE PECC-MS) e Coordenador territorial do Programa Formacampo.  Email: gil-uesb@hotmail.com    Orcid: http://orcid.org/0000-0003-1293-6079

Cláudio Pinto Nunes, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com Estágio Doutoral na Universidade de Coimbra (UC), em Portugal, e Pós-Doutorado em Educação na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor Titular Pleno da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UESB e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Professor Visitante na Universidade Rovuma (UniRovuma), em Moçambique. Líder do Grupo de Pesquisa Didática, Formação e Trabalho Docente (Difort/CNPq). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq- 1D.   Email: claudionunesba@hotmail.com   Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1514-6961

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12/12/2024
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Como Citar

SANTOS, A. R. dos; SOUSA, G. dos S.; NUNES, C. P. A EJA em escolas do campo na Bahia: a prática pedagógica de docentes em contexto pandêmico e pós-pandêmico: The EJA in field schools in Bahia: the pedagogical practice of teachers in pandemic and post-pandemic contexts. Revista Cocar, [S. l.], n. 31, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/9684. Acesso em: 18 dez. 2024.