Educação Popular e Movimentos Sociais: a experiência do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto – PE

Educación Popular y Movimiento Sociales: la experiencia del Movimiento de los Trabajadores Sin Techo – PE

Autores

Palavras-chave:

Educação Popular; Movimentos sociais; Alfabetização de adultos.

Resumo

O presente trabalho é resultado de parte de dissertação produzida no âmbito do Programa de Pós-Graduação da Universidade de Pernambuco (PPGE-UPE). A pesquisa foi realizada em uma ocupação do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), nomeada Carolina de Jesus, situada em Recife-PE. O objetivo consiste em analisar a experiência do Movimento na criação de uma escola de Educação Popular para Jovens, Adultos e Idosos (EJAI), com enfoque na alfabetização do público do próprio território. O artigo está dividido em três tópicos, sendo o primeiro dedicado a uma breve apresentação sobre o conceito de Educação Popular, o segundo destinado à exposição da metodologia utilizada na realização da pesquisa e o último tópico para a exposição dos dados da própria pesquisa. Os Resultados demonstram a contribuição política e pedagógica do MTST na luta pelo direito a teto e educação, enfim, à dignidade.

Palavras-chave: Educação Popular; Movimentos sociais; Alfabetização de adultos.

 

Resumen

Este trabajo es resultado de parte de una disertación realizada en el ámbito del Programa de Postgrado de la Universidad de Pernambuco (PPGE-UPE). La investigación se realizó en una ocupación del Movimiento de Trabajadores Sin Techo (MTST), Carolina de Jesús, ubicada en Recife-PE. El objetivo es analizar la experiencia del Movimiento en la creación de una Escuela de Educación Popular para Jóvenes, Adultos y Mayores (EJAI), con enfoque en la alfabetización pública en el propio territorio. El artículo se divide en tres temas, el primero dedicado a una breve presentación sobre el concepto de Educación Popular, el segundo destinado a explicar la metodología utilizada para realizar la investigación y el último tema a exponer los datos de la propia investigación. Los Resultados demuestran el aporte político y pedagógico del MTST en la lucha por el derecho a la vivienda y a la educación.

Palabras clave: Educación Popular; Movimientos sociales; Alfabetización de adultos.

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Biografia do Autor

Jhonatan Júnior Alcântara, Universidade de Pernambuco

Mestre em Educação (UPE-2024), possui Graduação em Pedagogia (UPE-2019). Integra o Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Educacionais, Sujeitos, Docência e Currículo (POSDOC). Pesquisa na área de políticas curriculares, gestão e teorias do currículo; Educação Popular e Movimentos Sociais Populares, com enfoque em formação popular para jovens e adultos. E-mail: Jhonatan.alcantara@upe.br Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9186-1217

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9769570445987222

Volmir José Brutscher, Universidade de Pernambuco (UPE)

Doutor em Educação (UFPB-2017). Possui Mestrado em Educação (UPF-2004), Graduação em Filosofia (UPF-1997) e Licenciatura em Pedagogia (FGD-2017). É professor da Universidade de Pernambuco (UPE), vinculado ao Curso de Pedagogia, atua em outros Cursos de Licenciatura e no PPGE-UPE, no qual está como vice coordenador no momento. É coordenador do Núcleo Extensionista Educação, Trabalho e Movimentos Sociais. É membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Políticas Educacionais, Sujeitos, Docência e Currículo (POESDOC/UPE) e do Grupo de Pesquisa em Extensão Popular (EXTELAR/UFPB).

E-mail: volmir.brutscher@upe.br  Orcid: https://orcid.org/0000-0001-5448-0941

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3342620945284453

 

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Publicado

07/12/2024
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Como Citar

ALCÂNTARA, J. . J.; BRUTSCHER, V. J. Educação Popular e Movimentos Sociais: a experiência do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto – PE: Educación Popular y Movimiento Sociales: la experiencia del Movimiento de los Trabajadores Sin Techo – PE. Revista Cocar, [S. l.], n. 30, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8588. Acesso em: 18 dez. 2024.