Questões de gênero e relações étnico-raciais na Educação em Ciências: uma revisão na literatura
Gender issues and ethnic-racial relations in Science Education: a literature review
DOI:
10.31792/rc.v20i38.8008Resumo
A questão suleadora deste artigo é: quando, como e onde as pesquisas na área de Educação em Ciências, publicadas como artigos, têm abordado mulheres negras no campo científico? Para respondê-la, realizou-se uma revisão sistemática de literatura, a partir de buscas no Portal de Periódicos Capes. Foram encontrados 79 artigos, dos quais 10 foram selecionados para o estudo e, posteriormente, foi feita a análise de conteúdo. Dentre outras coisas, os resultados revelam, dentro do corpus estudado, que os sujeitos que pesquisam sobre mulheres negras na ciência são mulheres negras (40%), seguidas de mulheres brancas e homens brancos (24%) e, por fim, homens negros (12%). Além disso, aponta que os principais temas abordados são: mulheres negras no ensino superior; proposta didática e/ou intervenção pedagógica; escrevivências; e críticas à invisibilização de mulheres negras na produção científica.
Palavras-chave: Ensino de Ciências; Escrevivência; Interseccionalidade.
Abstract
The guiding question of this article is: when, how and where did research in the field of Science Education, published in the form of articles, address black women in the scientific field? To answer it, a Systematic Literature Review was carried out based on searches in the Capes Periodicals Portal. Of the 79 articles found, 10 were selected for the study and, subsequently, the content analysis was performed. Among other things, the results reveal, within the studied corpus, that the subjects who research black women in Science are black women (40%), followed by white women and white men (24%) and, finally, black men (12 %) and that the main subjects of the publications are about black women in Higher Education; didactic proposal and/or pedagogical intervention; writings; and criticisms of the invisibilization of black women in scientific production.
Keywords: Science Education; Writing Experience; Intersectionality.
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