Os herdeiros do Lixão do Roger: contribuições escolares para a relação aluno e pertencimento social

The inheritors of the Lixão do Roger: school contributions to the relation student and social belonging

Autores

Resumo

Este estudo pontua a construção de identidades sociais na educação no Bairro do Roger, João Pessoa, Paraíba, onde existiu um lixão entre 1958 e 2003. Analisaram-se as contribuições escolares no pertencimento social de crianças e adolescentes do bairro. Objetivou-se, especificamente, ver se há contribuição escolar no pertencimento social; compreender se há uma relação positiva dos estudantes com a historicidade local e avaliar o favorecimento do pensamento crítico e reflexivo dos estudantes acerca do seu papel na sociedade. Foi uma pesquisa qualitativa com entrevista e questionário. A amostragem foi de 27 responsáveis pelos estudantes e 08 professores (total: 35). Os dados foram analisados através do materialismo histórico e dialético; existe um processo educativo reivindicado pela comunidade, porém, os investimentos devem ser intensificados para aumentar o acesso à educação.

Palavras-chave: Bairro do Roger; Lixão do Roger; Políticas Educacionais; Pertencimento Social.

Abstract

This study highlights the construction of social identities in education in Bairro do Roger, João Pessoa, Paraíba, where there was a dump between 1958 and 2003. School contributions to the social belonging of children and adolescents in the neighborhood were analyzed. The objective was, specifically, to see if there is a school contribution to social belonging; to understand if there is a positive relationship of the students with the local historicity and to evaluate the favoring of students' critical and reflective thinking about their role in society. It was a qualitative research with an interview and a questionnaire. The sample consisted of 27 responsible for the students and 08 teachers (total: 35). Data were analyzed through historical and dialectical materialism; there is an educational process demanded by the community, however, investments must be intensified to increase access to education.

Keywords: Roger’s neigborhood; Roger’s dumping ground; public educational policies; Social Belonging.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sheylene Tathiana Lages da Silva, Universidade Federal da Paraíba

Mestra em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pelo Centro de Ensino Superior do Brasil, Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba e Membro do Grupo de Estudos Exclusão, Inclusão e Diversidades.

E-mail: shey_lages@hotmail.com    Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6679-6449

Wilson Honorato Aragão, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professor titular da Universidade Federal da Paraíba. Líder do grupo de pesquisa Exclusão, Inclusão e Diversidade. Pesquisador Seniors do Núcleo de Estudos Projetos e Pesquisas, sobre Formação Docente (NEPESF) Tem experiência Educação, com ênfase em Políticas Públicas, Políticas de Ações Afirmativas, Movimentos Sociais, História e Cultura Afro-brasileira.

E-mail: wilsonaragao@hotmail.com   Orcid: http://orcid.org/0000-0002-3202-7713

Downloads

Publicado

07/09/2022
Métricas
  • Visualizações do Artigo 91
  • pdf downloads: 56

Como Citar

SILVA, S. T. L. da; ARAGÃO, W. H. Os herdeiros do Lixão do Roger: contribuições escolares para a relação aluno e pertencimento social: The inheritors of the Lixão do Roger: school contributions to the relation student and social belonging. Revista Cocar, [S. l.], v. 17, n. 35, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5321. Acesso em: 26 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)