A didática intercultural e as relações étnico-raciais na formação de professores: uma investigação no banco de dados Web of Science
Resumo
O presente trabalho visa analisar a didática intercultural e as relações étnico-raciais na formação de professores(as), tomando como base uma investigação realizada no banco de dados web of science. Metodologicamente, esta pesquisa caracteriza-se como uma abordagem qualitativa, do tipo bibliográfica, tratando-se de uma análise bibliométrica que foi realizada a partir dos resumos dos artigos que foram aprovados e que possuem relação com a didática intercultural e com as relações étnico-raciais. Os resultados apontam que existe uma produção científica relacionada às relações étnico-raciais e a didática intercultural, ressaltando, sobretudo, uma preocupação no que diz respeito à inserção da temática em investigação na formação de professores(as). Portanto, salientamos a necessidade de intensificarmos essa temática na formação de professores, a fim de que possam ter a sua cultura reconhecida e valorizada.
Abstract
The present work aims to analyze the intercultural didactics and the ethnic-racial relations in the teacher formation, based on a research carried out in the web of science database. Methodologically, this research is characterized as a qualitative approach, of bibliographic type, being a bibliometric analysis that was performed from the abstracts of the articles that were approved and that have relation with the intercultural didactics and with the ethnic-racial relations. The results indicate that there is a scientific production related to ethnic-racial relations and intercultural didactics, highlighting, above all, a concern regarding the insertion of the theme in research in teacher education. Therefore, we emphasize the need to intensify this theme in the formation of teachers, so that they can have their culture recognized and valued.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 261
- pdf downloads: 197