Discursos sobre Eugênia tecidos no coletivo de um curso de Pedagogia

Discursos sobre Eugenia tejidos en el colectivo de un curso de Pedagogía

Autores

  • Joana Lúcia Alexandre de Freitas joana.freitas@acad.ufsm.br
    Universidade Federal de Santa Maria - UFSM https://orcid.org/0000-0002-1547-1505
  • Julio Cesar Bresolin Marinho marinhojcb@gmail.com
    Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, Campus São Gabriel

Resumo

Na formação do pedagogo, de modo geral, as graduações preconizam o ensino da Língua Portuguesa e Matemática. Embora sejam componentes essencias, é necessário incluir no currículo a alfabetização científica e letramento científico para a formação global do Pedagogo. Neste contexto, realizou-se uma pesquisa exploratória, no segundo semestre de 2021, com o objetivo de estabelecer diálogos acerca da concepção de célula, hereditariedade e eugenia de graduandos de Pedagogia, visando possíveis intervenções nesta temática, para que no exercício da profissão, possam desenvolvê-las em ambientes formais e não formais de ensino. Os dados foram produzidos através de um questionário e analisados com a técnica da Análise do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), a qual evidenciou que os participantes conhecem os conceitos biológicos de célula e hereditariedade, porém, mesclados com crendices sustentadas na Eugenia. Quando questionados se trabalhariam o significado de Eugenia com as crianças, mais da metade não mostrou interesse por se tratar de um assunto complexo. Todavia, após estudos e discussões na disciplina de Fundamentos Teóricos e Metodológicos de Ciências, ressignificaram o pensamento e fomentaram saberes importantes para todos os profissionais da Educação, que além de reconhecer o termo, saberão a origem e a importância de desconstruí-lo, exercendo assim, o letramento científico no eixo temático de vida e evolução do ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Palavras-chave: Formação do pedagogo. Alfabetização científica. Discurso do Sujeito Coletivo.

 

Resumen

En la formación del pedagogo, en general, las graduaciones abogan por la enseñanza de Lengua Portuguesa y Matemáticas. Si bien son componentes esenciales, es necesario incluir la alfabetización científica y la alfabetización científica en el currículo para la formación integral del Pedagogo. En ese contexto, fue realizada una investigación exploratoria, en el segundo semestre de 2021, con el objetivo de establecer diálogos sobre la concepción de célula, herencia y eugenesia de los estudiantes de grado en Pedagogía, visando posibles intervenciones en esta temática, para que en el ejercicio de la profesión, pueden desarrollarlos en ambientes docentes formales y no formales. Los datos fueron producidos a través de un cuestionario y analizados con la técnica de Análisis del Discurso del Sujeto Colectivo (CSD), lo que mostró que los participantes conocen los conceptos biológicos de célula y herencia, sin embargo, mezclados con creencias sustentadas en la Eugenesia. Cuando se les preguntó si trabajarían el significado de Eugenia con los niños, más de la mitad no mostró interés porque era un tema complejo. Sin embargo, luego de estudios y discusiones en la disciplina de Fundamentos Teóricos y Metodológicos de la Ciencia, resignificaron el pensamiento y propiciaron conocimientos importantes para todos los profesionales de la Educación, quienes, además de reconocer el término, conocerán el origen y la importancia de deconstruirlo. Ejerciendo así, la alfabetización científica en el eje temático de la vida y evolución de la enseñanza de las ciencias en los primeros años de la escuela primaria.

Palabras clave: Formación de pedagogos. Alfabetización científica. Discurso del Sujeto Colectivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joana Lúcia Alexandre de Freitas, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Doutoranda em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Mestra em Ensino na Educação Básica - CEUNES/UFES, Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade de Cuiabá. Professora de Ciências na Prefeitura Municipal de Linhares e no curso de Pedagogia da Faculdade de Ensino Superior de Linhares - Faceli.

E-mail: joana.freitas@acad.ufsm.br   ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1547-1505

 

Julio Cesar Bresolin Marinho, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, Campus São Gabriel

Doutor em Educação em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde - Associação Ampla entre UFRGS/UFSM/FURG, com período sanduíche na Universidade de Cabo Verde (UniCV). Professor da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, Campus São Gabriel, atuando nas disciplinas pedagógicas do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

E-mail: juliomarinho@unipampa.edu.br     ORCID: http://orcid.org/0000-0002-2313-500X

Downloads

Publicado

15/04/2022
Métricas
  • Visualizações do Artigo 211
  • pdf downloads: 176

Como Citar

FREITAS, J. L. A. de; MARINHO, J. C. B. Discursos sobre Eugênia tecidos no coletivo de um curso de Pedagogia: Discursos sobre Eugenia tejidos en el colectivo de un curso de Pedagogía. Revista Cocar, [S. l.], v. 16, n. 34, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4880. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)