Avaliação da aprendizagem: pressupostos teóricos e problematizações

Learning evaluation: theoretical basement and problematizations

Autores

Resumo

A pesquisa apresentada é oriunda de indagações e investigações que estão sendo desenvolvidas por nós, sobre a temática avaliação da aprendizagem, nos últimos anos. O estudo configura-se como um ensaio teórico, no qual procuramos expor e discutir os seguintes aspectos: a aprendizagem; a perspectiva histórica sobre a avaliação; a associação entre as concepções pedagógicas e a avaliação da aprendizagem; as funções da avaliação; os instrumentos avaliativos. Para aprofundar a exposição, elencamos autores como: Becker, Esteban, Haydt, Hoffmann, Libâneo, Luckesi, Melchior, Moretto e Perrenoud. As reflexões da análise evidenciam que a prática avaliativa predominante nas escolas, ainda se estrutura na pedagogia tradicional de cunho classificatório. No entanto, compreendemos a avaliação como um ato plural, amoroso, inclusivo, dinâmico e construtivo, relacionando-se ao Modelo Pedagógico Relacional.

Palavras-chave: Avaliação; Ensino; Aprendizagem.

 

Abstract

The research presented comes from inquiries and investigations that are being developed by us, about learning assessment, in the last years. The study is configured as a theoretical essay, in which we seek to expose and discuss the following aspects: learning; the historical perspective about evaluation; the association between pedagogical concepts and learning assessment; evaluation functions; the evaluation instruments. To deep the exhibition, we list authors such as: Becker, Esteban, Haydt, Hoffmann, Libâneo, Luckesi, Melchior, Moretto and Perrenoud. The reflections of the analysis show that the predominant evaluative practice at schools is still structured in traditional classificatory pedagogy. However, we understand the evaluation as a plural, loving, inclusive, dynamic and constructive act, related to the Relational Pedagogical Model.

Keywords: Evaluation; Teaching; Learning.

 

Biografia do Autor

Karla Pereira Rutz, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, Campus Uruguaiana

Graduada em Letras - Português/Inglês pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Especialista em Psicopedagogia Institucional pela Universidade Castelo Branco - RJ. Especialista em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA – Uruguaiana). Atua no Instituto Laura Vicuña como coordenadora pedagógica. Mestranda em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA – Uruguaiana).

E-mail: cfckrutz@gmail.com

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3004-9505

Julio Cesar Bresolin Marinho, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, Campus São Gabriel

Doutor em Educação em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde - Associação Ampla entre UFRGS/UFSM/FURG, com período sanduíche na Universidade de Cabo Verde (UniCV). Professor da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, Campus São Gabriel, atuando nas disciplinas pedagógicas do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

E-mail: juliomarinho@unipampa.edu.br

ORCID: http://orcid.org/0000-0002-2313-500X

Edward Frederico Castro Pessano, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, Campus Uruguaiana

Doutor em Educação em Ciências. Professor Adjunto da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, Campus Uruguaiana.

E-mail: edwardpessano@unipampa.edu.br

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6322-6416

.

Downloads

Publicado

01/01/2021