v. 1 n. 1 (2021): Edição Comemorativa aos 28 Anos da Universidade do Estado do Pará

					Visualizar v. 1 n. 1 (2021): Edição Comemorativa aos 28 Anos da Universidade do Estado do Pará

DOI: 10.31792/rcu.v1i1

 

Apresentação

É com alegria que depois 16 anos lançamos um novo número da Revista Comunicação Universitária. A revista nasceu da necessidade de divulgação dos trabalhos científicos realizados pelo corpo docente e discente da graduação e pós-graduação do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), da Universidade do Estado do Pará (UEPA), e busca disseminar resultados de pesquisas científicas consolidadas no âmbito das ciências sociais e educação da comunidade científica em geral.

Este novo número inaugura a versão eletrônica da revista e chega num momento importante do CCSE, que conta atualmente com 17 cursos de graduação, 12 especializações, 06 mestrados e 01 doutorado, totalizando em torno de oito mil alunos e servidores, distribuídos em 16 dos 21 Campi da UEPA. Estes números são significativos qualitativamente como quantitativamente dada a importância de uma revista científica para dar vazão e publicidade a produção acadêmica vinculado (in)diretamente ao CCSE.

Neste primeiro número foram selecionados 07 trabalhos com temáticas diversas, tais como: 1. Uso de plantas medicinais em comunidades do município de São Domingos do Araguaia-Pa: oficinas de aprendizagem com os agentes comunitários de saúde; 2. Formação continuada de professores de ciências da natureza por meio de oficina pedagógica; 3. Saberes e práticas docentes: avaliação da participação de professores de ciências naturais em um projeto de pesquisa em Marabá-Pa; 4. Fluidez e solidificações nas reformas curriculares dos cursos de licenciatura em matemática; 5. Educação ambiental e abordagem em CTSA: estudo da potencialidade educacional de protótipo fotovoltaico em comunidade pesqueira; 6. A contextualização dos impactos ambientais ocorridos na cidade de Barcarena/Pa por professores do ensino fundamental;  7. A construção do ethos na auto apresentação; e 8. A Cibercultura e Ensino da Lingua Portuguesa.

Agradeço à todos(as) que acreditaram e contribuíram para que este projeto se tornasse realidade.

Desejo boa leitura e vida longa a mais nova Revista Científica do CCSE/UEPA.

Em 18/05/2021.

Prof. Dr. Benedito Ely Valente da Cruz

Editor-Chefe da Revista Comunicação Universitária

Publicado: 18/05/2021

Artigos