A INCLUSÃO COMUNICATIVA PARA ESTUDANTES COM TEA ATRAVÉS DA SINALIZAÇÃO DE ESPAÇOS
DOI:
10.69675/RCU.2763-7646.9632Palavras-chave:
Sinalização dos espaços, Comunicação Aumentativa Alternativa, TEAResumo
Este artigo apresenta o processo de implantação de um sistema robusto de Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) por meio da sinalização dos espaços, em uma escola pública federal, realizada por profissionais do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) com vista a incluir estudantes com Transtorno do Espectro Autista, que possuem Necessidades Complexas de Comunicação (NCC). O objetivo principal do projeto foi promover a inclusão comunicativa, proporcionando um ambiente mais inclusivo, que facilite a comunicação e o desenvolvimento linguístico para toda comunidade escolar. Trata-se de uma pesquisa-ação, tendo sido dividida em algumas fases, a citar: 1-revisão de literatura científica através de artigos encontrados nas bases de dados Pubmed e Scielo a partir dos termos comunicação alternativa e sinalização dos espaços; 2-compreensão do contexto arquitetônico do campus em questão; 3-levantamento das plataformas relacionadas a CAA e sinalização de espaços-; 4-identificação da melhor sinalização vinculada às necessidades dos usuários considerando a CAA; 5- avaliação. Foi possível constatar que, ainda que cada estudante autista necessita, em sua singularidade, do desenvolvimento da comunicação individualizada, a sinalização dos espaços da escola permite que estes possam se comunicar com a comunidade escolar em geral, até mesmo com aqueles que não estejam diretamente envolvidos com os estudantes, possibilitando sua inclusão e permanência nos diferentes espaços.
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