Edições anteriores

  • Edição Atual
    v. 1 n. 2 (2021)

    Estamos fechando o ano de 2021 e a Revista Comunicação Universitária lança seu segundo número. Neste novo número, recebemos trabalho de diversas instituições nacionais e internacionais, o que demonstra a visibilidade e a credibilidade que a revista, apesar de jovem, passa a ter entre os periódicos de divulgação científica.

    Os trabalhos selecionados versam sobre temáticas diversas, tais como: 1. Contribuições da neurociência e do neuropsicopedagogo no processo ensino aprendizagem; 2. Entre narrativas e memórias: o caso do desaparecimento de Santos em Vigia- PA; 3. Etnobotânica de quintais urbanos de Salvaterra, Marajó oriental, Pará, Brasil; 4. O turismo de base comunitária e desenvolvimento local em unidades de conservação brasileiras; 5. A utilização do arduino como estratégia de ensino para acadêmicos de licenciatura em física da Universidade do Estado do Pará; 6. Valoración, como indicadores ácido-base, de extractos naturales de flores de bougainvillea glabra, cosmos bipinnatus, psittacanthus calyculatus y cascara y fruto de opuntia ficus, de San Miguel El Alto, Jalisco.

    Agradecemos a confiança na Revista Comunicação Universitária e aos interessados nas temáticas dos artigos esperamos que possam contribuir com suas pesquisas.

    Boa leitura!

    Em 21/12/2021.

    Prof. Dr. Benedito Ely Valente da Cruz

    Editor-Chefe da Revista Comunicação Universitária

    Publicado: 21/12/2021

  • Edição Comemorativa aos 28 Anos da Universidade do Estado do Pará
    v. 1 n. 1 (2021)

    DOI: 10.31792/rcu.v1i1

     

    Apresentação

    É com alegria que depois 16 anos lançamos um novo número da Revista Comunicação Universitária. A revista nasceu da necessidade de divulgação dos trabalhos científicos realizados pelo corpo docente e discente da graduação e pós-graduação do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), da Universidade do Estado do Pará (UEPA), e busca disseminar resultados de pesquisas científicas consolidadas no âmbito das ciências sociais e educação da comunidade científica em geral.

    Este novo número inaugura a versão eletrônica da revista e chega num momento importante do CCSE, que conta atualmente com 17 cursos de graduação, 12 especializações, 06 mestrados e 01 doutorado, totalizando em torno de oito mil alunos e servidores, distribuídos em 16 dos 21 Campi da UEPA. Estes números são significativos qualitativamente como quantitativamente dada a importância de uma revista científica para dar vazão e publicidade a produção acadêmica vinculado (in)diretamente ao CCSE.

    Neste primeiro número foram selecionados 07 trabalhos com temáticas diversas, tais como: 1. Uso de plantas medicinais em comunidades do município de São Domingos do Araguaia-Pa: oficinas de aprendizagem com os agentes comunitários de saúde; 2. Formação continuada de professores de ciências da natureza por meio de oficina pedagógica; 3. Saberes e práticas docentes: avaliação da participação de professores de ciências naturais em um projeto de pesquisa em Marabá-Pa; 4. Fluidez e solidificações nas reformas curriculares dos cursos de licenciatura em matemática; 5. Educação ambiental e abordagem em CTSA: estudo da potencialidade educacional de protótipo fotovoltaico em comunidade pesqueira; 6. A contextualização dos impactos ambientais ocorridos na cidade de Barcarena/Pa por professores do ensino fundamental;  7. A construção do ethos na auto apresentação; e 8. A Cibercultura e Ensino da Lingua Portuguesa.

    Agradeço à todos(as) que acreditaram e contribuíram para que este projeto se tornasse realidade.

    Desejo boa leitura e vida longa a mais nova Revista Científica do CCSE/UEPA.

    Em 18/05/2021.

    Prof. Dr. Benedito Ely Valente da Cruz

    Editor-Chefe da Revista Comunicação Universitária