CONTRIBUIÇÕES DA NEUROCIÊNCIA E DO NEUROPSICOPEDAGOGO NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM
DOI:
10.69675/RCU.2763-7646.4885Palavras-chave:
Neurociência, Neuropsicopedagogia, Dificuldade na aprendizagemResumo
Estudos recentes mostram o importante papel do Neuropsicopedagogo aliado aos saberes da Neurociência, buscando fundamentar-se nestes saberes de modo a compreender a aprendizagem. Deste modo, este artigo objetiva apresentar pesquisas sobre as contribuições do Neuropsicopedagogo aliado as práticas docentes, incentivando com que, cada vez mais profissionais desta área estejam presentes no ambiente escolar. Os estudos deste artigo versam sobre os mecanismos do Aspecto comportamental; Aspecto cognitivo da memória e atenção; Aspectos pedagógicos de leitura, escrita, raciocínio matemático e Aspectos afetivos sociais. Como fundamentação teórica, utilizou-se publicações de autores que discutem e entendem Neuropsicopedagogia, como uma prática capaz de contribuir para o processo ensino-aprendizagem. O estudo tem como abordagem a pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória, a análise dos dados parte de um estudo de caso com uma criança do Ensino Fundamental Menor com dificuldades na leitura, escrita e aprendizagem. Os resultados demonstraram que a partir das etapas diagnósticas e do trabalho transdisciplinar entre Neurociência, Pedagogia e Psicologia, a neuropsicopedagogia possibilitará resultados mais precisos e eficazes para avaliação e intervenção dentro de espaço escolar.
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