CONTRIBUIÇÕES DA NEUROCIÊNCIA E DO NEUROPSICOPEDAGOGO NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM

Autores

DOI:

10.69675/RCU.2763-7646.4885

Palavras-chave:

Neurociência, Neuropsicopedagogia, Dificuldade na aprendizagem

Resumo

Estudos recentes mostram o importante papel do Neuropsicopedagogo aliado aos saberes da Neurociência, buscando fundamentar-se nestes saberes de modo a compreender a aprendizagem. Deste modo, este artigo objetiva apresentar pesquisas sobre as contribuições do Neuropsicopedagogo aliado as práticas docentes, incentivando com que, cada vez mais profissionais desta área estejam presentes no ambiente escolar. Os estudos deste artigo versam sobre os mecanismos do Aspecto comportamental; Aspecto cognitivo da memória e atenção; Aspectos pedagógicos de leitura, escrita, raciocínio matemático e Aspectos afetivos sociais. Como fundamentação teórica, utilizou-se publicações de autores que discutem e entendem Neuropsicopedagogia, como uma prática capaz de contribuir para o processo ensino-aprendizagem. O estudo tem como abordagem a pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória, a análise dos dados parte de um estudo de caso com uma criança do Ensino Fundamental Menor com dificuldades na leitura, escrita e aprendizagem. Os resultados demonstraram que a partir das etapas diagnósticas e do trabalho transdisciplinar entre Neurociência, Pedagogia e Psicologia, a neuropsicopedagogia possibilitará resultados mais precisos e eficazes para avaliação e intervenção dentro de espaço escolar.

Biografia do Autor

Terezinha Sirley Ribeiro Sousa, Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Terezinha Sirley Ribeiro Sousa concluiu o Mestrado em Educação(Educação Especial) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro(UERJ), com Especialização em Educação Especial - Deficiência em Audiocomunicação pela Universidade Estadual do Centro Oeste ( UNICENTRO/PR) . É graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará(Magistério e Supervisão Escolar). Desempenhou atividades profissionais pela Secretaria de Estado de Educação do Pará especificamente com Educação Especial na função de professora especializada na área da surdez no Instituto Felipe Smaldone, e na área da deficiência intelectual na ERC Prof. Lourenço Filho da Fundação Pestalozzi do Pará . Atua em áreas da Educação Especial e Educação Inclusiva. Pesquisadora no Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Meio Ambiente - GRUPEMA. Pesquisadora no Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Educação GEPPED /UEPA. Professora Assistente da Universidade do Estado do Pará.

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21/12/2021
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Como Citar

LIMA, S. F.; LOPES, M.; SOUSA, T. S. R. CONTRIBUIÇÕES DA NEUROCIÊNCIA E DO NEUROPSICOPEDAGOGO NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM. Revista Comunicação Universitária, Belém, v. 1, n. 2, 2021. DOI: 10.69675/RCU.2763-7646.4885. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/comun/article/view/4885. Acesso em: 12 jul. 2024.

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