FLUIDEZ E SOLIDIFICAÇÕES NAS REFORMAS CURRICULARES DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

Autores

DOI:

10.69675/RCU.2763-7646.3847

Palavras-chave:

Licenciatura em Matemática, Currículo, Modernidade líquida, Formação de professores

Resumo

 O presente artigo constitui-se de uma investigação acerca das atuais mudanças nos documentos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) e seus reflexos nos cursos de Licenciatura em Matemática, resultado de uma etapa da pesquisa de conclusão de curso. Foi realizado um estudo bibliográfico desenvolvido qualitativamente, com objetivo de apresentar os aspectos “fluidos” ou que se “solidificaram” nas reformas curriculares da formação inicial dos professores de matemática, na perspectiva dada por Bauman (2001), com intuito de responder à seguinte questão: O que se manteve “fluido” e o que se “solidificou” na formação inicial dos professores de matemática, após as reformas curriculares ocorridas no cenário educacional? A pesquisa revelou que ainda há muito que se dissolver, mas pelas transformações já ocorridas e as discussões acerca desses sólidos, como: dissolver a separação entre teoria e prática; a separação dos conteúdos específicos e pedagógicos, e a valorização do Bacharelado em detrimento da Licenciatura em Matemática. Esses resultados implicam que as instituições estejam passando por uma fase de dissolução de sólidos importante para uma formação docente eficaz e satisfatória decorrente das mudanças educacionais.

Biografia do Autor

Jeane do Socorro Costa da Silva, Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal do Pará (2003) e mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (2006), doutorado em Educação Matemática pela PUC-SP. Atualmente é professora - Secretaria de Estado de Educação do Pará e professora da Universidade do Estado do Pará. Tem experiência na área de Educação Matemática,  com ênfase em Ensino-Aprendizagem e formação de professor, atuando principalmente nos seguintes temas: formação inicial de professor, desenvolvimento profissional, aprendizagem Signficativa, Educação Matematica, Ensino Aprendizagem de Matemática, Ensino de números e expressões algebricas.

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Publicado

19/05/2021
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Como Citar

ROCHA PAULO DE OLIVEIRA, L.; SILVA, J. do S. C. da; JULIANA CUNHA DA COSTA FRÓES. FLUIDEZ E SOLIDIFICAÇÕES NAS REFORMAS CURRICULARES DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA. Revista Comunicação Universitária, Belém, v. 1, n. 1, 2021. DOI: 10.69675/RCU.2763-7646.3847. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/comun/article/view/3847. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

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Artigos