A CONTEXTUALIZAÇÃO DOS IMPACTOS AMBIENTAIS OCORRIDOS NA CIDADE DE BARCARENA/PA POR PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

10.69675/RCU.2763-7646.3664

Palavras-chave:

Impactos ambientais, Contextualização, Práticas pedagógicas, Educação ambiental

Resumo

Este artigo buscou apresentar se professores de diferentes áreas de conhecimento, que atuam no ensino fundamental maior, contextualizam em suas aulas os impactos ambientais ocorridos na região de Barcarena/PA, bem como, discutir concepções, práticas e as principais dificuldades que são enfrentadas pelos docentes para trabalhar tais questões no espaço escolar. Este estudo qualitativo caracterizou-se por uma pesquisa exploratória e utilizou como instrumento de coleta de dados um questionário, que foi aplicado a quinze professores de duas escolas do município de Barcarena/PA. O método utilizado para analisar os dados foi a Análise de Conteúdo. Como resultado evidenciou-se que, 53% dos docentes afirmam realizar a contextualização sobre os impactos ambientais, no entanto, essa prática ainda é rudimentar, necessitando ser mais bem estruturada. Apesar de quase a metade dos professores afirmarem não contextualizar esse assunto, mais de 90% têm conhecimento sobre os impactos que ocorrem na região. A maioria dos professores concorda sobre a importância de contextualizar os impactos ambientais ocorridos na cidade para prover a aprendizagem efetiva dos assuntos explanados. Conclui-se neste estudo que, a efetiva contextualização sobre os impactos ambientais não acontece nas aulas e que os professores carecem de formação e planejamento para que essa abordagem seja aplicada de forma efetiva e contribua para a educação significativa na região.

Biografia do Autor

Priscyla Cristinny Santiago da Luz, Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Possui doutorado em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso (2019), mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (2010) e graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pará (2004). Professora Adjunta da Universidade do Estado do Pará, atuando nos cursos de graduação em Ciências Naturais e Ciências Biológicas. Nos Programas de pós-graduação (Mestrado Profissional) em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia (15006018012P2) aprovado na reunião 190 Reunião (20 de novembro a 22 de novembro de 2019); e Pós-graduação Lato Sensu em Teorias e metodologias da educação básica do município de Moju/PA. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação e Ensino de Ciências em Contextos Amazônicos (GEPEECA). Participa como pesquisadora do grupo de pesquisa Ciência, Tecnologia, Meio ambiente e Educação Não formal. Tem experiência com ensino, pesquisa e extensão nas áreas de Ensino de Ciências e Biologia, Metodologias de ensino de Ciências e Biologia, Biodiversidade e Educação Socioambiental. 

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19/05/2021
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Como Citar

RIBEIRO DO ESPIRITO SANTO, L. .; PIMENTEL MAGNO, M. .; LUZ, P. C. S. da. A CONTEXTUALIZAÇÃO DOS IMPACTOS AMBIENTAIS OCORRIDOS NA CIDADE DE BARCARENA/PA POR PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Comunicação Universitária, Belém, v. 1, n. 1, 2021. DOI: 10.69675/RCU.2763-7646.3664. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/comun/article/view/3664. Acesso em: 3 jul. 2024.

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