SABERES E PRÁTICAS DOCENTES: AVALIAÇÃO DA PARTICIPAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS NATURAIS EM UM PROJETO DE PESQUISA EM MARABÁ-PA

Autores

DOI:

10.69675/RCU.2763-7646.3851

Palavras-chave:

Ensino de ciências naturais, Formação docente, Inclusão educacional

Resumo

Este trabalho tem como propósito analisar a participação de professores e professoras de ciências naturais no projeto de pesquisa “Saberes e práticas da formação docente” desenvolvido por docentes e servidores técnico-administrativos da Universidade do Estado do Pará (UEPA), Campus de Marabá. Os resultados desta análise apontam para a existência de lacunas provenientes das formações iniciais e continuada desses professores e professoras com relação a educação de alunos com deficiência; assim como um sistema educacional com infraestrutura inadequada e ausência de materiais didáticos acessíveis nas áreas das ciências naturais. O projeto de pesquisa, enquanto processo de investigação e de formação de professores, se mostrou eficiente à medida em que proporcionou a troca de experiências e de pensamento crítico que viabilizou o aperfeiçoamento de técnicas de atuação desses professores e professoras frente ao processo de inclusão educacional. Conclui-se que a partir da discussão construída neste trabalho, é possível contribuir para o campo de investigações sobre o contexto educacional de Marabá-PA e de Itupiranga e inspirar outros professores e professoras a partir das experiências aqui relatadas.

Biografia do Autor

Airton dos Reis Pereira, Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Possui graduação em História (2000) e especialização em História da Amazônia (2008), pela Universidade Federal do Pará (UFPA); mestrado em Extensão Rural (2004), pela Universidade Federal de Viçosa (UFV); doutorado em História (2013), pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e, atualmente, com Estágio Pós-doutorado no Programa Interdisciplinar em Ciências Humanas/PPGICH/CFH/UFSC em andamento. Trabalhou como agente de pastoral no Projeto de Desenvolvimento Humano (PDH), da Diocese de Conceição do Araguaia (1994-1998) e na Comissão Pastoral da Terra, do sul e do sudeste do Pará (1999-2001; 2004-2008). Atualmente é professor Adjunto III, do Departamento de Filosofia e Ciências Sociais, da Universidade do Estado do Pará (UEPA), atuando nas disciplinas Metodologia Científica; História da Amazônia; História do Brasil, Comunicação e Extensão Rural. É também professor permanente do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação Escolar Indígena (UEPA, Unifesspa, UFPA, UFPA) e do Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia (PDTSA), da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). Foi Coordenador do Campus VIII/Marabá, da UEPA, entre 2014-2016; Membro do Conselho Universitário da UEPA (Representante Docente do CCSE), entre 2015 e 2019; 2021-2023 e Coordenador do Laboratório de Engenharia de Produção, da UEPA Campus VIII/Marabá, no biênio jun. 2018- jan.2020. É membro do Núcleo de Acessibilidade, Educação e Saúde (NAES), da UEPA, Campus VIII/Marabá e também do Conselho Consultivo da Revista História Oral (2022-2026). É líder do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Sociedade, Saúde e Meio Ambiente na Amazônia (UEPA/CNPq) atuando na Linha de Pesquisa em Dinâmicas socioambientais e Educação na Amazônia (link:https://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/225624). Em seus estudos e pesquisas elege especialmente os seguintes temas: Ditadura militar no Brasil: Amazônia; Conflitos agrários e Violência no campo; Migração; Movimentos sociais; Trabalho Escravo Contemporâneo; Direitos humanos; Cultura e Educação Escolar Indígena.

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19/05/2021
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Como Citar

RIBEIRO, S. D.; PEREIRA, A. dos R. SABERES E PRÁTICAS DOCENTES: AVALIAÇÃO DA PARTICIPAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS NATURAIS EM UM PROJETO DE PESQUISA EM MARABÁ-PA. Revista Comunicação Universitária, Belém, v. 1, n. 1, 2021. DOI: 10.69675/RCU.2763-7646.3851. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/comun/article/view/3851. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos