Revista Comunicação Universitária https://periodicos.uepa.br/index.php/comun <p>A <strong>Revista Comunicação Universitária</strong> é de responsabilidade do Centro de Ciências Sociais e Educação, da Universidade do Estado do Pará. É uma publicação científica periódica, editada em volume semestral, e tem por princípio a comunicação permanente com a sociedade, para compartilhar com outros educadores os ensinamentos surgidos das experiência que cada autor realizou, e para conduzir os leitores à reflexão teórico-prática dos conhecimentos surgidos em cada experiência.</p> <!-- [if gte mso 9]><xml> <w:WordDocument> <w:View>Normal</w:View> <w:Zoom>0</w:Zoom> <w:TrackMoves ></w:TrackMoves> <w:TrackFormatting ></w:TrackFormatting> <w:HyphenationZone>21</w:HyphenationZone> <w:PunctuationKerning ></w:PunctuationKerning> <w:ValidateAgainstSchemas ></w:ValidateAgainstSchemas> <w:SaveIfXMLInvalid>false</w:SaveIfXMLInvalid> <w:IgnoreMixedContent>false</w:IgnoreMixedContent> <w:AlwaysShowPlaceholderText>false</w:AlwaysShowPlaceholderText> <w:DoNotPromoteQF ></w:DoNotPromoteQF> <w:LidThemeOther>PT-BR</w:LidThemeOther> <w:LidThemeAsian>X-NONE</w:LidThemeAsian> <w:LidThemeComplexScript>X-NONE</w:LidThemeComplexScript> <w:Compatibility> <w:BreakWrappedTables ></w:BreakWrappedTables> <w:SnapToGridInCell ></w:SnapToGridInCell> <w:WrapTextWithPunct ></w:WrapTextWithPunct> <w:UseAsianBreakRules ></w:UseAsianBreakRules> <w:DontGrowAutofit ></w:DontGrowAutofit> <w:SplitPgBreakAndParaMark ></w:SplitPgBreakAndParaMark> <w:DontVertAlignCellWithSp ></w:DontVertAlignCellWithSp> <w:DontBreakConstrainedForcedTables ></w:DontBreakConstrainedForcedTables> <w:DontVertAlignInTxbx ></w:DontVertAlignInTxbx> <w:Word11KerningPairs ></w:Word11KerningPairs> <w:CachedColBalance ></w:CachedColBalance> </w:Compatibility> <w:BrowserLevel>MicrosoftInternetExplorer4</w:BrowserLevel> <m:mathPr> <m:mathFont m:val="Cambria Math" ></m:mathFont> <m:brkBin m:val="before" ></m:brkBin> <m:brkBinSub m:val=" " ></m:brkBinSub> <m:smallFrac m:val="off" ></m:smallFrac> <m:dispDef ></m:dispDef> <m:lMargin m:val="0" ></m:lMargin> <m:rMargin m:val="0" ></m:rMargin> <m:defJc m:val="centerGroup" ></m:defJc> <m:wrapIndent m:val="1440" ></m:wrapIndent> <m:intLim m:val="subSup" ></m:intLim> <m:naryLim m:val="undOvr" ></m:naryLim> </m:mathPr></w:WordDocument> </xml><![endif]--><!-- [if gte mso 9]><xml> <w:LatentStyles DefLockedState="false" DefUnhideWhenUsed="true" DefSemiHidden="true" DefQFormat="false" DefPriority="99" LatentStyleCount="267"> <w:LsdException Locked="false" Priority="0" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" QFormat="true" Name="Normal" ></w:LsdException> <w:LsdException Locked="false" Priority="9" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" QFormat="true" Name="heading 1" ></w:LsdException> <w:LsdException Locked="false" Priority="9" QFormat="true" Name="heading 2" ></w:LsdException> <w:LsdException Locked="false" Priority="9" QFormat="true" Name="heading 3" ></w:LsdException> <w:LsdException Locked="false" Priority="9" QFormat="true" Name="heading 4" ></w:LsdException> <w:LsdException Locked="false" Priority="9" QFormat="true" Name="heading 5" ></w:LsdException> <w:LsdException Locked="false" Priority="9" QFormat="true" Name="heading 6" ></w:LsdException> <w:LsdException Locked="false" Priority="9" QFormat="true" Name="heading 7" ></w:LsdException> <w:LsdException Locked="false" Priority="9" QFormat="true" Name="heading 8" ></w:LsdException> <w:LsdException Locked="false" Priority="9" QFormat="true" Name="heading 9" ></w:LsdException> <w:LsdException Locked="false" Priority="39" Name="toc 1" ></w:LsdException> <w:LsdException Locked="false" Priority="39" Name="toc 2" ></w:LsdException> <w:LsdException Locked="false" Priority="39" Name="toc 3" ></w:LsdException> <w:LsdException Locked="false" Priority="39" Name="toc 4" ></w:LsdException> <w:LsdException Locked="false" Priority="39" Name="toc 5" ></w:LsdException> <w:LsdException Locked="false" Priority="39" Name="toc 6" ></w:LsdException> <w:LsdException Locked="false" Priority="39" Name="toc 7" ></w:LsdException> <w:LsdException Locked="false" Priority="39" Name="toc 8" ></w:LsdException> <w:LsdException Locked="false" Priority="39" Name="toc 9" ></w:LsdException> <w:LsdException Locked="false" Priority="35" QFormat="true" Name="caption" ></w:LsdException> <w:LsdException Locked="false" Priority="10" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" QFormat="true" Name="Title" ></w:LsdException> <w:LsdException Locked="false" Priority="1" Name="Default Paragraph Font" ></w:LsdException> <w:LsdException Locked="false" Priority="11" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" QFormat="true" Name="Subtitle" ></w:LsdException> <w:LsdException Locked="false" Priority="22" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" QFormat="true" Name="Strong" ></w:LsdException> <w:LsdException Locked="false" Priority="20" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" QFormat="true" Name="Emphasis" ></w:LsdException> <w:LsdException Locked="false" Priority="59" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Table Grid" ></w:LsdException> <w:LsdException Locked="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Placeholder Text" ></w:LsdException> <w:LsdException Locked="false" Priority="1" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" QFormat="true" Name="No Spacing" ></w:LsdException> <w:LsdException Locked="false" Priority="60" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Light Shading" ></w:LsdException> <w:LsdException Locked="false" Priority="61" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Light List" ></w:LsdException> <w:LsdException Locked="false" Priority="62" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Light Grid" ></w:LsdException> <w:LsdException Locked="false" Priority="63" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Shading 1" ></w:LsdException> <w:LsdException Locked="false" Priority="64" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Shading 2" ></w:LsdException> <w:LsdException Locked="false" Priority="65" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium List 1" ></w:LsdException> <w:LsdException Locked="false" Priority="66" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium List 2" ></w:LsdException> <w:LsdException Locked="false" Priority="67" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Grid 1" ></w:LsdException> <w:LsdException Locked="false" Priority="68" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Grid 2" ></w:LsdException> <w:LsdException Locked="false" Priority="69" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Grid 3" ></w:LsdException> <w:LsdException Locked="false" Priority="70" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Dark List" ></w:LsdException> <w:LsdException Locked="false" Priority="71" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Colorful Shading" ></w:LsdException> <w:LsdException Locked="false" Priority="72" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Colorful List" ></w:LsdException> <w:LsdException Locked="false" Priority="73" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Colorful Grid" ></w:LsdException> <w:LsdException Locked="false" Priority="60" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Light Shading Accent 1" ></w:LsdException> <w:LsdException Locked="false" Priority="61" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Light List Accent 1" ></w:LsdException> <w:LsdException Locked="false" Priority="62" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Light Grid Accent 1" ></w:LsdException> <w:LsdException Locked="false" Priority="63" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Shading 1 Accent 1" ></w:LsdException> <w:LsdException Locked="false" Priority="64" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Shading 2 Accent 1" ></w:LsdException> <w:LsdException Locked="false" Priority="65" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium List 1 Accent 1" ></w:LsdException> <w:LsdException Locked="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Revision" ></w:LsdException> <w:LsdException Locked="false" Priority="34" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" QFormat="true" Name="List Paragraph" ></w:LsdException> <w:LsdException Locked="false" Priority="29" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" QFormat="true" Name="Quote" ></w:LsdException> <w:LsdException Locked="false" Priority="30" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" QFormat="true" Name="Intense Quote" ></w:LsdException> <w:LsdException Locked="false" Priority="66" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium List 2 Accent 1" ></w:LsdException> <w:LsdException Locked="false" Priority="67" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Grid 1 Accent 1" ></w:LsdException> <w:LsdException Locked="false" Priority="68" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Grid 2 Accent 1" ></w:LsdException> <w:LsdException Locked="false" Priority="69" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Grid 3 Accent 1" ></w:LsdException> <w:LsdException Locked="false" Priority="70" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Dark List Accent 1" ></w:LsdException> <w:LsdException Locked="false" Priority="71" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Colorful Shading Accent 1" ></w:LsdException> <w:LsdException Locked="false" Priority="72" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Colorful List Accent 1" ></w:LsdException> <w:LsdException Locked="false" Priority="73" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Colorful Grid Accent 1" ></w:LsdException> <w:LsdException Locked="false" Priority="60" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Light Shading Accent 2" ></w:LsdException> <w:LsdException Locked="false" Priority="61" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Light List Accent 2" ></w:LsdException> <w:LsdException Locked="false" Priority="62" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Light Grid Accent 2" ></w:LsdException> <w:LsdException Locked="false" Priority="63" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Shading 1 Accent 2" ></w:LsdException> <w:LsdException Locked="false" Priority="64" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Shading 2 Accent 2" ></w:LsdException> <w:LsdException Locked="false" Priority="65" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium List 1 Accent 2" ></w:LsdException> <w:LsdException Locked="false" Priority="66" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium List 2 Accent 2" ></w:LsdException> <w:LsdException Locked="false" Priority="67" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Grid 1 Accent 2" ></w:LsdException> <w:LsdException Locked="false" Priority="68" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Grid 2 Accent 2" ></w:LsdException> <w:LsdException Locked="false" Priority="69" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Grid 3 Accent 2" ></w:LsdException> <w:LsdException Locked="false" Priority="70" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Dark List Accent 2" ></w:LsdException> <w:LsdException Locked="false" Priority="71" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Colorful Shading Accent 2" ></w:LsdException> <w:LsdException Locked="false" Priority="72" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Colorful List Accent 2" ></w:LsdException> <w:LsdException Locked="false" Priority="73" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Colorful Grid Accent 2" ></w:LsdException> <w:LsdException Locked="false" Priority="60" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Light Shading Accent 3" ></w:LsdException> <w:LsdException Locked="false" Priority="61" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Light List Accent 3" ></w:LsdException> <w:LsdException Locked="false" Priority="62" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Light Grid Accent 3" ></w:LsdException> <w:LsdException Locked="false" Priority="63" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Shading 1 Accent 3" ></w:LsdException> <w:LsdException Locked="false" Priority="64" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Shading 2 Accent 3" ></w:LsdException> <w:LsdException Locked="false" Priority="65" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium List 1 Accent 3" ></w:LsdException> <w:LsdException Locked="false" Priority="66" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium List 2 Accent 3" ></w:LsdException> <w:LsdException Locked="false" Priority="67" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Grid 1 Accent 3" ></w:LsdException> <w:LsdException Locked="false" Priority="68" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Grid 2 Accent 3" ></w:LsdException> <w:LsdException Locked="false" Priority="69" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Grid 3 Accent 3" ></w:LsdException> <w:LsdException Locked="false" Priority="70" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Dark List Accent 3" ></w:LsdException> <w:LsdException Locked="false" Priority="71" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Colorful Shading Accent 3" ></w:LsdException> <w:LsdException Locked="false" Priority="72" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Colorful List Accent 3" ></w:LsdException> <w:LsdException Locked="false" Priority="73" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Colorful Grid Accent 3" ></w:LsdException> <w:LsdException Locked="false" Priority="60" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Light Shading Accent 4" ></w:LsdException> <w:LsdException Locked="false" Priority="61" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Light List Accent 4" ></w:LsdException> <w:LsdException Locked="false" Priority="62" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Light Grid Accent 4" ></w:LsdException> <w:LsdException Locked="false" Priority="63" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Shading 1 Accent 4" ></w:LsdException> <w:LsdException Locked="false" Priority="64" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Shading 2 Accent 4" ></w:LsdException> <w:LsdException Locked="false" Priority="65" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium List 1 Accent 4" ></w:LsdException> <w:LsdException Locked="false" Priority="66" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium List 2 Accent 4" ></w:LsdException> <w:LsdException Locked="false" Priority="67" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Grid 1 Accent 4" ></w:LsdException> <w:LsdException Locked="false" Priority="68" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Grid 2 Accent 4" ></w:LsdException> <w:LsdException Locked="false" Priority="69" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Grid 3 Accent 4" ></w:LsdException> <w:LsdException Locked="false" Priority="70" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Dark List Accent 4" ></w:LsdException> <w:LsdException Locked="false" Priority="71" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Colorful Shading Accent 4" ></w:LsdException> <w:LsdException Locked="false" Priority="72" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Colorful List Accent 4" ></w:LsdException> <w:LsdException Locked="false" Priority="73" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Colorful Grid Accent 4" ></w:LsdException> <w:LsdException Locked="false" Priority="60" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Light Shading Accent 5" ></w:LsdException> <w:LsdException Locked="false" Priority="61" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Light List Accent 5" ></w:LsdException> <w:LsdException Locked="false" Priority="62" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Light Grid Accent 5" ></w:LsdException> <w:LsdException Locked="false" Priority="63" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Shading 1 Accent 5" ></w:LsdException> <w:LsdException Locked="false" Priority="64" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Shading 2 Accent 5" ></w:LsdException> <w:LsdException Locked="false" Priority="65" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium List 1 Accent 5" ></w:LsdException> <w:LsdException Locked="false" Priority="66" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium List 2 Accent 5" ></w:LsdException> <w:LsdException Locked="false" Priority="67" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Grid 1 Accent 5" ></w:LsdException> <w:LsdException Locked="false" Priority="68" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Grid 2 Accent 5" ></w:LsdException> <w:LsdException Locked="false" Priority="69" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Grid 3 Accent 5" ></w:LsdException> <w:LsdException Locked="false" Priority="70" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Dark List Accent 5" ></w:LsdException> <w:LsdException Locked="false" Priority="71" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Colorful Shading Accent 5" ></w:LsdException> <w:LsdException Locked="false" Priority="72" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Colorful List Accent 5" ></w:LsdException> <w:LsdException Locked="false" Priority="73" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Colorful Grid Accent 5" ></w:LsdException> <w:LsdException Locked="false" Priority="60" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Light Shading Accent 6" ></w:LsdException> <w:LsdException Locked="false" Priority="61" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Light List Accent 6" ></w:LsdException> <w:LsdException Locked="false" Priority="62" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Light Grid Accent 6" ></w:LsdException> <w:LsdException Locked="false" Priority="63" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Shading 1 Accent 6" ></w:LsdException> <w:LsdException Locked="false" Priority="64" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Shading 2 Accent 6" ></w:LsdException> <w:LsdException Locked="false" Priority="65" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium List 1 Accent 6" ></w:LsdException> <w:LsdException Locked="false" Priority="66" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium List 2 Accent 6" ></w:LsdException> <w:LsdException Locked="false" Priority="67" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Grid 1 Accent 6" ></w:LsdException> <w:LsdException Locked="false" Priority="68" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Grid 2 Accent 6" ></w:LsdException> <w:LsdException Locked="false" Priority="69" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Grid 3 Accent 6" ></w:LsdException> <w:LsdException Locked="false" Priority="70" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Dark List Accent 6" ></w:LsdException> <w:LsdException Locked="false" Priority="71" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Colorful Shading Accent 6" ></w:LsdException> <w:LsdException Locked="false" Priority="72" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Colorful List Accent 6" ></w:LsdException> <w:LsdException Locked="false" Priority="73" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Colorful Grid Accent 6" ></w:LsdException> <w:LsdException Locked="false" Priority="19" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" QFormat="true" Name="Subtle Emphasis" ></w:LsdException> <w:LsdException Locked="false" Priority="21" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" QFormat="true" Name="Intense Emphasis" ></w:LsdException> <w:LsdException Locked="false" Priority="31" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" QFormat="true" Name="Subtle Reference" ></w:LsdException> <w:LsdException Locked="false" Priority="32" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" QFormat="true" Name="Intense Reference" ></w:LsdException> <w:LsdException Locked="false" Priority="33" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" QFormat="true" Name="Book Title" ></w:LsdException> <w:LsdException Locked="false" Priority="37" Name="Bibliography" ></w:LsdException> <w:LsdException Locked="false" Priority="39" QFormat="true" Name="TOC Heading" ></w:LsdException> </w:LatentStyles> </xml><![endif]--><!-- [if gte mso 10]> <mce:style><! /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; mso-style-qformat:yes; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin-top:0cm; mso-para-margin-right:0cm; mso-para-margin-bottom:10.0pt; mso-para-margin-left:0cm; line-height:115%; mso-pagination:widow-orphan; font-size:11.0pt; font-family:"Calibri","sans-serif"; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-fareast-font-family:"Times New Roman"; mso-fareast-theme-font:minor-fareast; mso-hansi-font-family:Calibri; mso-hansi-theme-font:minor-latin;} --> pt-BR <p>Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem em revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.</p> bvalente7@uepa.br (Benedito Ely Valente da Cruz) bruna.toscano@uepa.br (Bruna Toscano) Tue, 18 May 2021 00:00:00 +0000 OJS 3.3.0.7 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 O USO DE PLANTAS MEDICINAIS NO EM COMUNIDADES DO MUNICÍPIO DE SÃO DOMINGOS DO ARAGUAIA-PA: OFICINAS DE APRENDIZAGEM COM OS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE https://periodicos.uepa.br/index.php/comun/article/view/3843 <p>O uso de plantas medicinais e fitoterápicos é uma prática muito comum em todo o Brasil e no mundo. Porém, é importante lembrar que medicamentos obtidos a partir de vegetais podem causar graves efeitos colaterais em seus usuários se usados indiscriminadamente e sem orientação. Por isso é importante que os profissionais da saúde estejam qualificados para repassar um conhecimento adequado para a população sobre o uso correto dessas plantas. Os Agentes comunitários de Saúde (ACS) por terem contato com a comunidade, são considerados os mais indicados para promover o uso da fitoterapia racional nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Portanto, esse trabalho teve como objetivo verificar o conhecimento da população de São Domingos do Araguaia-PA acerca do uso das plantas medicinais e fitoterápicos, e em seguida realizar uma oficina de aprendizagem, baseada na metodologia da problematização, para os ACS sobre o conhecimento técnico-científico do uso das plantas medicinais. Utilizou-se para essa pesquisa de campo e descritiva uma abordagem qualitativa com aplicação de questionários. Com a análise dos resultados obtidos verificou-se que a fitoterapia é uma prática comum nas comunidades do município, revelando a necessidade de orientações técnicas científicas sobre o uso. A partir da oficina os ACS relataram que as informações expostas trouxeram a eles um sentimento de maior confiança e a possibilidade de realizar suas atividades no município com um maior desempenho, podendo fazer uma mediação do conhecimento obtido na oficina junto à comunidade em que atuam.</p> Tainanda Lima Braga, Luely Oliveira Copyright (c) 2021 Luely Oliveira, Tainanda Lima Braga https://periodicos.uepa.br/index.php/comun/article/view/3843 Wed, 19 May 2021 00:00:00 +0000 FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA POR MEIO DE OFICINA PEDAGÓGICA https://periodicos.uepa.br/index.php/comun/article/view/3680 <p>Com enfoque na formação pedagógica de professores, este estudo visa discutir a utilização de recursos didáticos lúdicos para facilitar o ensino e aprendizagem de conteúdos de Ciências da Natureza. Trata-se de uma investigação dirigida com abordagem qualitativa, por meio de oficina pedagógica sobre a confecção de brinquedos científicos, realizada com 31 docentes que trabalham com alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Por meio da observação direta, notou-se interesse individual e coletivo dos participantes, além de entusiasmo e curiosidade, agregando conhecimento sobre conceitos das Ciências Naturais. Os professores destacaram que as atividades desenvolvidas contribuirão para melhorarem suas práticas pedagógicas, uma vez que proporcionam a construção de sentido e significado para os conteúdos curriculares abordados. Ressalta-se que os materiais utilizados para a construção dos brinquedos foram de fácil acesso, de baixo custo e reutilizáveis, possibilitando sua replicação em escolas com poucos recursos financeiros.</p> Silvana Ferreira Lima, José Diogo Evangelista Reis, Enilene da Conceição Nunes, Arilson Silva da Silva, Ronilson Freitas de Souza Copyright (c) 2021 SILVANA FERREIRA LIMA, JOSÉ DIOGO EVANGELISTA REIS, ENILENE DA CONCEIÇÃO NUNES, ARILSON SILVA DA SILVA, RONILSON FREITAS DE SOUZA https://periodicos.uepa.br/index.php/comun/article/view/3680 Wed, 19 May 2021 00:00:00 +0000 SABERES E PRÁTICAS DOCENTES: AVALIAÇÃO DA PARTICIPAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS NATURAIS EM UM PROJETO DE PESQUISA EM MARABÁ-PA https://periodicos.uepa.br/index.php/comun/article/view/3851 <p>Este trabalho tem como propósito analisar a participação de professores e professoras de ciências naturais no projeto de pesquisa “Saberes e práticas da formação docente” desenvolvido por docentes e servidores técnico-administrativos da Universidade do Estado do Pará (UEPA), Campus de Marabá. Os resultados desta análise apontam para a existência de lacunas provenientes das formações inicial e continuada desses professores e professoras com relação a educação de alunos com deficiência; um sistema educacional com infraestrutura inadequada e ausência de materiais didáticos acessíveis nas áreas das ciências naturais. O projeto de pesquisa enquanto processo de investigação e de formação de professores, se mostrou eficiente à medida em que proporcionou a troca de experiências e de pensamento crítico que viabilizou o aperfeiçoamento de técnicas de atuação desses professores e professoras frente ao processo de inclusão educacional. Conclui-se que a partir da discussão construída neste trabalho, é possível contribuir para o campo de investigações sobre o contexto educacional de Marabá-PA e de Itupiranga e inspirar outros professores e professoras a partir das experiências aqui relatadas.</p> Shirlei Dias Ribeiro, Airton dos Reis Pereira Copyright (c) 2021 Airton dos Reis Pereira https://periodicos.uepa.br/index.php/comun/article/view/3851 Wed, 19 May 2021 00:00:00 +0000 FLUIDEZ E SOLIDIFICAÇÕES NAS REFORMAS CURRICULARES DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA https://periodicos.uepa.br/index.php/comun/article/view/3847 <p><strong>Resumo: </strong>O presente artigo constitui-se de uma pesquisa acerca das atuais mudanças nos documentos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) e seus reflexos nos cursos de Licenciatura em Matemática, resultado de uma etapa da pesquisa de conclusão de curso. Foi realizado um estudo bibliográfico desenvolvido qualitativamente, com objetivo de apresentar os aspectos “fluidos” ou que se “solidificaram” nas reformas curriculares da formação inicial dos professores de matemática, na perspectiva dada por Bauman (2001), com intuito de responder a seguinte questão: O que se manteve “fluido” e o que se “solidificou” na formação inicial dos professores de matemática, após as reformas curriculares ocorridas no cenário educacional? A pesquisa revelou que ainda há muito que se dissolver, mas pelas transformações já ocorridas e as discussões acerca desses sólidos, como: dissolver a separação entre teoria e prática; a separação dos conteúdos específicos e pedagógicos, e a valorização do Bacharelado em detrimento da Licenciatura em Matemática. Esses resultados implicam que as instituições estejam passando por uma fase de dissolução de sólidos importante para uma formação docente eficaz e satisfatória decorrente das mudanças educacionais.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Licenciatura em Matemática. Currículo. Modernidade líquida. Formação de professores.</p> Larissa Rocha Paulo de Oliveira, Jeane do Socorro Costa da Silva, Juliana Cunha da Costa Fróes Copyright (c) 2021 Larissa Rocha Paulo de Oliveira, Jeane do Socorro Costa da Silva, Juliana Cunha da Costa Fróes https://periodicos.uepa.br/index.php/comun/article/view/3847 Wed, 19 May 2021 00:00:00 +0000 EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ABORDAGEM EM CTSA: ESTUDO DA POTENCIALIDADE EDUCACIONAL DE PROTÓTIPO FOTOVOLTAICO EM COMUNIDADE PESQUEIRA https://periodicos.uepa.br/index.php/comun/article/view/3837 <p>As matrizes energéticas renováveis têm se mostrado um excelente tema gerador para a contextualização do ensino de ciências. Assim, este estudo tem por objetivo analisar a construção de conceitos científicos associados às matrizes renováveis a partir de questões socioambientais e tecnológicas com enfoque CTSA e em Educação Ambiental. A pesquisa é de caráter qualitativo e foi desenvolvida a partir da realização de um roteiro de atividades pedagógicas incluindo a construção de um protótipo fotovoltaico de baixo custo, contando com a participação de estudantes do 3º ano do ensino médio de uma escola pública numa comunidade pesqueira do município de Vigia-PA. Os resultados indicam a construção dos principais conceitos científicos relacionados ao tema sob a perspectiva da inovação tecnológica e da preservação ambiental numa visão regional e crítica, observados através das unidades de registro dos estudantes. Portanto, as novas possibilidades tecnológicas associadas à educação ambiental são potencialmente interessantes na escolha de estratégias pedagógicas visando o ensino e a aprendizagem de estudantes levando em consideração o seu contexto de origem, como no caso destes da comunidade pesqueira.</p> José Fernando Pereira Leal, Erick Elisson Hosana Ribeiro, Fabianne Cristine Pinto da Costa, Keise Monique Chagas da Costa, Joás Murilo Nunes, Wesley Lins Pimentel Copyright (c) 2021 JOSE FERNANDO LEAL, Erick Elisson Hosana Ribeiro, Fabianne Cristine Pinto da Costa, Keise Monique Chagas da Costa, Joás Murilo Nunes, Wesley Lins Pimentel https://periodicos.uepa.br/index.php/comun/article/view/3837 Wed, 19 May 2021 00:00:00 +0000 A CONTEXTUALIZAÇÃO DOS IMPACTOS AMBIENTAIS OCORRIDOS NA CIDADE DE BARCARENA/PA POR PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL https://periodicos.uepa.br/index.php/comun/article/view/3664 <p>Este artigo buscou apresentar se professores de diferentes áreas de conhecimento, que atuam no ensino fundamental maior, contextualizam em suas aulas os impactos ambientais ocorridos na região de Barcarena/PA, bem como, discutir concepções, práticas e as principais dificuldades que são enfrentadas pelos docentes para trabalhar tais questões no espaço escolar. Este estudo qualitativo caracterizou-se por uma pesquisa exploratória e utilizou como instrumento de coleta de dados um questionário, que foi aplicado a quinze professores de duas escolas do município de Barcarena/PA. O método utilizado para analisar os dados foi a Análise de Conteúdo. Como resultado evidenciou-se que, 53% dos docentes afirmam realizar a contextualização sobre os impactos ambientais, no entanto, essa prática ainda é rudimentar, necessitando ser mais bem estruturada. Apesar de quase a metade dos professores afirmarem não contextualizar esse assunto, mais de 90% tem conhecimento sobre os impactos que ocorrem na região. A maioria dos professores concorda sobre a importância de contextualizar os impactos ambientais ocorridos na cidade para prover a aprendizagem efetiva dos assuntos explanados. Conclui-se neste estudo que, a efetiva contextualização sobre os impactos ambientais não acontece nas aulas e que os professores carecem de formação e planejamento para que essa abordagem seja aplicada de forma efetiva e contribua para a educação significativa na região.</p> Layanne Ribeiro do Espirito Santo, Maiza Pimentel Magno, Priscyla Cristinny Santiago da Luz Copyright (c) 2021 LAYANNE RIBEIRO DO ESPIRITO SANTO, MAIZA PIMENTEL MAGNO, Priscyla Cristinny Santiago da Luz https://periodicos.uepa.br/index.php/comun/article/view/3664 Wed, 19 May 2021 00:00:00 +0000 A CONSTRUÇÃO DO ETHOS NA AUTOAPRESENTAÇÃO https://periodicos.uepa.br/index.php/comun/article/view/310 <p class="MsoNormal" style="margin-top: 0cm; margin-right: -.05pt; margin-bottom: .0001pt; margin-left: 0cm; text-align: justify; line-height: 150%; mso-outline-level: 5;"><strong><span style="font-size: 12.0pt; line-height: 150%; font-family: &quot;Arial&quot;,&quot;sans-serif&quot;; mso-fareast-font-family: &quot;Times New Roman&quot;; mso-fareast-language: PT-BR;">RESUMO</span></strong></p> <p class="MsoNormal" style="margin-top: 0cm; margin-right: -.05pt; margin-bottom: .0001pt; margin-left: 0cm; text-align: justify; line-height: 150%; mso-outline-level: 5;"><strong><span style="font-size: 12.0pt; line-height: 150%; font-family: &quot;Arial&quot;,&quot;sans-serif&quot;; mso-fareast-font-family: &quot;Times New Roman&quot;; mso-fareast-language: PT-BR;">&nbsp;</span></strong></p> <p class="MsoNormal" style="margin-top: 0cm; margin-right: -.05pt; margin-bottom: .0001pt; margin-left: 0cm; text-align: justify; line-height: 150%; mso-outline-level: 5;"><span style="font-size: 12.0pt; line-height: 150%; font-family: &quot;Arial&quot;,&quot;sans-serif&quot;; mso-fareast-font-family: &quot;Times New Roman&quot;; mso-fareast-language: PT-BR; mso-bidi-font-weight: bold;">A autoapresenta&ccedil;&atilde;o &eacute; um g&ecirc;nero textual discursivo e, quer no texto escrito quer no texto<span style="color: red;"> </span>oral, &eacute; o reflexo do indiv&iacute;duo produzido por ele mesmo. Pouco reconhecido, existe desde os prim&oacute;rdios. Quando o homem come&ccedil;ou a desenvolver a habilidade de se expressar pelo texto liter&aacute;rio a autoapresenta&ccedil;&atilde;o j&aacute; existia na oralidade. &Eacute; a forma imaginativa pela qual o sujeito se descreve utilizando verossimilhan&ccedil;a. &Eacute; encontrada na prosa e nos versos bem como no dia a dia do conv&iacute;vio social, com o fim de convencer o receptor de uma ideia ou verdade. Dessa forma, este artigo possibilita, por meio de uma an&aacute;lise da autoapresenta&ccedil;&atilde;o do senhor Jan&uacute;bio Luiz Pereira &agrave; luz dos te&oacute;ricos, p&ocirc;r em evid&ecirc;ncia este g&ecirc;nero liter&aacute;rio que &eacute; muito usado e pouco estudado.<strong></strong></span></p> <p class="MsoNormal" style="margin-top: 0cm; margin-right: -.05pt; margin-bottom: .0001pt; margin-left: 0cm; text-align: justify; line-height: 150%; mso-outline-level: 5;"><span style="font-size: 12.0pt; line-height: 150%; font-family: &quot;Arial&quot;,&quot;sans-serif&quot;; mso-fareast-font-family: &quot;Times New Roman&quot;; mso-fareast-language: PT-BR; mso-bidi-font-weight: bold;">Palavras-chave<strong>:</strong> Autoapresenta&ccedil;&atilde;o. Discurso. Sem&acirc;ntica. Enunciador. Interlocutor. </span></p> <p class="MsoNormal" style="margin-top: 0cm; margin-right: -.05pt; margin-bottom: .0001pt; margin-left: 0cm; text-align: justify; line-height: 150%; mso-outline-level: 5;"><span style="font-size: 12.0pt; line-height: 150%; font-family: &quot;Arial&quot;,&quot;sans-serif&quot;; mso-fareast-font-family: &quot;Times New Roman&quot;; mso-fareast-language: PT-BR; mso-bidi-font-weight: bold;">&nbsp;</span></p> <p class="MsoNormal" style="margin-top: 0cm; margin-right: -.05pt; margin-bottom: .0001pt; margin-left: 0cm; text-align: justify; line-height: 150%; mso-outline-level: 5;"><span style="font-size: 12.0pt; line-height: 150%; font-family: &quot;Arial&quot;,&quot;sans-serif&quot;; mso-fareast-font-family: &quot;Times New Roman&quot;; mso-fareast-language: PT-BR; mso-bidi-font-weight: bold;">&nbsp;</span></p> <p class="MsoNormal" style="margin-top: 0cm; margin-right: -.05pt; margin-bottom: .0001pt; margin-left: 0cm; text-align: justify; line-height: 150%; mso-outline-level: 5;"><strong><span style="font-size: 12.0pt; line-height: 150%; font-family: &quot;Arial&quot;,&quot;sans-serif&quot;; mso-fareast-font-family: &quot;Times New Roman&quot;; mso-ansi-language: EN-US; mso-fareast-language: PT-BR;" lang="EN-US">ABSTRACT </span></strong></p> <p class="MsoNormal" style="margin-top: 0cm; margin-right: -.05pt; margin-bottom: .0001pt; margin-left: 0cm; text-align: justify; line-height: 150%; mso-outline-level: 5;"><span style="font-size: 12.0pt; line-height: 150%; font-family: &quot;Arial&quot;,&quot;sans-serif&quot;; mso-fareast-font-family: &quot;Times New Roman&quot;; mso-ansi-language: EN-US; mso-fareast-language: PT-BR; mso-bidi-font-weight: bold;" lang="EN-US">&nbsp;</span></p> <p class="MsoNormal" style="margin-top: 0cm; margin-right: -.05pt; margin-bottom: .0001pt; margin-left: 0cm; text-align: justify; line-height: 150%; mso-outline-level: 5;"><span style="font-size: 12.0pt; line-height: 150%; font-family: &quot;Arial&quot;,&quot;sans-serif&quot;; mso-fareast-font-family: &quot;Times New Roman&quot;; mso-ansi-language: EN-US; mso-fareast-language: PT-BR; mso-bidi-font-weight: bold;" lang="EN-US">The self-presentation is a discursive and textual genre, either in written or in oral text text, is the reflection produced by the individual himself. Little recognized, there since the beginning. When man began to develop the ability to express themselves by the literary text already existed in oral self-presentation. It is the imaginative way in which the subject is described using likelihood. It is found in prose and verse and the day to day social life, in order to convince the receiver of an idea or fact. Thus, this article provides, through an analysis of the self-presentation of Mr. Luiz Pereira janubio the light of theoretical, highlight this literary genre that is much used and little studied. </span></p> <p class="MsoNormal" style="margin-top: 0cm; margin-right: -.05pt; margin-bottom: .0001pt; margin-left: 0cm; text-align: justify; line-height: 150%; mso-outline-level: 5;"><span style="font-size: 12.0pt; line-height: 150%; font-family: &quot;Arial&quot;,&quot;sans-serif&quot;; mso-fareast-font-family: &quot;Times New Roman&quot;; mso-ansi-language: EN-US; mso-fareast-language: PT-BR; mso-bidi-font-weight: bold;" lang="EN-US">Keywords: Self Presentation. Speech. Semantics. </span><span style="font-size: 12.0pt; line-height: 150%; font-family: &quot;Arial&quot;,&quot;sans-serif&quot;; mso-fareast-font-family: &quot;Times New Roman&quot;; mso-fareast-language: PT-BR; mso-bidi-font-weight: bold;">Enunciator. Interlocutor.</span></p> <p class="MsoNormal" style="margin-top: 0cm; margin-right: -.05pt; margin-bottom: .0001pt; margin-left: 0cm; text-align: justify; line-height: 150%; mso-outline-level: 5;"><span style="font-size: 12.0pt; line-height: 150%; font-family: &quot;Arial&quot;,&quot;sans-serif&quot;; mso-fareast-font-family: &quot;Times New Roman&quot;; mso-fareast-language: PT-BR; mso-bidi-font-weight: bold;">&nbsp;</span></p> João Elízio Copyright (c) 2021 João Elízio https://periodicos.uepa.br/index.php/comun/article/view/310 Wed, 19 May 2021 00:00:00 +0000 A CIBERCULTURA E ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA https://periodicos.uepa.br/index.php/comun/article/view/4363 <p>O artigo se propõe a abordar a relação do ensino de língua portuguesa com a cibercultura, considerando a inserção dos recursos tecnológicos no processo de ensino e aprendizagem. Como a simples utilização de um instrumental tecnológico não é o indicativo de uma prática pedagógica exitosa é necessário que os usuários vejam as tecnologias como suporte do processo educativo em termos de dinamização e estímulo da melhoria da aprendizagem e visualizem a possibilidade de uso das linguagens presentes no ciberespaço, na modalidade presencial de ensino, como via para a construção de estratégias aplicáveis em prol de uma aprendizagem significativa.&nbsp; A escritura resulta do diálogo mantido com os estudiosos que se debruçam sobre a temática, tais como Teixeira, Lévy, Castells, Pretto e Xavier os quais, embora com focos diferenciados, entrelaçam o potencial dos recursos tecnológicos com o processo educativo, demonstrando, de forma implícita ou explícita, suas preocupações com a integração desses recursos na práxis pedagógica em um espaço resistente às mudanças, por ser ainda influenciado pelos modelos de ensino tradicionais.</p> Elisa Pinheiro Copyright (c) 2021 Elisa Pinheiro https://periodicos.uepa.br/index.php/comun/article/view/4363 Thu, 27 May 2021 00:00:00 +0000