FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA POR MEIO DE OFICINA PEDAGÓGICA
DOI:
10.69675/RCU.2763-7646.3680Palavras-chave:
Ensino de Ciências, . Prática Docente, Material Didático e Baixo CustoResumo
Com enfoque na formação pedagógica de professores, este estudo visa discutir a utilização de recursos didáticos lúdicos para facilitar o ensino e aprendizagem de conteúdos de Ciências da Natureza. Trata-se de uma investigação dirigida com abordagem qualitativa, por meio de oficina pedagógica sobre a confecção de brinquedos científicos, realizada com 31 docentes que trabalham com alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Por meio da observação direta, notou-se interesse individual e coletivo dos participantes, além de entusiasmo e curiosidade, agregando conhecimento sobre conceitos das Ciências Naturais. Os professores destacaram que as atividades desenvolvidas contribuirão para melhorarem suas práticas pedagógicas, uma vez que proporcionam a construção de sentido e significado para os conteúdos curriculares abordados. Ressalta-se que os materiais utilizados para a construção dos brinquedos foram de fácil acesso, de baixo custo e reutilizáveis, possibilitando sua replicação em escolas com poucos recursos financeiros.
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